Museu do Fado - Foto de nemracc - Wikipédia

Como sabemos o Fado foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial, então nada mais oportuno do que falarmos do Museu do Fado, situado, no bairro de Alfama em Lisboa. O museu convida o visitante a conhecer a história do Fado, desde o século XIX até os dias de hoje. No Museu do Fado é possível conhecer  toda a evolução deste ritmo musical famoso mundialmente, desde o historial e evolução técnica da guitarra portuguesa, os ambientes das  casas de fado, e o percurso biográfico e artístico de dezenas de fadistas.

Museu do Fado – Foto de nemracc – Wikipédia

O museu aberto ao público em 1998, tem como objetivo homenagear, estudar, difundir, e preservar esta arte popular portuguesa oriunda nos bairros históricos de Lisboa, com uma trajetória de quase 200 anos. O acervo do Museu do Fado é único no mundo, e realiza frequentemente atividades diversas que abrangem exposições temporárias, seminários, workshops, apresentações discográficas e editoriais e outras.

Para além do vasto acervo cultural ligado ao Fado, o turista conta ainda com espaços e serviços que tornam o local ainda mais aprazível como o restaurante do museu, a loja, o auditório, as salas de ensaio onde o museu disponibiliza locais para ensaio de intérpretes e instrumentistas de fado, mediante marcação prévia.

Há também a Escola do Museu que integra programas pedagógicos como Cursos de Guitarra Portuguesa, Seminário de Letristas de Fado, Seminário de Poética de Fado e Gabinete de Ensaios para Intérpretes de Fado.

Enfim, o Museu do Fado não se destina só aos turistas, mas aos portugueses em geral que estejam dispostos conhecer e aprender mais sobre este bélissimo ritmo musical. O Museu do Fado encontra-se aberto ao público de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00 (últimas admissões às 17h30).

Museu do Fado
Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1
1100-139 Lisboa
Tel +351 218 823 470
Fax +351 218 823 478