Fontana di Trevi em Roma

Todos nós conhecemos a ‘fama’ de local ideal para romance que a Itália tem, em especial Roma que tem locais bélissimos e extremamente românticos. Se você procura beleza e romantismo em Roma não pode deixar de conhecer as lendas e a beleza da Fontana di Trevi. Este certamente é o melhor lugar que você pode imaginar para levar o seu amor e passar momentos agradáveis. Além de testar as lendas do local.

A história da Fontana di Trevi teve inicio na era romana, a fonte situada no cruzamento de três ruas, onde se formava um trevo, o que levou o local a ser denominado de Trebium e consequentemente Fontana de Trevi. As águas que circulam na Fontana de Trevi tem dois nomes Águas Virgens e Trevi. Trevi como já dissemos acima refere-se a forma de trevo do local em que ela se situa, e Águas Virgens refere-se a lenda da moça virgem que conduziu alguns soldados romanos até a fonte para beberem da água pura e limpida. Hoje existe na Fontana de Trevi uma estátua da jovem virgem e dos soldados romanos

Há uma lenda local que diz que se você jogar uma moeda de costas para frente na Fontana di Trevi vai te assegurar o retorno a Roma sempre; e para garantir o retorno à esta cidade magnífica, vale tudo, não custa nada tentar. Mas calma que esta é apenas uma das lendas desse local mágico.

Uma das lendas se refere ao seu projetista, Nicola Salvi. Segundo dizem a escultura no muro que circunda a fonte na esquina e encontra com a Rua Stamperia e que parece representar um simples vaso foi colocado lá por Nicola por um motivo bastante preciso; foi para que o barbeiro da rua que criticava a Fontana di Trevi e espalhava julgamentos negativos sobre a obra não mais o atormentasse. Assim o criador Salvi colocou bem a sua frente o vaso, de maneira que o barbeiro não pudesse mais ver os trabalhos e não o incomodasse mais com as críticas feitas à fonte.

Outra lenda se refere a um casal de namorado. Todas as moças que querem garantir o amor eterno, mesmo que seus amados estejam longe – viajando à trabalho ou os que foram para a guerra, tem que beber um copo de água da fonte e depois quebrá-lo; assim ele nunca mais se esquecerá de você. Romantismo ao extremo.

A outra forma de fazer juras de amor eterno é beber da fonte dos apaixonados, uma pequena fonte chamada Fontanina degli Innamorati que fica perto do vaso. É preciso que você e seu amado bebam juntos para garantir fidelidade para toda a vida.

Ainda é possível observar as características medievais do bairro que estão muito bem conservadas. A fonte tem cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura; certamente é a mais bela fonte que você verá em toda a sua vida, juntamente com o mais preciso estilo barroco italiano.

Fontana di Trevi em Roma
Fontana di Trevi em Roma

A última restauração da fonte foi feita em 1998, com as esculturas sendo limpas e polidas e foi instalado ainda bombas para a circulação de água e oxigênio. Tudo feito para preservar as características da Fontana di Trevi para que o visitante sinta e possa desvendar todas as lendas que ela proporciona.

Veja Foto da Fontana di Trevi em 360º: Italy Guides