O Ecoturismo do Pantanal matogrossense localizado na região Centro Oeste do Brasil, atrai turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo todo. São mais de 175 rios, 720 espécies de aves, 89 de mamíferos e 230 de peixes e várias lagoas, tudo isso em uma extensão de mais de 770 quilômetros fazendo do pantanal a maior planície inundável do planeta. O Pantanal é um local excelente para praticar o ecoturismo e pesca esportiva, e também perceber como a natureza consegue ser preservada e permanecer intacta mesmo com a presença do homem.

Além de todas essas belezas naturais, os turistas procuram o Pantanal para fazer o famoso ecoturismo, muito em moda atualmente. A pesca esportiva e o patrimônio histórico também são atrações que justificam a grande procura pelo local.

A principal porta de entrada para o Pantanal é a cidade de Corumbá. Uma das grandes atrações, além da beleza natural é a Estrada Parque, que corta todo o Pantanal e permite que você conheça um pouco da rica fauna do local. Esteja sempre atento que a qualquer momento você pode ser surpreendido por algum animal cruzando o seu caminho; seja por terra ou pelo céu.

No pantanal o turista pode se hospedar em fazendas, pousadas ou até mesmo em barco hotéis que estão espalhados por toda a região e são ótimos locais para passar alguns dias de férias. Aqui sempre tem o lado natural e histórico para você contemplar, principalmente se ficar hospedado em alguma das belas fazendas.

Para aproveitar todas as maravilhas do pantanal, ver a natureza e ter contato com ela e ainda se aventurar na pesca esportiva nos rios da região, alguns cuidados são importantes como obedecer sempre o guia (muito recomendado, aliás, ter um para os passeios). Cuidado com o lixo, não jogue em qualquer local e não capture nenhum animal – eles estão ali para você apreciar. Nunca mergulhe em nenhum rio sem ter nenhuma informação sobre ele; lembre-se que você está no pantanal e aqui o jacaré são os maiores habitantes.

No Pantanal faz muito calor, e para você aproveitar as caminhadas e a pesca não se esqueça de ir com roupas leves e calçado confortável. Os equipamentos para a pesca podem ser alugados juntamente com o barco; mas lembre-se que a pesca é esportiva.

Site Relevante: Pantanal Eco Turismo