Um dos maiores e mais belos edificios da Europa, está situado em Madrid (Espanha) na zona de Atocha, próximo à famosa estação de comboio, o edificio abriga atualmente o Museu de Arte Moderna ‘Rainha Sofia’. No século XVIII o edificio era um austero e antigo hospital setecentista, hoje aloja o tradicionalissimo ‘Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia’ o qual foi inaugurado oficialmente a 10 de Setembro de 1992 e, o seu nome é uma homenagem à rainha Sofia de Espanha.

O toque de modernidade na arquitectura do edificio fica por conta dos dois elevadores de vidro externos que sobem e descem recheados de turistas. A vista que se tem dos elevadores é  simplesmente fabulosa.

Atualmente, o museu tem em seu acervo bélissimas coleções de arte do século XX, sendo considerado um dos melhores e mais importantes museus de arte moderna de toda a Europa. Destacam-se das colecções, as obras dos geniais Jacques Lipchitz, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e Eduardo Chillida. Para além destes, o museu conta com obras de Juan Gris, Eusebio Sampere Juan, Julio González, Pablo Palazuelo, Antoni Tàpies, Lucio Muñoz, Jorge Oteiza, José Luis Gutiérrez Solana, Pablo Gargallo, entre outros.

museu-rainha-sofia-espanha
Obra inserida na coleção Feminismo exposta no Museu Nacional de Arte Rainha Sofia em Espanha.

As obras de maior destaque no museu são, sem dúvida, Guernica e Mãe com menino morto, dois dos mais conhecidos quadros do espanhol Pablo Picasso, os quais segundo o testamento do pintor, só podiam retornar à Espanha quando a democracia fosse lá restabelecida.

Em 1981, 6 anos após a morte do ditador Franco, a obra ‘Guernica’ foi finalmente exibida em Espanha. Para quem gosta de arte e modernidade este é um ponto turistico a não perder.

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Calle Santa Isabel, 52
28012 Madrid
Tel. (+34) 91 774 1000

Para maiores informações sugiro uma visita ao site oficial do museu:

Museu Rainha Sofia