Se você gosta de filmes, música e arte, o Museu da Imagem e do Som é local ideal para você conhecer quando estiver em São Paulo. Localizado no Jardim Europa, um dos bairros mais ricos da capital paulistana, o MIS como é conhecido o Museu da Imagem e do Som de São Paulo conserva um acervo de de 350 mil registros, composto por filmes (curtas, longas, vídeos e documentários), discos de vinil e registros sonoros, gravações (depoimentos, entrevistas, debates, palestras e apresentações musicais), fotografias e um setor de artes gráficas.

Parte da coleção é disponibilizada ao público na midiateca do museu, por meio de cópias de difusão, publicações para consulta e salas de pesquisa. O acervo de vídeo conta também com mais de 5.000 títulos, produzidos a partir de 1970. São documentários, obras de ficção, videoclipes, animações, exemplares de videoarte, programas de televisão, peças publicitárias, gravações de festivais e musicais.

A coleção de cinema é composta por 13.000 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, em Super 8, 16 e 35 mm, dos mais variados gêneros e épocas. O departamento de artes gráficas é o mais recente do acervo do museu. Reúne catálogos, folhetos, embalagens, adesivos, selos, calendários, capas de livros, revistas, cartazes e materiais impressos em geral, agregando trabalhos de mais de 120 designers.

O MIS de São Paulo nasceu em 1970 e tem como objetivo coletar, registrar e preservar o som e a imagem da vida brasileira, nos seus aspectos humanos, sociais e culturais. Nas décadas de 70 e 80 teve grande participação cultural na sociedade paulistana convertendo-se em um centro de referência para a pesquisa audiovisual brasileira. O local é extremamente agradável e periódicamente realiza e promove oficians, seminários, mostras e sessões regulares de cinema, vídeo e fotografia. O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), é um museu público estadual, subordinado à Secretaria da Cultura.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS
Avenida Europa, 158 –  Jardim Europa – São Paulo – SP –  Brasil  – CEP 01449-000.
Telefone: 55 11 2117 4777.

Horários de funcionamento geral – terça a sexta, das 12h00 às 22h00; sábado, domingos e feriados, das 11h00 às 21h00. Cada setor do museu, porém, tem seu horário próprio de funcionamento e condições específicas de ingresso.