Praça Marques de Pombal - Foto de Dogpochi (Wikipédia)

Um dos destaques de Portugal é Vila Real de Santo Antonio no Algarve; uma cidade pequena e banhada pelo Oceano Atlântico. A cidade ainda conserva o ar de medieval e a sua população vive do turismo, da pesca e da agricultura. O carro chefe do turismo em Vila Real de Santo Antonio é a Fortaleza de Cacela. Embora poucas pessoas saibam, Vila Real de Santo Antonio também foi atingida pelo grande terremoto de 1755 que acabou com parte das cidades portuguesas. E assim como tantas outras, foi reconstruída pelo Marquês de Pombal.

A cidade é litorânea então se prepare para deparar-se com boas praias. Falando em praias, na reconstrução de Vila Real de Santo Antonio, Marquês de Pombal planejou o local para ser um porto de pesca modelo. É possível ver essa influência do Marquês por onde quer que você ande.

A praça principal de Vila Real de Santo Antonio foi batizada com o nome do Marquês de Pombal em homenagem a sua grandiosa obra de reconstrução do local,  e é o melhor lugar para você ver toda a influência da época na cidade de Vila Real de Santo Antonio. Então não perca a oportunidade de passar algumas horas sentado nesta praça.

Vila Real de Santo Antonio tem outra vantagem que atrai muito os turistas, a localidade faz fronteira com a Espanha e somente um rio separa Vila Real de Santo Antonio de Andaluzia na Espanha; então você  pode visitar as belezas de dois países de uma só vez.

Praça Marques de Pombal - Foto de Dogpochi (Wikipédia)

Outro ponto a ser visto em Vila Real de Santo Antonio é a Cacela Velha, uma pequena e charmosa aldeia de pescadores com casinhas que ficam empoleiradas no penhasco que margeia o mar. É um local tranqüilo e que você pode ver a vida local de Vila Real de Santo Antonio em toda sua esplendorosa calmaria.

Já se você procura algo mais animado em Vila Real de Santo Antonio, deve ir até Monte Gordo, uma famosa estância popular de férias que atrai multidões de visitantes, sobretudo na páscoa e no verão, já que os bares, restaurantes e o pequeno cassino fazem a alegria dos turistas que escolhem a região como destino turístico.

E para terminar, as praias de Vila Real de santo Antonio são variadas e imensas. Não há um destaque em especial, todas são belas então pegue um bom dia de sol e calor e visite todas para conhecer tudo o que Vila Real de Santo Antonio lhe oferece.

Site sobre Vila Real de Santo António:

Câmara de Vila Real de Santo Antonio

Pontos Turísticos em Vila Real de Santo António:

Zona Histórica

– Praça Marquês de Pombal;
– Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação (Praça Marquês de Pombal;
– Farol.

Zona Ribeirinha

– Doca de Pesca;
– Doca de Recreio;
– Rio Guadiana;
– Arquivo Histórico Municipal
– Edifício da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António
– Edifício da Alfândega – Cais de Embarque;
– Segundo Pontão.

Zona Turística

– Vila Nova de Cacela
– Centro de Artes e Ofícios da Manta Rota;
– Praia da Manta Rota;
– Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Aldeia de Cacela Velha;
– Fortaleza de Cacela Velha;
– Centro de Informação e Informação do Património do Núcleo Museológico de Cacela Velha (antiga Escola Primária de Santa Rita);
– Aldeia de Santa Rita – Ermida de Santa Rita;
– Ria de Cacela Velha.

As praias de Vila Real de Santo Antonio:

* Praia de Santo António
Caracterizada por águas calmas, geralmente sossegada e com pouca afluência de turistas. a praia também dispõe de um belissimo caminho ecológico, com especial acesso destinado a bicicletas e pedestres. Também é possível fazer um passeio de comboio turístico gratuito que dura cerca de 30 a 45 minutos.

* Praia de Monte Gordo

Com grande extensão de areia, também é considerada uma praia com águas calmas, onde é possível desfrutar de bons momentos ao sol. A praia também proporciona aos turistas muitas opções de snack-bares e restaurante de qualidade.

* Praia da Manta Rota
É considerada uma das praias mais extensas da Europa, oferece recantos calmos e sossegados pela sua imensidão e por ser menos explorada pelo fluxo turístico. Prepare-se para encontrar lindas dunas e uma imensidão de pinheiros.