Sala de Jantar de Victor Hugo - Foto de Md.altaf.rahman © - Wikipédia

Victor-Marie Hugo (1802-1885), foi um grande escritor francês, autor de grandes obras como Les Misérables e Notre-Dame de Paris. Com uma rica história de vida, uma infância marcada por grandes acontecimentos e uma vida adulta rodeada sempre por pessoas influentes e de muitas amantes, Victor Hugo, escreveu mais de 30 livros e tornou-se um dos grandes nomes do romantismo francês.

Sala de Jantar de Victor Hugo – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

Victor Hugo tinha uma grande admiração por Portugal e isso não posso deixar de citar neste artigo. O autor demonstra em uma de muitas manifestações públicas o apreço por Portugal nesta frase proferida acerca da abolição da pena de morte em Portugal, em 1876:

“Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (…) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos.”

Quarto onde Victor Hugo faleceu – Foto de Md.altaf.rahman © – Wikipédia

Com uma vida pessoal, política e afetiva digna de um homem incomparável e absolutamente único, Victor Hugo, tem um pouco de sua vida exposta na Museu Maison de Victor Hugo em Paris, mais exatamente na Place des Vosges, a mais antiga de Paris, situada em Rive Droite; onde Victor Hugo viveu grande parte de sua vida.

O local expõe todo o mobiliário utilizado na época por Victor Hugo, as primeiras edições alguns de seus livros, mais de 400 desenhos executados pelo escritor, obras de artes, e ainda as penas utilizadas por Victor Hugo para escrever – Les Misérables. O primeiro andar é destinado a exposição dos objetos e no segundo andar está a casa do escritor.

Estando em Paris, eis um passeio imperdível para quem aprecia história, arte, literatura e grandes biografias como a de Victor Hugo.

Maison Victor Hugo
6, place des Vosges, 75004 – Paris – France

Abaixo um vídeo disponível no site da Prefeitura de Paris (em Francês) sobre a Maison Victor Hugo:


Portraits d’écrivains à la maison Victor Hugo por mairiedeparis