A Dama e o Unicórnio - Obra exposta no Museu de Cluny - Wikipédia

Quem me conhece sabe da minha profunda paixão pela era medieval e é por isso que o post de hoje é sobre o Museu Nacional da Idade Média ou também conhecido como Museu de Cluny, situado em Paris (França). O  Museu Nacional da Idade Média foi fundado em 1843 a partir de coleções privadas doadas ao Estado, e está situado em um edifício do século XIII;  a arquitetura é mais do que encantadora, dado que faz o visitante perder-se na imaginação acerca de quantas coisas importantes aconteceram alí.

O Museu está entre 2 complexos edificados na idade média que são as termas gallo-romanas(séculos I e III)e do Hotel de Cluny (final do século XV), o que por si só já atrai muitos turistas que apreciam antiguidade. O Hotel Cluny é um dos mais procurados da região, e os preços são bem acessíveis!

A Dama e o Unicórnio – Obra exposta no Museu de Cluny – Wikipédia

O acervo do Museu de Cluny é riquissimo e está dividido em departamentos que compreendem os temas: Antigüidade e início da Idade Média, Mundo Românico, Tapeçarias, Tecidos e Bordado; Escultura Gótica, Pinturas, Miniaturas e Vitrais; e finalizando Marfim e Ourivesaria! A parte o Museu de Cluny conta com os Empréstimos, compondo uma variedade de obras em exposição temporária emprestadas  de grandes museus da França, Europa e América.

Vitral de São Bernardo – Exposto no Museu de Cluny – Wikipédia

Museu Nacional da Idade Média
National Museum of the Middle Ages – The Baths and Hôtel de Cluny
6, place Paul Painlevé
75005 Paris

Museu de Cluny – Foto de Atlant – Wikipédia