Muito se tem falado nos parques de campismos espalhados por Portugal, e parece que entre os jovens o ‘campismo’ já  virou moda. Com a proximidade das férias de verão a busca pelos parques de campismo se intensificou. Mas muita gente ainda não sabe exatamente o que vem a ser um parque de campismo.  O campismo é um importante setor do turismo com o lazer como sua principal finalidade.Um parque de campismo é um local onde as pessoas acampam em forma de turismo e num curto espaço de tempo. Geralmente são espaço delimitados e que oferecem condições mínimas aos seus utilizadores; quase sempre praticam preços bem inferiores comparados aos hotéis.

Mas saiba que se você procura conforto este não é o tipo de programação turística que você deve escolher. O campismo é indicado para pessoas que gostam da natureza, mas que acima de tudo não se importam de passar por algumas privações em prol deste tipo de viagem. Há parques de campismos fabulosos com alto nível de conforto, como também há parques de campismos onde as condições de utilização são básicas, por isso esteja atento na hora da escolha. Procure saber se o parque tem algum site para que você possa colher todas as informações úteis sobre o local.

Não estou a dizer mal, estou apenas a alertar pessoas que nunca passaram por esta experiência e que por ventura queiram experimentar. Eu, pessoalmente não aprecio este tipo de viagem, por isso não me atrevo a experimentar! 😉

Em Portugal existem mais de duzentos parques de campismos, e segundo a legislação todos devem possuir instalações sanitárias separadas por sexo, lava-louças, pias para despejo de águas resíduais,  tanques para lavagem de roupa e respectiva zona de secagem, bem como locais apropriados para a triagem de lixo.  Todos os parques de campismo possuem também uma recepção que deverá controlar toda a entrada e saída de pessoas do parque.

Alguns parques de campismos são exclusivos para quem tem ‘Trailer’, ‘Motorhome’ ou ‘Caravanas’, porém alguns permitem que se acampem em ‘barracas'(ou tendas). Antes de viajar tente se informar sobre isto; afinal nem todo mundo tem uma ‘caravana’ e por vezes as pessoas viajam com seus próprios automóveis e levam uma grande barraca (ou tenda) que pode acomodar toda a família perfeitamente. Se você preferir poderá alugar uma auto-caravana, atualmente em Portugal já existem empresas especializadas nisto.

Há quem prefira o acampameto selvagem, em lugares de difícil acesso e sem infra-estrutura. Sinceramente eu desaconselho isso, em especial se for por exemplo no Brasil, ou em local onde as pessoas não conhecem. É aconselhável antes da viagem colher toda a informação necessária sobre o local para o qual você irá, e checa-las antecipadamente. Assim você se sentirá mais confiante e saberá como agir em situações de emergência.

Lembre-se também que se for viajar com as crianças para além dos cuidados habituais, os cuidados devem ser redobrados em locais que tenham rios, lagos, lagoas, cachoeiras, praia artificial, mar ou algo do gênero.

Veja abaixo alguns sites que podem fornecer informações sobre todos os parques de campismo existentes em Portugal:

Orbitur

Roteiro Campista

Equipamentos básicos para Acampamento:

Veja também: – Conselhos para Parques de Campismo

– Estojo de Primeiros Socorros;
– Remédios para febre, enjoos, e dor de cabeça;
– Sleeping bag (saco de dormir);
– Calçados adequados ao terreno;
– Mochila;
– Água Mineral;
– Mantimentos;
– Roupas variadas (para chuva, frio, calor, etc);
– Lanternas;
– Pilhas e baterias de reserva;
– Fogareiro Portátil;
– Carregador de baterias;
– Mapas;
– Bússolas;
– GPS;
– Barraca (ou tenda);
– Isolante térmico;
– Toalhas de banho;
– Cobertores;
– Velas;
– Fósforo e Isqueiro;

Imagens: Ilustrativa