Elevador Lacerda - Foto de Valdiney Pimenta - Wikipédia

Se você for de férias à Salvador, Bahia não deixe de visitar o famoso Elevador Lacerda, um  dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. O Elevador Lacerda fica localizado no bairro do Comércio próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, tendo suas obras iniciadas em  1869 e sua inauguração ocorreu em 1873. Seu nome deve-se a uma homenagem feita ao seu construtor. Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade.

Elevador Lacerda - Foto de Valdiney Pimenta - Wikipédia

O Elevador Lacerda passou por uma reforma em 1930 que conferiu-lhe a atual  arquitetura em estilo Art déco. As duas cabines originais foram ampliadas para  quatro, sendo que cada uma delas com a capacidade de transportar até vinte e sete  passageiros. A vista que se tem no topo do elevador é deslumbrante e encanta qualquer turista.

Elevador e Mercado Modelo - Foto de FlaviaC - Wikipédia

O Elevador Lacerda tem 72 metros de altura e 2 torres, o complexo chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração.

Elevador Lacerda- Bahia - Foto de Luan - Wikipédia