Terceira Mar Hotel - Portugal

Para quem adora Carnaval e está em busca de algo diferente, que tal conhecer os melhores carnavais da Europa? Saiba que em muitas partes do mundo a festa é comemorada, porém  a originalidade das celebrações, as tradições, as datas e as opções de festejo são diferentes em cada país. Lembrando desta época que se aproxima o site  Hotéis.com nos oferece muitas sugestões para viajar e conhecer outras culturas.

Terceira Mar Hotel – Açores

* Portugal

– O Carnaval de Torres Vedras é o mais antigo (com referências desde 1574), fiel às tradições e rejeitando estrangeirismos, encontrando-se já profundamente enraizado na identidade da cidade.

– Nos Açores, mais exactamente na Ilha Terceira, encontra-se uma das formas mais peculiares de festejo do Carnaval, com danças e bailinhos que compõem a maior manifestação de teatro popular em Portugal, baseada no estilo dos Autos Vicentinos.

– Na Madeira têm o seu apogeu no Grande Cortejo Alegórico, mantendo intactas as raízes populares, com a participação de vários grupos e milhares de figurantes nas ruas do Funchal.

– Em Sesimbra as ruas são preenchidas com elementos lúdicos, cores, música e movimento, potenciados pelos desfiles das Escolas de Samba.

Onde se hospedar: Hotel Golf Mar (Torres Vedras) / Terceira Mar Hotel (Açores),  Madeira Regency Cliff (Madeira),  / Hotel do Mar (Sesimbra)

* Itália

O carnaval mais famoso é o da cidade de Veneza e é é uma das festas mais antigas do mundo. Em 2011, entre 26 de Fevereiro e 8 de Março as ruas estarão repletas de bandas, máscaras tradicionais, teatro de rua, etc. A cerimónia de abertura começa com o “Voo do Anjo”, uma tradição antiga que consiste numa mulher jovem (normalmente conhecida do público) que surge do Campanário da Torre da Praça de São Marco. Muitos eventos, tais como festas e bailes de máscaras (Baile Casanova, baile da água, e Noite Dourada) têm lugar nos palácios antigos, e alguns são exclusivos para convidados!

Onde se hospedar:  Hilton Molino (Veneza)

Hilton Molino – Veneza

* Dinamarca

Na Dinamarca é festejado o “Fastelavn”, que ultimamente se transformou num festival para crianças. O Fastelavn não tem lugar apenas num único dia do ano, mas sim sete semanas antes da Páscoa. As crianças mascaram-se e vão tentando alternadamente bater com um pau num barril até ele se partir, actividade chamada ”fazer o gato sair do barril”. Em tempos antigos, era colocado um gato no barril, mas actualmente enche-se o barril com doces, nozes, frutas, etc. Quem conseguir tirar o fundo ao barril torna-se a ”Rainha do Gato”, e quem bater na última peça pendurada (a corda que segura o barril) torna-se o ”Rei do Gato”.

Onde se hospedar: Clarion Collection Hotel Twentyseven (Copenhaga)

* França

O Carnaval de Nice, é o principal evento de Inverno da Riviera francesa. Os festejos de Carnaval remontam a 1294, mas a fase ”moderna” das celebrações começou em 1872. Na Idade Média, os habitantes de Nice, antes de fazerem jejum de carne durante 40 dias (de acordo com a tradição católica do Entrudo) desfrutavam de uma cozinha rica e recheada. O tema deste ano prende-se com a natureza, e será refletido em diferentes desfiles a decorrer de dia e de noite (de flores, de luzes e de Carnaval) com 1.000 músicos e bailarinos de todo o mundo num só lugar, conhecido internacionalmente como ”La Promenade des Anglais”.

Onde se hospedar: Hotel Ellington (Nice)

* Rússia

A “cidade Maslenitsa”, perto da Praça Vermelha, estará aberta de 28 de Fevereiro a 6 de Março, oferecendo todo o tipo de animação e delícias. O dia mais importante da celebração é o último Domingo antes da Quaresma, no qual todas as pessoas pedem aos seus conhecidos e amigos perdão por todos os insultos e problemas. No fim das festividades, é queimado o espantalho do Entrudo, que simboliza o final do Inverno.

Onde se hospedar: Hotel Savoy Moscovo (Moscovo)

* Alemanha

Existem três grandes centros de festejo do Carnaval na Alemanha: em Colónia (o mais importante e famoso), Düsseldorf e Mainz. O arranque do Carnaval alemão é a 11 de Novembro, às 11h11, que é quando o Carnaval começa, com festas e animação. As festividades de Carnaval começam na Quinta-feira de cinzas (3 de Março) com o “Carnaval das Mulheres”, em que uma mulher pode beijar qualquer homem desde que antes lhe corte a gravata; depois na “Segunda-feira cor-de-rosa” (7 de Março) há enormes desfiles de rua com mascarados, bailarinos, e carros decorados; na Terça-feira de carnaval (8 de Março) há bailes de máscaras, e a “Quarta-feira de cinzas” marca o final do Carnaval e o início do período de jejum, até à Páscoa.

Onde se hospedar: Hotel Hilton (Colónia)

Fonte: CEC-Online