Ilha Bela, está situada no litoral norte do Estado de São Paulo (Sudeste do Brasil), distante cerca de 200 quilômetros da capital .Para chegar até a Ilha vá até São Sebastião e de lá pegue a balsa. O clima tropical úmido do arquipélago está sujeito a temperaturas normalmente altas, porém não excessivas; com grandes tendências para chuvas principalmente no verão, a umidade do ar é elevada, sobretudo na face voltada para o mar aberto e nas montanhas.Ilha Bela é de facto um lugar paradisiaco, de belissimas praias e fabulosa vegetação. Sou suspeita para falar de Ilha Bela porque nutro uma grande paixão por esta ilha.

O único senão são os famosos ‘borrachudos’, insetos semelhantes a pequenas moscas. Apenas as fêmeas adultas desta espécie são hematófagaselas alimentam-se do sangue de mamíferos, aves e do homem. O acto da picada normalmente é rápido e silencioso durando em média 3 minutos, as picadas tendem a ser indolor no inicio ( pois segundo estudiosos dizem que ela contem uma propriedade anestésica); causando logo após a erupção pequenos ‘calombos’ na pele que coçam muito. As picadas são preferencialmente nos membros inferiores, a sensação de coceira é forte, durando vários dias e por vezes chegando a inflamar o local da picada e causando grandes inchaços na perna ou local picado.  Por isso se você for a Ilha Bela, não economize no repelente de insetos, use e abuse do produto se não quiser ficar todo picado.

Praia da Feiticeira – Foto do site http://www.ilhabela.com

A cidade é conhecida como a ‘capital dos borrachudos’, e também ‘capital da vela’ e lá encontramos diversos souvenirs alusivos ao borrachudo. Apesar deste inseto chatinho,  a ilha é fabulosa. Vale a visita, a Ilha tem hoteis lindissimos e também carissimos. Conseguir comprar um apartamento lá ,ou casa é uma raridade, para além dos valores serem absurdamente elevados.

A Ilha conta com uma vasta lista de naufrágios antiquíssimos contendo as mais diversas cargas, mergulhadores ficam encantados com a possibilidade de avistar tal raridades. Além das belezas naturais, do clima romântico tropical que impera na ilha, o local é repleto de lendas de navios piratas, feiticeiras, imagens religiosas que surgiam no meio do nada e muitas outras histórias encantadoras.

Saiba mais em:

Portal Oficial de Ilha Bela