Museu dos Óculos - Foto de Dornicke - Wikipédia

Já ouviu falar do Museu dos Óculos? Quando eu pensava que já havia conhecido muitos museus curiosos e diferentes, eis que surge mais um. O Museu dos Óculos Gioconda Giannini, é o único museu de óculos da América e oferece aos visitantes uma maravilhosa viagem por mais de 7 séculos de história. Criado há mais de uma década, o museu particular está localizado na cidade de São Paulo, mais exatamente no famoso bairro do Bixiga.

Museu dos Óculos - Foto de Dornicke - Wikipédia

Fundado em 1996, o museu teve origem com a coleção particular de Miguel Giannini, que a partir da inauguração do museu, aumentou-a  com a aquisição de muitas outras peças em leilões e antiquários; algumas peças também foram doações. O museu ocupa o piso superior de um casarão datado de 1918, no Bixiga, onde divide o espaço com uma das lojas de Giannini. O nome Gioconda Giannini é homenagem à mãe de Miguel.

Miguel Giannini e Rita Lee - Foto Site Oficial do Museu dos Óculos © - Direitos Reservados

Ao todo são mais de 700 óculos, dos quais 300 são apresentados em exposições de longa duração. As surpresas são muitas e vão desde peças chinesas do século XVII,  modelos da Alemanha do século XIII e peças curiosas; o visitante também poderá ver peças utilizadas por celebridades como Rita Lee, Elis Regina, Jô Soares e outros. O Museu dos Óculos apresenta ainda objetos e máquinas antigas utilizadas por oftalmologistas, demonstrando assim a evolução desse ramo da medicina!

Site Oficial: – Museu dos Óculos Gioconda Giannini

Rua dos Ingleses, 108 – Bela Vista – São Paulo – SP
Cep: 01329 – 000
Tel: (11) 3149-4000
De 2ª à 6ª das 9 às 19hs. Sábados das 9 às 13hs