Hoje decidi escrever um post a refletir sobre férias. Sim isso mesmo, o que são férias para você? Qual a sua idéia de  férias? Um resort, cercado de mordomias, piscinas, spas? Talvez não! Talvez seja um sáfari pela África. Talvez seja uma viagem romântica a dois, ou quem sabe férias na neve. É importante ter isso bem definido antes de optar por qualquer destino turístico.

Por exemplo quem escolhe uma viagem para o Marrocos pode contar encontrar pela frente uma cultura única e localidades para lá de exóticas e quem sabe bastante diferente de  uma capital como Londres ou Paris, por isso esteja preparado psicológicamente para tudo! 😉

Antes de tudo, claro temos de começar pelo fator principal, ou seja do seu bolso, ou de quanto você tem disponível para gastar. O importante é que você planeie suas férias com no mínimo 6 meses de antecedência para garantir que tudo vai sair corretamente e que não terá nenhuma surpresa as vésperas da viagem.

programe-suas-ferias

Outro item importantíssimo verifique a validade do seu passaporte,  o mesmo não deverá ter data de validade próxima a data da viagem, me parece que exigem um prazo minimo de 6 meses.

1- Decidido o quanto você pretende gastar comece por fazer uma lista com as melhores agências de viagens na sua cidade. Procure cada uma delas e exponha-lhes qual o seu roteiro de sonhos. Solicite preços e vantagens que cada uma oferece.

2- Não se esqueça de se informar acerca da parte aérea, terrestre, hospedagem, alimentação, preços de visitas a museus, monumentos, traslados, tempo de estadia em cada cidade, categoria do hotel, enfim tudo. Faça uma lista de perguntas antes de procurar a agência.

3- Verifique com a agência a melhor forma de pagamento, algumas agências fazem promoções e permitem o parcelamento da passagem aérea.

4- Solicite a agência o itinerário das visitas durante a estadia em cada cidade ou país.

5- Peça para ver fotos dos hotéis em que ficará hospedado. Cheque as comodidades que o hotel oferece.

6- Verifique com sua agência a possibilidade de fazer o check-in de forma facilitada, algumas agências se encarregamde retirar as malas na casa do cliente e se responsabilizam pelo check-in no aeroporto, poupando stress desnecessário à quem pretende ter uma viagem tranquila. Se for cobrado uma taxa extra por isso vale a pena pagar.

7- Se você tem alguma intolerância alimentar, ou alguma restrição médica não esqueça de avisar a agência para que o menu do vôo possa ser alterado.

8- Lembre-se de levar consigo fotocópias de seus documentos e guarda-las num lugar seguro, em caso de perda isso facilitará a sua vida.

9- Certifique-se com a agência qual o peso permitido de cada bagagem, e o que pode ser levado na mala de mão. Tire todas as suas dúvidas quanto a levar consigo seu notebook, telemóvel, remédios, pagamentos de taxas extras, valor máximo permitido em espécie (dinheiro), alfandega, e valor máximo que pode ser gasto no Duty Free; e em lojas dentro do aeroporto.

10- Lembre-se de chegar ao aeroporto em tempo hábil para evitar transtornos desnecessários, prepare-se com antecedência, e não deixe tudo para última hora.

Quem quiser partilhar conosco suas experiências pode faze-lo nos comentários. É sempre bom trocar idéia, porque o que aconteceu com um de nós pode servir de alerta para outras pessoas! 🙂 Boa viagem!!!!!