Telefone Gigante em Itú - Foto de Mario Roberto Duran Ortiz - Wikipédia

Itú é um dos municípios mais famosos do estado de São Paulo, cidade acolhedora e com grande diversidade de artesanatos,  sua população é formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos,e japoneses. A cidade é nacionalmente famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama que foi propagada na midia pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida.

O marco da fundação da cidade de Itu foi à construção, em 1610, de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus. O povoado se formou em torno desta capela.

Telefone Gigante em Itú - Foto de Mario Roberto Duran Ortiz - Wikipédia

A Cidade tem um bom centro comercial, principalmente na Rua Floriano Peixoto, uma das principais ruas da cidade com lojas, bancos, lanchonetes e restaurantes em toda sua extensão e conta também com a Rua Santa Rita que também concentra bastante lojas e entre essas duas ruas estão outras bem movimentadas que cortam as duas ruas que são paralelas.

A temperatura anual é de 20º. O verão é quente e chuvoso. O inverno é frio e seco. A cidade atrai turistas por ser considerada estancia turistica, e pelos pontos turisticos de ‘tamanho exagerado’ como por exemplo o famoso Telefone Público, o Semáforo próximo ao orelhão, o Armazém do Limoeiro entre outras.

Turismo em Itu