América do Sul - Viagens, Turismo e Férias

Ferias na Guiana Francesa

Ferias na Guiana Francesa
5 (100%) 2 votos

Pouco se ouve falar da Guiana Francesa, mas acreditem que é um lugar espetacular para se conhecer. Imagine você encontrar em um só local o estilo dos cafés e das ruas francesas, misturada com os costumes locais juntamente com a dança e a música caribenha, tudo isso em um país latino americano. Pois bem, agora você já pode viver esse turbilhão de sensações, é só programar uma viagem para a Guiana Francesa. A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França  na costa atlântica da América do Sul. Ocupa uma superfície com cerca de 84 mil km2, limitada ao norte pelo oceano Atlântico, a leste e a sul pelo Brasil (estado do Amapá) e a oeste pelo Suriname. Sua capital e principal cidade é Caiena (Cayenne). A principal língua falada pela sociedade guianense é o Crioulo da Guiana Francesa, que é baseado no francês, inglês, português, espanhol e outros dialetos africanos e ameríndios.

Ferias na Guiana Francesa

A ex-colônia francesa oferece ao visitante o clima das dramáticas prisões junto com uma vegetação tropical bélissima e a possibilidade ainda de conhecer e viver segundo as culturas indígenas.

E é claro que o estilo francês do país se reflete em tudo, até nos preços. Por isso é bom você ir preparado para gastar bastante lá. Para você que programa sua viagem pela Guiana Francesa é bom preferir o período seco que vai de julho a dezembro. O evento mais importante de lá é o famoso Carnaval que acontece em fevereiro; se prepare para o tempo chuvoso se escolher visitar o país nesta época.

Na capital da Guiana Francesa você vai encontrar excelentes artigos produzidos pelas tribos indígenas. São peças únicas e interessantes que enchem os olhos de qualquer visitante.

Infelizmente há pouca informação disponível na internet sobre o turismo na Guiana Francesa, mas isso não significa que lá não haja nada de interessante, pelo contrário, vejam o vídeo abaixo e encanta-se com as belezas naturais desta localidade tão pouco comentada:

Dicas de pontos turísticos na Guiana Francesa:

  • Museus

Kourou Space Centre (Centre Spatial Guyanais) (Kourou)
Musee Departmental Alexandre-Franconie (Cayenne)
Musee de l’Espace (Kourou)
Centre d’Archéologie Amérindienne de Kourou (Kourou)






  • Atividades ao ar livre e parques 

Zoo de Guyane (Macouria)
Ilet la Mere (Cayenne)
Sentier du Rorota (Remire-Montjoly)

Veja também: – O que fazer na Guiana Francesa

Além de toda essa beleza você ainda pode praticar esportes náuticos e aquáticos na bela costa da Guiana Francesa. Pode viajar de canoa pelos rios e caminhas pela floresta. As tartarugas são a grande atração das praias.

Um dos locais belíssimos a serem visitados é a capital do país, Cayenne. É uma cidade muito agradável que tem a Place des Palmistes como coração. É um excelente local para se fazer caminhadas e abriga também o principal museu, o Musée Departemental Franconie com uma surpreendente mostra da fauna, flora e história local.

Na Guiana Francesa ainda há um centro espacial, que fica na cidade de Kourou. O Centro Spatial Guyannais ocupa uma área de 30 quilômetros e as visitas são realizadas por guias.

Já Iles De Salut são um conjunto de pequenas ilhas que são conhecidas mundialmente por abrigar uma prisão muito famosa na Ilha do Diabo. Outro local que contém a história penal da Guiana Francesa é Camp de la Transportation, em St Laurent Du Maroni; daqui ainda pode-se organizar belas viagens ao belo rio Maroni.

Como puderam ver há muita coisa bonita para se conhecer neste lugar paradísiaco, para as próximas férias aventure-se e não perca a oportunidade de conhecer e bela Guiana Francesa!

17 Comentários

  • Não conheço nenhuma agência no Brasil que ofereça viagem para a Guiana Francesa. Ninguém sabe explicar como se chega pela via legal. De onde se compra a passagem, a Cia Aérea e o custo. É tão perto do Brasil, tão linda. Logo: Por que da falta de estímulo?

    • Provavelmente pq as agencias de turismo se ‘focam’ no que é mais comum e mais facil como Paris, Londres, Roma e etcs…..

  • A Guiana Francesa não é um país, mas sim um departamento da França. Pra quem não sabe, os departamentos são como os estados. Os cidadãos da Guiana Francesa são presididos pelo François Hollande, a moeda deles é o euro e eles têm livre acesso à França central. É como o Alasca, que está separado do restante do território americano, mas faz parte dos EUA.

  • Ola. Conheço pessoas que vivem na Guiana Francesa e pretendo ir para la passar ferias.
    Encontrei passagens, mas eles me disseram que sai mais barato eu ir ate Macapa e la pegar um transporte para Oiapoque, onde vao me buscar.
    Queria saber melhor sobre visto, sei que precisarei de visto para entrar la, mas indo por Macapa será que dificultará a liberação do meu visto? Pois para conseguir o visto o consulado exige passagem para a Guiana e desta forma não terei como apresentar….
    Obrigada.

    • Olá Debora, sinceramente não tenho a mínima idéia de como vc deve proceder. É a primeira vez que alguém nos coloca este tipo de questão. A única sugestão que me ocorre neste momento é tentar se informar talvez no consulado, ou na empresa de transporte (viação) que te levará para Oiapoque. Talvez eles já tenha tido alguma pessoa a passar pela mesma dúvida.

    • Melhor consultar o consulado e tirar suas dúvidas. Temos uma ponte que liga de forma terrestre os dois países, porem o lado brasileiro até hoje não terminou suas “obras” sendo assim, a ponte só pode ser usada na volta ao Brasil. Restando a unica alternativa, ir por barco mesmo. A sua unica atenção é fazer tudo de forma legal, pois por barco é como os imigrantes ilegais atravessam a fronteira, então para não ter nenhuma surpresa, informe-se antes de se aventurar!

    • Se for perder tempo indo até Macapá (caso more longe de lá como sul ou sudeste do Brasil) vá até Belém e de lá você compra uma passagem para Caiena, vôo direto, 1h30 só. Bobagem ficar suando a camisa para ir até a fronteira. A Cia Aérea é a Surinam Airways. Abraço

    • Débora, a França não exige visto de entrada para brasileiros. Mas em se tratando de Guiana Francesa que vem sofrendo uma invasão de imigrantes, não só brasileiros, como também outros sul americanos, acho prudente você telefonar para algum consulado francês e se informar, antes de se aventurar.

    • Vc entrando aqui pelo amapá estaria entrando de forma ilegal no pais. Existem muitos casos de brasileiros mortos por tentar esta prática.
      Sério eles afundam o barco e não estão nem ai, se nadar eles metem bala, e isso é sério. Mas existem seus meios práticos, a ponte binacional era uma das formas mais fáceis mas como nosso governo é uma verdadeira vergonha ainda não é possível por este meio. Tbm aconselharia ir de Belém.
      Boa sorte e boa viagem

  • Olá. Diga me por favor, se eu for para o Oiapoque e atravessar a fronteira e por acaso for pego sem visto em Saint-George pode dificultar a minha vida numa eventual viajem para a França continental,será que complica?

  • Imagino que sendo um departamento frances, funcione como na França mesmo, brasileiros podem ficar trÊs meses sem visto. Mas o melhor é garantir antes de ir.

  • Olá a todos,
    Boa tarde!
    Realmente o acesso a Guiana Francesa é bem difícil.
    Eu não entendi mas parece que a rota que a Surinam faz é saindo de Cayenne para Belém e não vice-versa. Será isso mesmo? Não faz sentido!
    Por favor, muito obrigada,
    Diana.

  • Olá

    Estou pesquisando destinos para janeiro de 2016 e vi que a Azul tem vôos, pelo menos da minha cidade, Campinas, para Caiena, capital da Guiana Francesa…

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar