Moliceiros de Aveiro - Foto de Nunes Tavares © - Wikipédia

Murtosa fica localizada no distrito de Aveiro e é terra de moliceiros (nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região lagunar do Rio Vouga. Esta embarcação era originalmente utilizada para a apanha do Moliço (moliço é o nome dado às plantas aquáticas que são colhidas para serem usadas na agricultura). Em Murtosa as actividades na Ria  continuam a ter a mesma relevância do passado.

Moliceiros de Aveiro – Foto de Nunes Tavares © – Wikipédia

Em 1981 no  edifício histórico ‘Casa dos Escuteiros’ foi inaugurado o Museu Etnográfico da Murtosa, que apresenta  aos visitantes artefactos que são elementos comuns ao dia-a-dia da região do Baixo Vouga. O espaço tem como objectivo «dar a conhecer aquelas que foram e são as principais actividades económicas do concelho: a agricultura e a pesca».

O Museu Etnográfico da Murtosa representa papel importante no turismo local, já que através das peças expostas é possível conhecer e aprender mais sobre os usos e costumes da Terra Marinhoa.

Com certeza este é mais um fabuloso ponto  turístico em Portugal, que não pode deixar de ser visitado por quem passar pela região. Portugal é um país de história e sabe muito bem preservar tudo isso, por isso vamos valorizar e prestigiar locais como o Museu Etnográfico da Murtosa  que lindamente nos dão a conhecer um pouco do passado de um bravo povo trabalhador.

No vídeo abaixo um pouco de Murtosa, um bonito vídeo que se encontra disponível no Youtube:

Fonte: Café Portugal