Museu do Caramulo

Gostou deste Post?

O Museu do Caramulo, foi criado na década de 1950, por 2 irmãos, Abel e João de Lacerda. O Museu do Caramulo está localizado na vila portuguesa do Caramulo, concelho de Tondela, distrito de Viseu. Tudo começou quando, Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, decidiu construir um edifício com os mais modernos conceitos de museologia, para abrigar e expor sua vasta coleção de obras de artes compostas por mobiliário, pintura, esculturas, etc.

Coleção de Automóveis, Motociclos e Velocípedes (Foto: João Lavadinho) © – Wikipédia

Seu irmão João de Lacerda decide então construir um edifício anexo com o objetivo de expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação.

Em 1957, Abel de Lacerda falece prematuramente, e foi então criada Fundação Abel de Lacerda – hoje Fundação Abel e João de Lacerda – proprietária dos dois museus de Arte e Automóveis, abertos ao público todo o ano; com o objetivo de preservar tudo que os irmãos contruíram ao longo do tempo.

Em 2004, o Museu do Caramulo, abriu ao público uma bélissma exposição de brinquedos antigos e miniaturas de coleção, que abrange comboios, barcos, automóveis e transportes terrestres, militares e guerra, jogos e brinquedos de origem portuguesa. Um verdadeiro apraíso não só para crianças que podem conhecer brinquedos inusitados, mas também para os adultos que poderão se identificar com muitas das peças expostas.

Coleção de Miniaturas e Brinquedos Antigos – Foto Museu do Caramulo ©

No que tange a coleção de arte, são peças de pintura, escultura, mobiliário, ourivesaria, marfim, vidros, esmaltes, têxteis e cerâmica; cada uma mais deslumbrante que a outra, e que com certeza irão encantar turistas de Portugal e do estrageiro.

O núcleo de escultura é composto por peças de artistas portugueses como Salvador Barata Feyo, Canto da Maya, Leopoldo de Almeida ou António Duarte, bem como os estrangeiros, José Cañas e José Clará.

Para além de tudo isso que citamos acima, o Museu do Caramulo também realiza Feira de Miniaturas e Brinquedos Antigos – Troca, Compra & Venda, famoso evento entre colecionadores portugueses e estrangeiros, que tem como objetivo juntar vendedores e compradores de toda a Europa. Quer mais motivos para visitar o museu? Caramulo tem um clima divinal e proporciona aos visitantes momentos de relaxamento total.

Museu do Caramulo
Rua Jean Lurçat 42
3475-031 Caramulo
Portugal
Tel: +351 232 861 270
Fax: +351 232 861 308

O Museu do Caramulo está aberto todo o ano, excepto na véspera de Natal e dia de Natal de manhã, dia 1 de Janeiro de manhã, Domingo de Páscoa de manhã e Segunda-feira de Páscoa.

Horário de Verão
Das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00.

Horário de Inverno
Das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 17.00.



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO®