Ultimamente tenho visto muitos lançamentos de livros de viagens, e confesso que por vários motivos adoro este gênero de leitura. Gosto de livros de viagens primeiro porque por si só o próprio ato de ler nos faz viajar mentalmente e desligarmos mesmo que momentâneamente do presente, e segundo porque grandes idéias para futuras viagens podem surgir após a leitura destes livros. Sem esquecer que também acabamos muitas vezes por descobrir através dos livros, um lugar que com certeza iriamos detestar conhecer. Através da experiências dos autores, é possível descobrir coisas boas e coisas menos boas sobre diversos lugares e isso ajuda muito na hora de escolher nosso próximo destino de férias.

Hoje fiz uma breve seleção de alguns livros que acho interessante e que acredito trazerem boas informações para quem adora viajar ou para quem simplesmente quer conhecer algo mais sobre algum local inusitado, veja abaixo a descrição de cada um deles.

* Livro – 101 Viagens Românticas (Ediouro)

Elaborado a partir de dicas de filmes e de viagens paradisíacas, com dados das duas melhores publicações de turismo do país – o Guia Quatro Rodas e a revista Viagem e Turismo, os 16 capítulos deste livro dão idéias para sonhar, arrumar as malas e viver, ao lado da pessoa amada, dias inesquecíveis de namoro.

* Livro – GNT – Mundo Afora (Ed. Globo)

Em sua temporada como apresentadora do programa “Oi Mundo Afora”, exibido pelo canal GNT (Globosat) em 2006, Mel Lisboa teve a oportunidade de conciliar três paixões – fotografia, o interesse por novas culturas e viagens. Este livro mostra a jornada da atriz mundo afora. De Los Angeles a Tortola, no arquipélago das Ilhas Virgens Britânicas. De Paris a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Do Deserto de Atacama, no Chile, ao Canal do Panamá.  A atriz garimpou preciosas dicas para o viajante que se interessa pelos passeios tradicionais e por aqueles que não estão nos roteiros convencionais de viagem. E foi além – nos intervalos das gravações, registrou suas impressões num inspirado “diário de bordo”. O livro reúne fotos clicadas pela própria autora.

* Livro – Inesquecível – Histórias de viagem contadas por quem sabe (Ediouro) – Caio Fernando de Abreu

Viajar a passeio é sempre legal. Em boa companhia, tanto melhor. Pois nesse livro estão as melhores companhias com que se poderia sonhar: grandes escritores descrevendo suas andanças pelo mundo. Luiz Fernando Verissimo em Paris, Paulo Francis na Holanda, Flávia Varella em Santiago de Compostela (tendo paulo Coelho como guia) e muito mais. São crônicas e reportagens publicadas nas revistas Realidade, Quatro Rodas, Veja, Vip, Playboy e Viagem e Turismo, de 1967 até hoje. Nesse período de quase quatro décadas, o mundo mudou drasticamente. Os textos, produzidos no calor dos acontecimentos, têm hoje grande valor histórico.

* Caminhos da Fé – Santiago de Compostela Via Portugal (Ed. Panda Books)

Trilhar o Caminho de Santiago de Compostela é um ato de fé para todo peregrino. Mas nem todo viajante dispõe de 30 dias para fazer a caminhada pela conhecida rota francesa. A jornalista Marilu Torres, pioneira em matérias de turismo na TV brasileira, mostra que existe uma rota alternativa, quase um atalho, para o túmulo do apóstolo através das terras de Portugal. Além de ser uma rota reconhecidamente histórica, o Caminho de Santiago via Portugal nos dá a sensação de caminhar “em casa”, falando a mesma língua, provando os sabores da terra, conhecendo os costumes de nossos antepassados. Há também a vantagem de se fazer a peregrinação em menos tempo. Partindo do Porto são 260 quilômetros possíveis de se percorrer em 10 dias. No DVD que acompanha este livro você verá a viagem da autora, os depoimentos de especialistas e peregrinos, e as várias rotas portuguesas que compõem os misteriosos Caminhos da Fé. “São caminhos de reflexão, religiosidade e beleza”, diz Marilu.

* Livro – Mari na Inglaterra – Como Estudar na Ilha… E se Divertir Fora Dela (Ed. Thesaurus)

É importante conseguir uma bolsa para estudar no exterior? Como escolher onde morar? Que fazer quando colegas de habitação criam problemas? E um estágio, como conseguir? Estudantes brasileiros podem trabalhar lá fora? Onde comprar mais barato? E quais as dicas para viajar sem gastar muito? A essas e a outras perguntas, a jornalista Mariana Caminha responde em Mari na Inglaterra, um texto prazeroso e bem-humorado sobre o dia-a-dia de quem viveu dois anos em uma terra estrangeira. Sobre os dezoito países que conheceu, a autora parodia a legenda dos argonautas: “Se, para eles, ‘navegar é preciso, viver não é preciso’, para mim, estudar é preciso… mas viajar também”.

* Guia Da Cidade Maravilhosa (Ed. Ciência Moderna) – Ivo Korytowski

Neste guia você encontrará todos os ‘cartões postais’ do Rio: Corcovado, Pão de Açúcar, Praia de Copacabana, Jardim Botânico. Mas encontrará muito mais do que isso. Você verá que o Rio não é só praia, samba e futebol: temos arquitetura, temos história, temos alguns ótimos museus, temos centros culturais, temos parques, temos florestas, temos trilhas, temos a Lagoa, temos balés e óperas, temos vida noturna, temos vida diurna, temos igrejas barrocas & rococós & neoclássicas & modernas, temos fortalezas, temos restaurantes centenários e confeitarias idem, temos um pedacinho do Nordeste, temos bondinhos, temos passeios de barco pela baía, temos a Academia Brasileira de Letras… tudo isso a gente vê por aqui.