Gaita de Foles

Não se assuste se você chegar a Glasgow e pensar que a sua viagem foi perdida. O local não chama a atenção logo de cara, mas não se engane, já que Glasgow é a maior cidade da Escócia e  tem ótimos lugares para você visitar, então não perca a chance de conhecer essa cidade escocesa que fica as margens do Rio Clyde.

Glasgow ainda disputa com Edimburgo o posto de capital cultural e artística da Escócia, e  Glasgow tem vantagem nessa briga, já que em 1990 foi eleita a Capital Europeia da Cultura e em 1999 a Cidade de Arquitetura e Design. É por isso mesmo que as obras de arquitetura são a paisagem mais marcante de Glasgow e você pode vê-las a todo o momento nos museus, teatros, cinemas e afins.

E como Glasgow é a capital da cultura, nada melhor do que começar o passeio justamente com cultura. O primeiro local a ser visitado é o Glasgow School of Art, a escola de arquitetura mais famosa do local, construída entre 1899 e 1909, é um dos prédios mais famosos do arquiteto Charles Rennie Mackintosh.

Outro ponto a ser visto é a galeria mais visitada de toda a Escócia, a Kelvingrove Art Gallery and Museum, reaberta recentemente em 2006. Ela exibe obras de importantes artistas franceses, holandeses e outras nacionalidades, além disso, o museu conta uma história interativa sobre Glasgow e a Escócia.

Glasgow também tem um espaço reservado a música. No Royal Concert Hall acontece todos os anos, em janeiro o Celtic Connections, considerado o maior e melhor festival de Glasgow. As festividades incluem danças típicas do folclore local e apresentações variadas dos artistas.

Gaita de Foles
Gaita de Foles

Em setembro, Glasgow abre as portas de alguns prédios que normalmente não são abertos para a visitação a fim de que o turista tenham a rara oportunidade de ver os edifícios históricos de perto. Esse momento se chama Doors Open Days e é inesquecível. Anime-se pois em Glasgow você terá oportunidade de conhcer o que há de melhor da música típica local, o famoso e fabuloso som da gaita de foles pode ser ouvido em diversos locais. Alias Glasgow é recheada de romantismo, lendas celtas, saias kilts, castelos, bom whisky, e ainda o charme do golfe espalha-se por todos os lados.

Já a Glasgow Cathedral pode ser conhecida como Catedral de St. Kentigern ou St. Mungo’s e é o único edifício da Escócia que ainda conserva totalmente o seu estilo medieval; então se prepare para ver uma bela construção do século XIII totalmente conservada e intacta.

Berço Celta Glasgow tem uma atmosfera cativante e misteriosa, o que acaba por fascinar todo turista. Glasgow também é considerada a cidade com maior diversão nocturna na Escócia, portanto prepare-se para encontrar um grande número de pubs. Prepare também o bolso já que Glasgow é um importante centro de compras, onde você poderá encontrar tudo do bom e do melhor.