Óbidos é uma bélissima vila medieval portuguesa, localizada no distrito de Leiria. Seu nome Óbidos ao contrário do que pensam nada tem a ver com a palavra ‘Óbitos’; Obidosderiva do latim ‘Oppidum’ que significa ‘cidadela’ ou ‘cidade fortificada’. Na suas proximidades foram encontrados vestigios arqueologicos da povoação romana de ‘Eburobrittium’. Segundo Plínio-o-Velho, escritor romano do século I, Eburobrittium era uma cidade romana que existia entre Leiria (Collipo) e Lisboa (Olisipo).

Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, sendo sempre considerado um lugar aprazivel e de bons ares. Atualmente turistas de toda Europa se encantam ao percorrer os pequenos becos e ruelas medievais de Óbidos.

obidos-portugal-11

Para além de excelentes restaurantes e tabernas tipicas, é possivel encontrar dentro do Castelo de Óbidos uma das pousadas mais belas de Portugal. Lojas de artesanato não faltam, espalhadas pelas lindas ruelas típicas, onde se pode encontrar desde cerâmicas típicas da região, como azulejos pintados a mão, e portais feitos em gesso lindamente decorados por artesãs locais.

obidos-portugal

Impossível ir a Óbidos e não voltar carregada de lindos souvenirs, quando visitar Óbidos tire um dia todo somente para andar pelas ruelas. Se você aprecia fotografias, lá com certeza irá maravilhar-se com as cenas que encontrará pela frente. Becos, ruelas, tabernas, recantos, escadarias, pelourinhos, igrejas seculares e vastos jardins encantam os nossos olhos.

obidos-portugal-6A Vila de Óbidos é muito bem cuidada, ruas limpas, monumentos conservados, e possui inúmeras pousadas pitorescas e aconchegantes. Local ideal para uns dias de paz e descanso. Se for a Portugal não deixe de visitar Óbidos, fica a cerca de 70/80 km de Lisboa, fácil chegar de auto-carro ou de comboio. 🙂

Fotos: Arquivo Pessoal

23 COMENTÁRIOS

  1. FUI ´`A ESPANHA , PORTUGAL E SUÍÇA… NÃO VÍ VIOLÊNCIA… NEM ASSALTO….SÓ CONVIVÍ E VÍ COISAS BELÍSSIMAS!!!!!

  2. Moro em Porto Alegre no Rio Grandedo Sul. Estive em Portugal agora no mês de maio. Alugamos uma van em que o motorista foi também o nosso guia. Entre as localidades visitadas, Fátima, Sintra, Palácio da Pena, Cascais, Cabo da Roca, Estoril, Nazaré, Batalha,Lisboa, estava Óbidos. Não fui assaltado, nem quem estava conosto o foi. Lugar muito lindo, de rara beleza. Pena que o tempo de permanência foi pouco e com certeza voltarei para melhor conhecer o que só conhecia em livros.

  3. Voltando a falar sobre a cidade, simplesmente maravilhosa……um destes lugares onde o melhor a fazer e beber um vinho e comer nas tabernas disponíveis e, andar por estas ruas preciosas onde tempo nao passou…
    Tomar ginga e se despedir ao fim da visita com um bom chocolate!!!

  4. Sr. Cordeiro. Não posso compactuar com suas palavaras. Hoje, em qualquer lugar que se vá, existem pessoas ótimas e pessoas que não têm educação. O conceito que fez não é prerrogativa dos brasileiros.Sou filha de português. Meu pai veio para o Brasil ainda muito moço e aqui se fez. Tanto adorava o Brasil que se naturalizou. Sobre as questões entre portugueses e brasileiros, lembro-me que certa ocasião, viajando para Portugal, afim de visitar a família, encontrou-se, no navio, com um compatriota que maldizia o Brasil. No entrevero, meu pai lhe disse que no Brasil encontrou todas as possibilidades de evoluir, casou-se, criou os filhos.E que se o companheiro de viagem não estava satisfeito, bom seria que deixasse o país de vez. Sou brasileira, já visitei Portugal e fui muito bem tratada, como bem tratei todos com quem convivi. O problema social de que se queixou está em todos os países. Faço votos que que seu país se reerga da situação em que se encontra.

  5. O Brasil continua aberto a pessoas educadas e civilizadas. Samos hoje a 8 econômia no mundo e continuamos com muitos problemas aqui no passado deixado, mais aos pocos aprendemos e evoluimos…por favor brasileiros não atirem nenhuma agresividade aos Portugueses, apenas os recebam com amizade, afinal estamos num crescimento economico e social que nos coloca acima depessoas tão desagradáveis, devo ir a Portugal e espero que vários outros amigos Portugueses tb aqui o venham, beijos a todos, e se Porugal e seu povo precisar, estamos aqui para ajuda-los(claro que com juros e correção, pois deixamos de ser idiotas rsrsrsrsrs)

  6. Sr. Manoel
    Nós brasileiros tratamos Portugal como pátria-mãe, até hoje recebemos de braços abertos imigrantes portugueses que aqui fazem sua vida, já que em Portugal não tiveram essa oportunidade. Apesar de termos sido uma colonia de exploração por 400 anos, sustentando Portugal com a riqueza da cana de açucar, diamantes, ouro, pau brasil e tantas outras preciosidades “levadas dessa terra generosa”. Sinto pela sua indelicadeza, temos sim, pobreza, ladrões, e vários problemas sociais que se fundamentam em nossas raízes históricas e nem por isso, deixamos de admirar seu povo e seu país. Desculpo sim, a sua indelicadeza e sei que muitos portugueses, amam o Brasil. Ah! Ainda tenho vontade de conhecer Óbidos, e espero que o Sr. não retorne ao Brasil, já que infelizmente tem esse pensamento tão preconceituoso.
    Quero pedir desculpas aos bons portugueses que amam o Brasil, e que não se envergonhem de modos tão deselegantes como o desse senhor.

    • Parabéns Fátima pelas suas palavras, expressa o que todo brasileiro gostaria de dizer ao Sr. Manoel e à mtos outros que pensam como ele.

  7. Ora bem pelo que vejo os portugueses decidiram extravasar suas revoltas aqui!
    Ao Sr. Geraldo e ao ilustre Sr. Manuel, quem são vocês para falar do Brasil?
    Sendo que foram vocês próprios que ‘colonizaram’ o Brasil com o que pior que havia nas terras de Camões, traduzindo: Prostitutas, Ladrões, Assassinos e etc.

    Não satisfeito com isso, aproveitaram para roubar o o ouro, diamantes, e madeira do Brasil para oferecer as princesas européias em troca de casamentos visando meramente apoio político e se sobressair diante da realeza européia que sempre foi realmente NOBRE comparada a vocês; e que tristemente VOCÊS ainda hoje mesmo roubando tudo que roubaram SÃO o que são: Nada.

    Também não esquecemos os indios que vocês dizimaram por serem contra o trabalho escravo imposto por vocês, e que infelizmente ‘descontaram’ nos africanos e entupiram o Brasil através do tráfico de escravos. Quem traficou gente foram os brasileiros? Quem escravizou seres humanos foram os brasileiros?

    Não bastando a Princesa Isabel assina a Libertação dos Escravos e os abandona tristemente pelas ruas do Brasil a morrer de fome, sede e doenças graves. Ora olhem bem para o próprio umbigo antes de atirar pedra ao vizinho.

  8. Manuel Cordeiro quem estuda um pouco de história sabe que se tivéssemos sido colonizados pelos Ingleses ou Franceses, lá pelos idos de 1500, hoje o Brasil seria igual ou até melhor do que o Canadá e EUA, por exemplo. Entendeu ou preciso explicar melhor ??? Porque será que Portugal foi o último país a entrar para a Comunidade Européia ???
    Estive em várias cidades de Portugal, inclusive em Óbidos, em março último e gosto muito e me identifico muito com seu país, não generalize porque vocês também foram invadidos pelos romenos, croatas, poloneses, russos, angolanos etc e sei que a coisa não está fácil para vocês, portanto coloque a cabeça no lugar e pense melhor, já que aqui é a segunda pátria dos portugueses.
    Imagine se o Brasil conseguisse reenvidicar todos os valores naturais, principalmente o ouro tirado daqui e que repousa em suas catedrais e monumentos ? qual dos dois países ficaria mal ?
    Abraços e esfrie a cabeça.

  9. linda cidade. pessoas educadas, tão diferente dos brasilieros, isto sim é qualidade de vida

    • Ola Geraldo, obg pelo seu comentario.
      Realmente ha mesmo qualidade de vida em Portugal, qto a sua citaçao referente aos brasileiros vc deve ter tido muito azar em ser mal tratado no Brasil p/ achar que o povo brasileiro é diferente do povo portugues. O povo brasileiro é humilde e tem fama em todo o mundo de ser hospitaleiro. Eu ja fui muito mal tratada em Portugal em muitos estabelecimentos comerciais e nem por isso generalizo. Gente grossa, mal educada e estupida tem no mundo inteiro.

  10. PARA MIM QUE SOU BRASILEIRA QUE A QUAL NÃO FAÇO PARTE DESTA GRAÇAS A DEUS A PORCARIA A QUAL O SENHOR MANUEL CORDEIRO FALOU ACIMA .
    É UM VERDADEIRO SONHO ESTAR AI ,
    CONHECI E ESPERO VOLTAR . PARA DELICIAR-ME DO ANOITECER COM A VISTA DO CASTELO QUE É DESLUMBRANTE . NÃO POSSO RESPONDER POR TODOS MAIS SE EXISTE ESTA MENORIA QUE OS RETORNEM P QUE SEJAM PRESOS E QUE NÃO ESTRAGUEM A NOSSA REPUTAÇÃO DE BRASILEIROS QUE SOMOS ..O QUE NÃO PODE É FALAR DO BRASIL COMO UM TODO EM SUAS OBSERVAÇÕES UM TANTO QUANTO MAL DO NOSSO BRASIL .

  11. 26/08/2009 e uma pena que uma cidade tão bonita não tenha segurança. hoje meu filho e sua esposa foram roubados , ficando ´so com a roupa do corpo. Quando foram a delegacia ja havia acontecido o mesmo com outro turista no mesmo local minutos antes. a policia deve ja saber quem costuma fazer isso , pois disse que entre dez assaltos seis saõ recuperados. Avisarei a todos que forem a portugal para que fiquem atentos.

    • Para si Claudia que disse ser roubada,a culpa não é sua,mas sim dos nossos governantes que abriram as portas a toda a porcaria do Brasil e dos paises de leste
      que outra coisa não fazem senão roubar.
      Não é só em Obidos que isso acontece,é em todo o país,este é o preço que pagamos de aceitar os seus conterraneos que no seu país já faziam a mesma coisa.
      Eu ja fui ao Brasil varias várias vezes e aqueles que andam por lá a roubar e a matar são os mesmos que vieram para cá .
      O Rio de Janeiro é uma linda cidade mas é um inferno,no roubo e em tudo o que é violencia,mas obrigado por nos ter avisado

      • Caro Manuel Cordeiro, gostaria de esclarecê-lo a respeito das violências daí e de cá. Lembre-se que nós brasileiros somos fruto da Flor do Lácio, assim podemos dizer. Sabido isto, compatrício, não queira eximir-se da responsabilidade de atos violentos praticados por patrícios teus, não queira vincular a violência que graça em vossa terra com a chegada de levas e imigrantes oriundos das ex-colônias lusas. Quando culpas às autoridades por esta onda furiosa, você acerta no alvo. Entretanto, não quando afirma que assim o são porque aceitaram as massas migratórias, mas sim porque são incompetentes na gestão da coisa pública.
        Desejo muito que Portugal reencontre o caminho do equilíbrio financeiro e supere a má fase por que atravessa.
        Ronaldo

        • Obg Sr. Ronaldo parabéns pela brilhante explanação acerca deste tema, concordo plenamente com o senhor. Volte sempre para nos prestigiar! 🙂

      • Muito interessante, sr. Manuel. Sou brasileira, filha de pai português, e acho incrível o despudor com que trata os brasileiros como sendo bandidos e ladrões. Isso é uma tremenda falta de respeito! Quero deixar registrada minha indignação com seu preconceito, uma vez que estamos aqui acostumados com portugueses desde sempre, mas o caminho contrário vos aborrece, não é mesmo?!?

      • Caro sr. Manuel Cordeiro : Seu comentário para com o povo brasileiro foi por demais infeliz. Temos sim os nossos problemas, assim como todos os paises os tem ! Mas generalizar já é demais. Estive em Portugal no final do ano de 2009 e achei o povo daí muito ordeiro e educado. Agora vejo que não são todos assim. Que pena ! Estou embarcando para Lisboa no próximo dia 26/10. Iria até Óbidos para conhecer o local. Desisti, depois desse comentário ignorante o que senhor postou…. Vou para outras localidades onde, acredito, serei melhor tratado, afinal sou brasileiro e jamais poderia concordar com a sua arrogância. É por isso que a economia portuguesa vai de mal a pior !!!

    • Claudia, boa noite!!!
      Com certeza a falta de segurança ainda continua e nada o fazem, também estive eu e meu namorado em Óbidos e fomos furtados nos deixando na mesma situação, somente com a roupa do corpo, fazendo interrompermos a viagem na metade. Por curiosidade, conseguiram recuperar suas coisas??? Pois se isso é comum desde essa época, como eles não fazem nada….

      • Olá Ana, eu nunca tinha ouvido falar sobre isso em Óbidos, aliás acho q os turistas deveriam ser alertados.
        O problema, acredito eu, seja pq Óbidos é repleto de ruelas, e se o turista se aventura a embrenhar-se nelas
        provavelmente seja aí a oportunidade q os ladrões encontram. Convém não se aventurar muito e ficar mesmo pela rua principal que é sempre lotada de gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here