Museu da Imigração em São Paulo
Museu da Imigração em São Paulo

O atual Memorial do Imigrante ou o Museu da Imigração em São Paulo tem o maior acervo de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX , está aberto a visitação pública e recebe cerca de 10.000 visitantes por mês. Situado no bairro da Moóca, zona leste de da capital paulistana, o local servia de abrigo a imigrantes que chegavam no porto de Santos em busca de novas oportunidades em terras brasileira. A maioria deles oriundos da Itália, alí se instalavam até que encontrassem trabalho nas lavouras de café no interior do Estado, porém a hospedaria inaugurada no século XIX também hospedava imigrantes de outros países como Japão, Líbano, Espanha e outros.

Museu da Imigração em São Paulo
Museu da Imigração em São Paulo

O Memorial do Imigrante em São Paulo possui um setor de busca multimídia em que o visitante pode buscar o nome do parente e verificar se ele passou pela hospedaria e outro que consta os nomes de todos os imigrantes que desembarcaram no porto de Santos. Além disso as diversas salas do Memorial contam histórias de muitas pessoas e famílias que por alí passaram, contam também o crescimento e construção da cidade; histórias de vida e que marcaram a história da cidade de São Paulo. O acervo digital do Museu da Imigração e mais de 87 mil imagens e documentos disponíveis para consulta e download gratuito.

O local tem sido de grande utilidade à brasileiros que buscam informações de parentes europeus a fim de conseguirem cidadania européia. As informações podem ser obtidas  em documentos oficiais do Museu da Imigração como registro de matrículas, cartografia, cartas de chamadas, jornais, iconográficos, etc.

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca
São Paulo – SP – Brasil
Tel: 00 55(11) 2692-1866
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h00.