Palácio de Queluz

Outro ponto histórico de Portugal é o Palácio de Queluz, construído em 1747 a mando de Dom Pedro III. Na verdade o Palácio de Queluz era um antigo palácio rural que pertencia ao Marquês de Castelo Rodrigo que foi reformado para servir de moradia para a família real.

Para você ter uma ideia do que vai encontrar quando for à Queluz (Sintra)  e visitar o Palácio de Queluz, saiba que ele foi várias vezes comparado com o Palácio de Versailles. Toda a imponência e beleza dos tempos áureos da monarquia portuguesa  estão no Palácio de Queluz; uma visita quase obrigatória para o turista que vai até Portugal.

Palácio de Queluz
Palácio de Queluz

O Palácio de Queluz tem suntuosos e ricos salões e jardins que são charmosos e encantam qualquer visitante; não deixe de perceber que os jardins do Palácio de Queluz são povoados por fontes barrocas e estátuas de todos os tipos. Ainda há de se contemplar o Pavilhão Robillion e a Sala de Música.

Pavilhão Robillon
Pavilhão Robillon

Nos dias atuais o suntuoso Palácio de Queluz é usado como residência do Governo e de Chefes de Estado que visitam o país. Mas apesar de ser usado pelo governo de Portugal, o Palácio de Queluz está aberto a todos os turistas que queiram visitar e conhecer a beleza do estilo barroco e da rica decoração.

Além de encher os olhos com a beleza, o turista também pode satisfazer o paladar com os deliciosos pratos que são servidos no restaurante Cozinha Velha, localizado em uma das salas do Palácio de Queluz. E não deixe de reparar na bela coleção de obras e pinturas reais; tudo feito sob encomenda especialmente para o rei.

Interior do Palácio de Queluz
Interior do Palácio de Queluz

Outra ala dentro do Palácio de Queluz que pode ser visitado é o Pavilhão de Dona Maria, em homenagem a mulher de Dom Pedro III. Essa ala foi construída entre 1785 e 1792. Hoje essa belíssima ala é um quarto de hóspedes que atende exclusivamente aos chefes de estados que visitam Portugal. Lembrando que o Palácio de Queluz também é sede de diversas reuniões com importantes governistas e chefes de estado.

Os brasileiros irão se lembrar de uma personalidade histórica muito famosa Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, pois foi aqui no Palácio de Queluz alguns anos após retornar do Brasil que morreu Carlota Joaquina, mais precisamente 07 de Janeiro de 1830.

Um ponto turístico imperdível aliás como quase tudo que há em Portugal e que tanto nos encanta.

Fotos: Wikipédia