Pátio do Colégio - Foto de Mayra Chiachia - Wikipédia

O berço que abrigou a fundação da cidade de São Paulo é o Pátio do Colégio, lá foi celebrada em  25 de Janeiro de 1554 a primeira missa em solo paulista, pelo famoso Padre Jesuita José de Anchieta um dos fundadores de São Paulo. Padre Manuel da Nobrega acompanhado por Padre Ancheita foram incumbidos por Portugal a catequizar os indios do planalto.O local então, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú (Tamanduateí, em tupi, quer dizer rio do tamanduá verdadeiro. Anhangabaú em tupi significa vale da morte ou água do mau espírito, devido a má qualidade da água local), foi o escolhido para iniciar catequização dos indígenas. Porém a cerimônia oficial da fundação da cidade ocorreu somente no dia 25 de janeiro de 1555.

Em 1640 devido a brigas entre colonos e religiosos, os padres jesuítas foram expulsoso do Pátio do Colégio, para onde só voltariam 13 anos mais tarde. Entre 1765 e 1908 o Pátio do Colégio serviu de  sede do governo paulista. Atualmente o Pátio do Colégio é administrado pela Companhia de Jesus (ordem religiosa jesuita fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola).

Pátio do Colégio – Foto de Mayra Chiachia – Wikipédia

Seu complexo abriga diversas atividades culturais e religiosas. O local abriga também um museu, a Igreja, uma pinacoteca, objetos indígenas, antigos pertences de José de Anchieta, uma biblioteca temática e projetos sociais. O museu é composto por sete salas onde estão expostas belissimas coleções de arte sacra.Também é possível assistir uma missa rezada pelos padres jesuitas e participar dos cursos e oficinas de artesanato e pintura, bem como assistir apresentações de  música clássica que decorrem em todo o terceiro domingo de cada mês.

O Pátio do Colégio é um local realmente mágico, e lá sente-se toda atmosfera da época da fundação da cidade. Um lugar emblemático, misterioso, e apaixonante.

Atividades Religiosas:

* Casamentos: A igreja do Pátio do Colégio também realiza celebrações matrimoniais.
* Missas: São celebradas missas diárias na Igreja, ao meio dia. Aos domingos, a missa é celebrada às 10:00 horas.
* Bênção das Rosas: A Bênção das Rosas foi introduzida pelos jesuítas no Brasil na solenidade que criou a Congregação de Nossa Senhora do Rosário na Vila de Piratininga em 1583. As rosas foram trazidas para o Brasil pelo Padre Anchieta 1560 e 1570.

Atividades culturais:

* Vem pro Pateo no Domingo: Todo terceiro domingo do mês às 11 horas são oferecidas atividades culturais gratuitas.
* Concertos: a casa mantém uma programação de concertos  com orquestras  e corais.

Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro – São Paulo (Metrô Sé)
Tel.: (11) 3105-6898

Site Oficial: Pátio do Colégio de São Paulo