A cidade de Guimarães com o seu belo castelo é considerado o berço de Portugal. A cidade serviu como palco histórico de vários acontecimentos importantes para o país, ou seja, em Guimarães você encontra um reduto de história e belezas inigualáveis. Pode conhecer e sentir as tradições antigas e os costumes.

A cidade fica no distrito de Braga, região norte de Portugal. O centro da cidade é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Tudo isso devido aos seus monumentos e ruínas, uma fonte importante de conhecimento histórico da região e onde você pode ter uma pequena ideia de como eram as coisas na época em que a cidade era o berço de Portugal. Aqui você pode reparar que, não importa aonde você vá, a história te acompanha. Uma visão bela e rica de Portugal.

A cidade berço fica entre vales e montanhas e é por esse motivo que os invernos são mais frios e chuvosos e o verão mais quente e úmido. O principal atrativo da cidade, além da parte histórica é a vida cultural intensa, com seus museus, monumentos, galerias e festas populares.

O Centro Cultural Vila Flor é um dos locais que marcam a vida cultural da cidade. Aqui tem dois auditórios, centro de exposição e um charmoso café-concerto. Em Guimarães o destaque cultural também é o Museu de Alberto Sampaio.

Ainda há a igreja conventual de São Francisco. Uma bela construção gótica; a capela da Ordem Terceira, o melhor exemplo de arquitetura barroca italiana da região e não deixe de visitar também as ruínas da igreja gótica de São Domingos.

Já os mosteiros dominicanos possuem um dos mais completos e belos museus. O paço dos duques de Bragança e Guimarães é datado dos séculos XIV e XV; sem dúvida é um dos maiores de toda a península ibérica.

É por todo esse acervo histórico e por contar parte importante da criação e do reinado de Portugal que Guimarães é considerado um excelente destino que atrai milhares de turistas todos os anos. Todos querendo conhecer essa história repleta de ruínas, igrejas e o castelo que já foi sede do governo de Portugal.

Portugal tem milhares de recantos encantadores e Guimarães é um deles. Visite e apaixone-se! 😉