O Museu do Prado, localizado em Madrid, Espanha, encontra-se em 9º lugar na lista dos museus de arte mais visitados do  mundo, e é considerado um dos museus mais importantes do mundo. Um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha, o Museu do Prado foi mandado construir por pelo Rei Carlos III, tendo sua inauguração a 19 de Novembro de 1819. Em sua inauguração, concluida por D. Fernando I e D. Maria Isabel de Bragança, o museu continha cerca de 311 obras de artes, proveninentes de coleções reais e da nobreza.

Em 1872 o acervo do Museu da Trindade, foi doado ao Museu do Prado as obras religiosas que compunham o acervo (do Museu da Trindade) eram expropriações dos bens eclesiásticos como forma de pagamento das dívidas do clero para com o reino espanhol.

Foto de Javier Carro © - Wikipédia
Fachada do Museu do Prado – Foto de Javier Carro © – Wikipédia

Desde a fusão de ambos os museus o acervo do Museu do Prado, agigantou-se através de doações de nobres, heranças e novas aquisições. O Museu do Prado abriga grandes coleções de pintura francesa, italiana, alemã e espanhola; o que faz dele um dos mais belos museus do mundo.

Condesa de Vilches - Obra de Federico de Madrazo y Kuntz (1815–1894) Esta é uma reprodução fidedigna de uma obra de arte original bidimensional.Este material está em domínio público nos Estados Unidos e demais países que protejam os direitos autorais por cem anos (ou menos) após a morte do autor.
Condessa de Vilches – Obra de Federico de Madrazo y Kuntz (1815–1894)
Esta é uma reprodução fidedigna de uma obra de arte original bidimensional.Este material está em domínio público nos Estados Unidos e demais países que protejam os direitos autorais por cem anos (ou menos) após a morte do autor.

Um ponto turístico a não perder, a organização das obras é feita pelo critério cronológico. Destacamos dentre as coleções do Museu do Prado, os 500 desenhos de Francisco Goya, sendo a coleção mais importante do mundo. Para quem aprecia arte, é um local que deve ser visitado com tempo, pois há muito para se ver.

Dentre os pinturas que se encontram no Museu do Prado, poderão ser vistas obras de :

– Velasquez
– El Greco
– Fra Angelico
– Esteban Murilo
– Albrecht Dürer
– Claude Lorain
– Rembrandt
– Tintoretto
– Ticiano
E outros…..

As obras mais relevantes no Museu do Prado:

– Missa de São Gregório, de Adriaan Isenbrant
– A Morte de Viriato, de José de Madrazo y Agudo
– A Condessa de Vilches, de Federico de Madrazo y Kuntz
– Retrato de Ramón de Errazu, de Raimundo de Madrazo y Garreta
– Retrato de Aline Manson, de Raimundo de Madrazo y Garreta
– O Lavatório, de Tintoretto
– A Anunciação, de Fra Angelico
– O descanso da marcha, de José Benlliure Gil
– Santíssima Trindade, de Pieter Coecke van Aelst
– A Descida da Cruz, de Rogier van der Weyden
– A Mesa dos pecados Capitais, de Hieronymus Bosch
– O Jardim das Delícias, de Hieronymus Bosch
– O Triunfo da Morte, Pieter Brueghel o velho
– A Rainha Maria de Inglaterra, de António Moro
– Auto-retrato, de Albrecht Dürer
E outros…

Para visitação, caso você não vá com guia turistico é aconselhável visitar o site e informar-se quanto aos dias e horários do Museu.

Museo Nacional del Prado
Calle Ruiz de Alarcón 23
Madrid 28014
Tel. +34 91 330 2800.

Visite o site Oficial: Museo Del Prado