Dicas para Viajar de Carro

Para algumas pessoas não há nada melhor do que viajar de carro, os motivos alegados são muitos como por exemplo poder curtir a paisagem a vontade e fazer a viagem no tempo que quiserem. Em comparação com uma viagem de ônibus, com certeza que prefiro uma viagem de carro, mas antes de optar por este meio de transporte esteja atento a itens importantes, vejamos mais abaixo. As dicas dadas neste post servem para qualquer lugar do planeta, Portugal, Brasil, Espanha, França, Inglaterra.

Em caso de viagem internacional, onde você irá alugar um veículo, deverá estar atento as normas e legislações locais para conduzir, bem como as orientações da locadora de veículos.

Dicas para Viajar de Carro

Dicas para Viajar de Carro em relação a saúde:

* A primeira dica, e já muito famosa, é nunca consumir bebida alcoólica. “Se beber, não dirija. Se dirigir, não beba.” Slogan antigo e mais do que evidente, mas que vale ser lembrado sempre;

* A mesma dica acima é válida em relação a medicamentos que afetem os sentidos, como calmantes, e outros que ocasionam quebra de tensão (pressão baixa, etc);

* Se tiver algum problema de saúde ou fizer uso contínuo de medicamentos, antes de viajar consulte seu médico;

* Antes de fazer a viagem, lembre-se de dormir bem e descansar o suficiente para sentir-se seguro para conduzir. Caso esteja sonolento, adie a viagem para o dia seguinte;

* Lembre-se de levar consigo seus medicamentos, pode ser que no destino não haja farmácia e tão pouco você encontre o remédio que faz uso;

* Se a viagem for longa, procure no máximo fazer 5 ou 6 horas por dia. Lembrando que é indicado parar de hora em hora para “esticar as pernas”, beber água, tomar um cafézinho, refrescar-se, respirar um pouco e tirar um pouco o foco da estrada, que por vezes deixa o condutor do veículo tenso.

* Se possível leve consigo garrafinhas de água, sumos, um pacote de bolacha, frutas, etc. Se por qualquer motivo você tenha que ficar parado a espera de algo na estrada,  terá o que comer ou beber.

* Durante a viagem faça refeições leves, para que não se sinta mal disposto durante o percurso.

Dicas para Viajar de Carro em relação a mecânica do seu veículo:

* Antes de viajar, leve o carro ao mecânico de sua confiança, verifique pneus, parte elétrica, limpador de para-brisa, nível de água, nível de óleo do motor, freios, direção, cintos de segurança, suspensão, caixa de ferramentas, e material de segurança como colete refletor, triângulo refletor, etc;

* Verifique as previsões meteorológicas;

* Esteja atento ao nível do combustível, para não ficar na estrada sem gasolina no carro;

Dicas para Viajar de Carro em relação a documentação do veículo:

* A Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo original ou cópia autenticada pelo DETRAN são documentos obrigatórios e que devem ser levados consigo. O licenciamento do veículo, a CNH e o seguro obrigatório não podem estar vencidos.

* Não esqueça de levar o Manual do Proprietário do Veículo, o mesmo deve sempre estar no carro.

Dicas para Viajar de Carro em relação a sua documentação pessoal:

* Antes de viajar faça uma check list, e enumere tudo que é necessário levar na viagem, isso evita que você esqueça coisas importantes.

* Leve consigo seus documentos pessoais, cartões de crédito e débito, mas não esqueça de deixar em casa uma cópia de todos os seus documentos e cartões.

* Leve separadamente os seus dados e os telefones para onde telefonar no caso de perda ou roubo dos seus documentos e cartões bancários.

Dicas para Viajar de Carro em relação a sua segurança pessoal:

* Nunca faça uma viagem sem levar o seu GPS atualizado. NUNCA.

* Se o seu GPS por qualquer motivo indicar erroneamente algum atalho, evite-o.

* Leve um mapa, se o seu GPS falhar, você saberá sair de onde está.

* Viaje somente por estradas principais.

* Nunca dê carona (boléia) para pessoas que se encontram na estrada.

* Se ocorrer uma leve colisão na traseira do seu veículo, não desça para ver o que aconteceu. Procure o posto policial mais próximo ou um posto de combustível onde possa parar em segurança.

* Não pare para ajudar outros motoristas em locais desertos, seja em que horário for.

* Se perceber que seu pneu furou sem motivo aparente, não pare em qualquer lugar, continue a viagem até encontrar um local seguro para parar e verificar o problema.

* Ao se aproximar de viadutos, ou pontes, alguns segundos antes de passar por baixo do mesmo, tente mudar de pista; caso haja alguém no viaduto que pretendia atingir seu veículo com uma pedra, a intenção não será conseguida.

* Evite utilizar relógios e jóias caras durante a viagem.

* Não discuta no trânsito, você nunca sabe quem está no outro carro, e uma provocação no trânsito pode ser apenas um pretexto utilizado por ladrões para te assaltar.

* Sempre que tiver de parar o seu carro, desligue o motor, feche os vidros, tranque todas as portas, e leve a chave consigo. Evite sair de dentro do carro e deixar sua família a sua espera.

* Não deixe no carro (ou a mostra) objetos de valores, roupas, pacotes, pastas, etc.

* Não utilize em seu veículo nenhum tipo de adesivo que possa identificar onde você mora, ou onde você trabalha.

* Se arremessarem contra o seu veículo uma pedra, um saco plástico com água ou tinta, não pare. Continue, tente acionar o limpador de para-brisa, e só pare em um posto de combustível ou num posto policial.

* Caso seu veículo avarie na estrada, não aceite ajuda de “qualquer pessoa” que surgir na estrada se dizendo mecânico ou querendo te ajudar. Acione o serviço de emergência da auto estrada em que você estiver, ou entre em contacto com o serviço de SOS da sua seguradora imediatamente.

* Se o seu telefone celular (ou telemóvel) for pré-pago, lembre-se de recarrega-lo com um valor maior do que você habitualmente carrega. Em caso de emergência você vai precisar de ter crédito suficiente!

Fontes:

turismo.gov

G1