Florença - Itália

Se você quer uma viagem romântica, Florença capital de Toscana é o lugar indicado! Florença faz parte da grandiosidade construída pelos romanos na Itália. A cidade foi o mais importante centro intelectual e artístico da Europa na época da Renascença. A cidade abriga, além de uma grandiosa história, uma das melhores e mais belas coleções de arte do mundo inteiro. Os grandes pintores, escultores e artistas passaram e deixaram sua marca em Florença. É um local que você não pode deixar de conhecer.

Uma das vantagens de Florença é que você pode fazer todo o trajeto a pé. Você pode começar a caminhada visitando a Piazza della Signoria que é o coração da cidade. É aqui que estão as principais esculturas ao ar livre, onde você pode ver tudo com calma. Não deixe de apreciar a Galleria Uffizi, o Palazzo Vecchio e algumas sorveterias que são verdadeiras obras-primas de Florença. Uma visão bela e inesquecível. Visite tudo com muita calma.

Deixe para visitar a praça no período da tarde, assim você pode ver tudo com calma já que não estará tão cheia de turistas. A mais famosa obra que você verá é na verdade uma cópia do símbolo de Florença, a estatua de Davi. A peça original está na Galleria Dell’Academia, a primeira escola de arte de toda a Europa, que fica no lado norte da cidade.

O Palazzo Vecchio fica encravado na praça e hoje é sede da prefeitura. Aqui já foi palco de assassinatos e punições com direito a forca e a fogueira contra aqueles que conspiravam contra os Medici. Mas nada é mais revelador do clima político da cidade do que o Corredor Vasariano, uma passagem com 800 metros de extensão que liga a Ufizzi, ao Palazzo Pitti. Ele foi construído para que as pessoas importantes pudessem ir trabalhar sem correr o risco de serem assassinadas; uma ótima mistura de arte e terror. As paredes do túnel abrigam as mais belas obras de arte, tudo em um clima de medo e terror. Algo realmente diferente em Florença.

Florença - Itália
Florença - Itália

Outro local de ser visitado é a Uffizi, um museu que abriga a mais importante coleção renascentista do mundo inteiro. São obras clássicas como o “O Nascimento da Vênus”, de Botticelli, e a “A Sagrada Família”, de Michelangelo. A dica é você comprar o ingresso com um dia de antecedência para não ficar mais de duas horas na filas; as visitas são feitas com hora marcada.

Já o museu Bargello é parecido com o Uffizi, só que com um acervo totalmente reservado as esculturas. Aqui é mais tranquilo e menos concorrido, mas não menos importante. Você pode admirar uma coleção de peças de Donatello, Michelangelo, Cellini e Giambologna, entre outros.
A ponte Vecchio fica sob o rio Amo e é o melhor ponto para você ver o por do sol. Já do outro lado do Amo, você encontra o Palazzo Pitti com seus magníficos jardins. Ainda aqui você vê a praça Michelangelo, a melhor vista da cidade que você pode imaginar.

Outro local a ser visitado é a catedral de Duomo; a quarta maior igreja de toda a Europa. Mas atração do local é mesmo a porta do batistério e é facilmente identificada pela aglomeração de pessoas à sua volta. Se você quiser realmente ver tudo o que Florença te reserva, tem que passar pelo menos 4 dias na cidade. Mesmo assim ainda é bem capaz que você fique com a sensação de ter perdido alguma coisa.

Foto: Wikipédia

Veja o vídeo abaixo e conheça a deslumbrante Florença: