Penedo, é um distrito do municipio de Itatiaia, localizado no estado do Rio de Janeiro, é a 1ª colonia finlandesa fundada no Brasil em 1929, pelo entao imigrante finlandes Toivo Uuskallio. No inicio do seculo XX, a Penedo de hoje era a’ Fazenda Penedo’ com 3.500 hectares e propriedade do Mosteiro São Benedito.

Em 1929 a Fazenda Penedo foi vendida entao ao imigrante finlandes e deu-se inicio a colonização da região com a chegada de mais imigrantes oriundos da Finlandia. A cidade atual é muito bonita, com rica natureza e lindas cachoeiras embrenhadas em suas estradinhas paradisiacas. A arquitetura local relembra a Finlandia, em suas ruas principais que não são muitas, é possivel encontrar fabulosos hoteis e restaurantes tipicos.

A cidade é muito procurada na época de inverno por seu clima frio, e no verão por seu clima ameno. A região conta também com inúmeras lojas de artesanato locais literalmente encantadoras, vale a visita. Local ideal para quem quer férias, sossego, boa comida e bom clima.

Apesar de pequenina, Penedo cotna com uma boa infra estrutura hoteleira, com cerca de 50 hotéis, bares e restaurantes diferenciados e pra todos os gostos. Para se divertir a noite, aos fins de semana o Clube Finlândia apresenta shows com danças típicas, e também abriga o Museu Finlândes Dona Eva onde peças típicas, artesanatos e afins estão expostos para visitação. Um show de cultura e história saborosíssimo.