Mosteiro de Alcobaça - O Amor de Pedro e Inês

O belo Mosteiro de Alcobaça é um dos mais belos pontos turísticos de Portugal, situado no Concelho de Alcobaça (Distrito de Leiria) é tido como um dos mais importantes testemunhos cistercienses de toda a Europa. O local foi erguido por monges de Cister entre os anos de 1178 e 1254. A abadia foi construída para se parecer com a casa mãe da Ordem de Cister em Claraval, que fica na França.

Nos dias atuais, o mosteiro é classificado como Monumento Nacional pelo Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico e também já foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Toda essa classificação já dá para notar que o Mosteiro Alcobaça é muito conhecido pela sua beleza, riqueza arquitetônica e artística.

O Mosteiro Alcobaça é a primeira construção que sofreu a influência gótica em toda Portugal. A construção tem 220 metros de comprimento e você pode reparar que ela é formada por três partes, a primeira é a Igreja, que tem uma fachada de 43 metros de altura; depois vêm as Alas Norte e Sul, onde você pode ver os aposentos dos reis e da corte quanto visitava o Mosteiro Alcobaça e por fim, a residência dos abades e monges.

Uma das peças essenciais do Mosteiro de Alcobaça e que você precisa visitar são a Sala do Capítulo, o refeitório e o Claustro do Silêncio. E não deixe de ver uma das preciosidades do local: é aqui é que estão os túmulos de Dom Pedro e de Inês de Castro, os dois protagonistas da mais conhecida história de amor da idade média européia.

big-viagem-tumulo-d-pedro-alcobaça

big-viagem-tumulo-ines-de-castro-alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça foi construído por causa de uma promessa de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal que queria doar uma construção imponente para os monges do país; tudo para que eles tivessem uma abadia perfeita.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

Ao chegar ao local, passe alguns momentos contemplando a fachada do local, rica em detalhes e revestida pela bela simplicidade característica dos cistercienses; misturando tanto o estilo gótico quanto o barroco.

No interior do Mosteiro você encontra três naves altíssimas, que são distintas pela sua igualdade e imponência. Tudo aqui revela suas características góticas e porque dizem que o mosteiro é uma cópia do Mosteiro de Claraval.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

Não deixe de visitar o Claustro do Silêncio; um local formidável tanto pela sua beleza e imponência quanto pelo interesse e curiosidade que desperta no visitante. Termine o passeio visitando as cozinhas do mosteiro. Elas são surpreendentes e a medida que as chaminés alcançam 30 metros de altura, a visão fica mais bela e surpreendente. Aqui você pode cozinhar ao mesmo tempo 5 bois ou um rebanho de ovelhas. Já imaginou a imponência e grandiosidade desse local? Certamente imperdível.

Porta de Saída do Mosteiro de Alcobaça
Porta de Saída do Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro Alcobaça
Mosteiro Alcobaça

Em frente ao Mosteiro você encontrará belas esplanadas para sentar-se e apreciar o saboroso café português, bem como fazer compras de souvenirs nas maravilhosas lojas que alí se encontram. É um mundo de opções que vão desde aos mais simples imãs de geladeira, até peças bélissimas em cerâmica portuguesa lembrando o grande amor de D. Pedro e Inês de Castro, simplemente irresistivel!

Fotos de Kátia Pinheiro ©