Beatles

A cidade inglesa de Liverpool certamente é uma das mais famosas do país. Cerca de 600 mil turistas desembarcam aqui todos os anos para ver e sentir o que inspirou John, Paul, Ringo e George – os Beatles a se tornarem o mais famoso grupo de rock de toda a história. Liverpool é considerada capital da cultura européia. E você é claro que não pode ficar de fora, deve conhecer a terra dos Beatles e todos os encantos que só Liverpool pode lhe proporcionar.

Beatles
Beatles

Aqui fica a Tate Liverpool, a filial da famosa galeria londrina. Esta galeria foi fundada em 1980 e prova que Liverpool não é somente famosa por causa da banda; aqui você pode ver os artistas clássicos como Picasso, Salvador Dali e Matisse ou ver importantes nomes da arte contemporânea como Peter Blake.

Liverpool - Inglaterra
Liverpool - Inglaterra

Boa parte da cidade, que completou 800 anos em 2007 foi reformada, ampliada e restaurada. Um dos exemplos dessa mudança é o pórtico de Chinatown e o Beatles Story, como você deve ter adivinhado pelo nome, ele é o principal museu sobre a banda. Aqui no museu você vê os famosos óculos redondos de John Lennon e a guitarra de Paul McCartney; tudo isso em belas salas temáticas, para quem é fã da banda é uma visita imperdível.

Chinatown em Liverpool
Chinatown em Liverpool

E é exatamente onde fica o museu, em Albert Dock que o roteiro começa. Os armazéns antigos foram restaurados e tombados pela UNESCO e hoje você pode contemplar a estrutura e se deliciar nos cafés, lojas e restaurantes que ficam neles. Já o Merseyside Maritime Museum está repleto de miniaturas de navios, como a do Titanic e é ótimo para as crianças.

E ainda de Albert Dock saem os principais passeios por Liverpool, como o Yellow Duckmarine um passeio feito na água e que termina na rua tudo com a ajuda de um veiculo anfíbio; Magical Mistery Tour que passa pelos principais pontos que marcaram a vida dos Beatles na cidade, como Strawberry Fields, Penny Lane e Cavern Club.

Saindo dessa parte portuária, outras riquezas vão aparecendo, como o Royal Liver Building com seus 90 metros de altura e jeito de Gothan City. Na verdade os relógios de lá são bem maiores do que os do Big Ben e o prédio do século passado vive em harmonia com as construções modernas que o rodeiam; na verdade essa charmosa mistura é fruto da reconstrução que a cidade sofreu depois dos bombardeiros da segunda guerra mundial que causaram destruição de boa parte do centro.

Outro ponto preservado é o Victoria Street. É exatamente no final desta rua que está a Liverpool Cathedral a maior igreja em estilo gótico de toda a Inglaterra e a maior catedral anglicana do mundo. No interior da igreja você pode ver um órgão com 10 mil tubos e um altar cheio de passagens e detalhes bíblicos. E não deixe de subir a torre que tem 101 metros, só assim você terão a visão completa de toda a Liverpool.

Fotos: Wikipédia