Óbidos é uma bélissima vila medieval portuguesa, localizada no distrito de Leiria. Seu nome Óbidos ao contrário do que pensam nada tem a ver com a palavra ‘Óbitos’; Obidosderiva do latim ‘Oppidum’ que significa ‘cidadela’ ou ‘cidade fortificada’. Na suas proximidades foram encontrados vestigios arqueologicos da povoação romana de ‘Eburobrittium’. Segundo Plínio-o-Velho, escritor romano do século I, Eburobrittium era uma cidade romana que existia entre Leiria (Collipo) e Lisboa (Olisipo).

Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, sendo sempre considerado um lugar aprazivel e de bons ares. Atualmente turistas de toda Europa se encantam ao percorrer os pequenos becos e ruelas medievais de Óbidos.

obidos-portugal-11

Para além de excelentes restaurantes e tabernas tipicas, é possivel encontrar dentro do Castelo de Óbidos uma das pousadas mais belas de Portugal. Lojas de artesanato não faltam, espalhadas pelas lindas ruelas típicas, onde se pode encontrar desde cerâmicas típicas da região, como azulejos pintados a mão, e portais feitos em gesso lindamente decorados por artesãs locais.

obidos-portugal

Impossível ir a Óbidos e não voltar carregada de lindos souvenirs, quando visitar Óbidos tire um dia todo somente para andar pelas ruelas. Se você aprecia fotografias, lá com certeza irá maravilhar-se com as cenas que encontrará pela frente. Becos, ruelas, tabernas, recantos, escadarias, pelourinhos, igrejas seculares e vastos jardins encantam os nossos olhos.

obidos-portugal-6A Vila de Óbidos é muito bem cuidada, ruas limpas, monumentos conservados, e possui inúmeras pousadas pitorescas e aconchegantes. Local ideal para uns dias de paz e descanso. Se for a Portugal não deixe de visitar Óbidos, fica a cerca de 70/80 km de Lisboa, fácil chegar de auto-carro ou de comboio. 🙂

Fotos: Arquivo Pessoal