Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado.

São Brás de Alportel é outra bela vila da região de Faro (Algarve-Portugal)  para passar férias. São belos monumentos, riquíssimos em história e com uma arquitetura preservada que vai te impressionar. A melhor maneira de conhecer São Brás de Alportel é ficar bem atento a tudo o que acontece a sua volta e andar a pé  pela cidade toda. Não deixe de ver nada que São Brás de Alportel lhe oferece.

A primeira visão que você terá de São Brás de Alportel será a localidade aninhada entre as colinas e os muros de pedra que rodeiam o local. As cores do local lhe saltarão aos olhos e você poderá logo que chegar a São Brás de Alportel fazer o seu itinerário de visita, passando pela Mesquita local e pelas aldeias preservadas e pitorescas. Antigo povoado muçulmano o local ainda guarda tesouros arquitetônicos preciosos e que encantam todo turista que lá chega!

As serras são outro ponto alto de São Brás de Alportel, as casas estão espalhadas e escondidas por elas. A sensação que você terá é de que o tempo parou nesse lugar. Quando estiver na serra, não deixe de passar pela Cova da Muda, Javali, Cabeça do Velho, o moinho local e quando descer não deixe de ver Corches, Pero de Amigos e Ribeira de Alportel. São lugares encantadores e pontos turísticos imperdíveis.

O artesanato também é uma das atrações de São Brás de Alportel, são trabalhos lindíssimos e únicos que encantam o turista que não resiste e sempre sai da localidade com uma peça para casa; são trabalhos de todos os tipos e com os mais diversos materiais.

São Brás de Alportel ainda tem um moinho ativo, o Cabeça do Velho. Para quem tem curiosidade, é um dos melhores locais para ver como ele funciona e como se faz a farinha de trigo e de milho.

E é claro que depois de ver todas essas belezas e andar bastante, nada melhor do que provar um pouco da culinária de São Brás de Alportel. O perfume da cozinha é algo que hipnotiza e inebria; principalmente o cheiro das ervas recém colhidas. Um dos destaques é o coelho bravo serrenho feito com tempero a base de vinho. Mas há outras opções como o Cabrito com ervilhas ou até mesmo a galinha cerejada. Comida típica do campo que você só encontra em São Brás de Alportel.

A região de São Brás de Alportel é palco de festas populares, feiras e romarias dentre as quais destaco:

Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado.

– A Festa dos Santos Populares
– Feira da Serra
– Feira e Festa de Setembro
– Festa das Tochas Floridas

Locais de Interesse em São Brás de Alportel:

– Parque da Fonte Férrea
– Parque da Serra
– Parque dos Poetas
– Fonte da Tareja e Bica da Sobreira
– Poço das Castanhas
– Moinho do Bengado
– Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha