No dia 24 de junho de 2013, Cusco (Peru) celebra o evento mais importante do império inca, a famosa Festa do Sol. Celebrada há mais de 800 anos na fortaleza de Sacsayhuaman, a cerimônia tem o intuito de atrair o Sol, já que a data coincide com o solstício de inverno no Hemisfério Sul. Cerca de 50 mil pessoas se vestem com máscaras, véus, roupas coloridas e, munidos de lanças, fazem preces e dançam ao ritmo das flautas e tambores típicos dos Andes.

Festa do Sol em Cusco
Festa do Sol em Cusco – PromPeru ©

A celebração inicia-se ao anoitecer, quando milhares de pessoas oram pelo retorno do Sol, dando início ao ritual sagrado, que segue por toda madrugada com muita música, dança e comidas, até que amanheça na manhã do dia 25, indicando que o Sol, atendeu aos diversos pedidos e mais uma vez decidiu não abandonou seus filhos.

Festa do Sol em Cusco
Festa do Sol em Cusco – PromPeru ©

Horário das encenações:

09h00 – Início  – Qorikancha

11h00 –  Auqaypata (Praça maior). El Inka e sua Corte Real, entram pela rua Inti K’ijllu.

13h30 –  Acontece a encenação principal na Praça Sagrada de Saqsaywaman, com duração de 90 minutos. Onde é celebrado Fogo Novo, as oferendas e os tempos futuros.

Serviço de apoio:

Para assistir ao Inti Raymi, a Empresa Municipal de Festejos del Cusco, EMUFEC, oferece bancos, banheiros públicos, apoio ao turista, ponto para atendimento médico e segurança reforçada, o que permitem desfrutar da Festa do Sol com tranquilidade.

Festa do Sol em Cusco
Festa do Sol em Cusco – PromPeru ©

Fonte: PromPeru – Grupo Máquina PR