Dicas para Viagens Internacionais

Gostou deste Post?

Para quem nunca viajou para fora do seu país, ou nunca fez uma viagem internacional de longa distancia, estas dicas para viagens sao preciosas. Estas dicas eu só aprendi depois da segunda viagem internacional de longa distancia que fiz. Por isso agora quando tenho de viajar faço um check up na minha listinha de cuidados e regras essenciais a serem seguidas antes de uma viagem longa. Segue abaixo algumas dicas que aprendi ao longo do tempo e através das minhas experiências:

1- Comece a pensar na viagem e no que é necessário levar na mala com no mínimo uma semana de antecedência.

2- Pense em que roupa irá usar para a viagem.Lembre-se de usar roupas e sapatos confortáveis, e de estar minimamente apresentável no momento de passar pela imigração.

3- Ainda relativamente a roupa, caso esteja frio no seu país leve um casaco ou blusa de lã pois você poderá sentir frio dentro do avião, e caso esteja verão no país de destino lembre-se de por baixo estar vestindo uma polo mais fresquinha para o caso de você querer tirar a roupa de frio que está a usar.

4- Evite levar bagagem de mão muito pesada, lembre-se que por vezes você fica a andar de um lado para o outro no aeroporto, por isso quanto menos peso tiver nas mãos melhor.

Foto de heatheronhertravels (Flickr)

5- Caso você necessite de levar seu portátil ou outro aparelho electronico, jamais o despache junto com sua mala de roupas. Primeiro eles podem se partir com os movimentos bruscos da mala e segundo podem ser furtados de dentro da sua mala, por isso leve-o com você. Neste caso terá de ‘aguentar’ o peso do mesmo.

6- Tenha muito cuidado com seus documentos, dinheiro, e bolsas durante o voo e durante a estadia no local de destino. O ideal é que você use uma pochete especial para viagens que deve ser usada por dentro da roupa, onde você guardará documentos, dolares, euros, passaporte, etc. Assim evitará ser furtado nos aeroportos ou até mesmo se adormecer durante o voo. Não coloque nada de muito valor em suas malas, pois elas podem extraviar.

7- Alguns itens não podem ser transportados na bagagem de mão, informe-se antes na sua agencia de turismo ou na companhia aerea onde comprou sua passagem.Existe uma lista a orientar os passageiros do que é permitido levar.

8- Leve consigo na bagagem de mão, remédios, escova de dentes e pasta dental, pente, revistas, livro, casaco, etc. Lembre-se de levar consigo a receita médica caso você utiliza remédios para tratamentos prolongados.

9- Saia de sua casa com no mínimo 4 horas de antecedência. Você nunca sabe quando vai encontrar pela frente um ‘engarrafamento’ monstruoso, por isso para não correr nenhum risco de perder o voo, saia antecipadamente. Antes de sair verifique se não deixou nenhum aparelho elétrico ligado, convém desliga-los da tomada para evitar problemas. Verifique se as torneiras estão todas fechadas, feche o registro do controle de águas, e veja se desligou o gás corretamente.

10- Caso deseje é possível registar na Receita Federal do Aeroporto, os aparelhos eletrônicos que está a levar consigo durante a viagem. É necessario preencher documentação especifica, e a espera é de cerca de 2 horas.

11- Antes de sair de casa não se esqueça de verificar se está com todos os documentos na bolsa, e leve também telefones úteis em sua agenda. Pode ser necessário telefones do seu convênio médico (caso ele atenda no exterior), telefone da seguradora que fez seu seguro viagem, telefone da agência de viagens, telefone da companhia aérea, telefones da familiares,  telefone do hotel que ficará hospedado etc.

12- Um dia antes do voo tente relaxar e descansar, muitas pessoas não conseguem dormir durante os voos e para não chegar ao local de destino exausto, descanse enquanto pode.

13- No dia do voo alimente-se com comidas leves e evite tomar bebidas alcoólicas, contenha-se na ingestão de cafés e evite fumar em demasia.Esta dica vale para antes e durante a viagem.

14- Antes do horario previsto para sair para o aeroporto tome um bom banho, isso ajudará relaxar.

15- Durante o voo, fique calmo. O Avião é um meio de transporte ultra seguro. :) Caso você nunca tenha viajado de avião, com certeza vai gostar, até porque eles costumam passar filmes durante a viagem, ou se preferir a bordo ha um sistema de som individual, geralmente o jantar ou almoço servido é de excelente qualidade, por isso relaxe e divirta-se.

16- Sempre que  se sentir desconfortável com suas pernas ou braços, levante-se e caminhe um pouco dentro do avião para ativar a sua circulação sanguinea.

17- Caso pretenda viajar para África ou alguns países asiáticos é necessário tomar algumas vacinas com alguns meses de antecedência, informe-se sobre isso. Caso você tenha algum problema de saúde ou esteja em tratamento, antes de programar a viagem consulte o seu médico e diga-lhe sobre suas intenções de viajar. Ele te dará todas as orientações necessárias de como proceder em viagens longas.

18- Caso você tenha problemas de saúde como diabetes ou hipoglicemia, pode avisar um dos membros da tripulação, caso corra algo eles saberão como agir. Leve sempre consigo uma identificação num local fácil de encontrar a informação de que você é diabético.

19- Quando desembarcar no país de destino, tenha calma. O avião aterrisa, demorará ainda alguns minutos até que todos saiam e prepare sua paciência por que terá de enfrentar (quase sempre) uma boa fila da imigração. Alguns países são rigidos e as autoridades locais poderão te fazer uma série de perguntas, portanto toda calma nesta hora é pouca. Mantenha-se calmo pois são procedimentos normais e não é porque é com você somente, quase sempre fazem perguntas em excesso e em alguns casos pedem também para você abrir sua mala. Por isso calma, e paciência!

20-Por ultimo tenha cuidados com seus pertences, não deixe nada de valor no quarto do hotel. Caso seja necessário solicite ao gerente a utilização do cofre, alguns hotéis já possuem cofres nos próprios quartos. Por fim acho que toda a dica é bem vinda, caso queiram podem acrescentar abaixo nos comentários outras dicas para que os nossos visitantes estejam bem preparados para um viagem de longa distancia. :) Boa viagem.

Veja mais dicas importantes para Viagens Internacionais em: – Turismo Terra



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Rodrigo Estevão diz:

    Nunca esquecer de carregar 2 trocas de roupa na sua mala de mão.
    Já tive minha mala extraviada 2 vezes e, se não tivesse tomado esse cuidado, não teria o que vestir ou teria que fazer compras enquanto minha mala não chegava.

  2. Isabel diz:

    Gostei muito do blog e muito obrigada pelas boas e necessárias dicas para viajar ao exterior. Eu sou muito organizadinha e gosto de fazer apontamentos prévios de tudo o que poderei precisar numa viagem. Anoto tudo e depois de arrumar as malas, confiro com o caderno na mão que esteja tudo certinho. Não lido muito bem com os contratempos. É por isso, que sempre viajo através da …………. que é meu programa de viagem e desse jeito, não tenho dor de cabeça por causa da reserva, do hotel, das escursões, etc. Eles organizam tudo e me fornecem a agenda pronta para executá-la.

  3. silmara xavier diz:

    gostaria de saber o seguite se eu não souber falar e entender o idioma
    do pais o que devo fazer?

    • admin diz:

      Vc pode optar por viajar numa excursão (em grupo) onde há guias de turismo que falam vários os idiomas e facilitará a sua visita pela cidade.

  4. Letícia Trindade Neves diz:

    Gostaria de saber, o que eu não posso levar na mala de mão. E a primeira vez que viajo de avião e para o exterior. lele

    • Jack MacCoy diz:

      Equipamentos de porte avantajados. Procure caso opte em tirar fotos, uma máquina pratica e discreta. Evite uma série de produtos de estética facial e corporal, caso seja vaidoso, procure poucos e de preferencia com embalagens plásticas, pois além de quebrarem, são práticos. Não leve na bagagem de mão itens que de certa forma ocupem muito volume, terá problemas em acomodá-las no avião. Dê também atenção a vestimenta que irá viajar, para que não seja extremamente informal e relaxada. Pode ser que tenha que tirar fotos, falar com autoridades aeroviáreas ou possa passar frio, nunca se sabe como pode estar o tempo.

    • Suellen diz:

      Boa tarde Leticia,

      Em todos aeroportos existem tradutores da sua nacionalidade e se necessário o policial da imigração o chama.

      Boa viagem.

  5. José Aparecido diz:

    São ótimas dicas
    Obrigado
    Abraços

  6. Lélia diz:

    gostaria de saber quantos Kg pode pezar cada mala em viagem para o exterior, se os 32Kls são divididaos em 2 malas ou se cada uma pode pesar os 30 kls

  7. andre diz:

    olá gostaria de saber se eu posso levar como bagagem d mão uma mochila d acampamento mas com pouca coisa dentro coisas para uns sete dias
    obrigado!

  8. dina alencar diz:

    Oi gostaria de acrescentar tbm a importancia de estar com um calçado facil de tirar, pois em alguns países vc precisa tira-lo no check-in , tbm evitar cintos, pulseiras e outros acessórios do tipo, tirar tudo isso na saida ou chega è bem chato, abraços e boa viagem. Dinà

  9. Giovanna Santiago diz:

    Olá , meu nome é giovanna, tenho 14 anos e estou planejando a minha viagem para o exterior com 15 anos , gostei muito do blog e das dicas ,principalmente a dica n°18, me tranquilizou bastante porque sou Diabetica. parabéns e obrigada !

  10. Edvaldo Tavares diz:

    Parabéns pela iniciativa! Também vou fazer minha primeira viagem ao exterior e estou perdido em tantas dúvidas. Por isso fiz uma pesquisa na net. Os conselhos acima em muito ajudaram. Vou fazer uma lista do que levar pra fazer um “check in” antes de sair de casa. Abraço a todos.

  11. dayse diz:

    ola, meu nome é Dayse e também vou fazer minha primeira viagem ao exterio,vou para portugal gostaria de saber se tenho que tomar vacinas, caso sim quais e com quanto tempo de antecedencia?E gostaria de saber também se mesmo com a carta convite terei que levar uma quantia em dinheiro?

    • admin diz:

      Dayse, penso que no momento não tem sido nenhum tipo de vacina aos estrangeiros que estejam a entrar em Portugal, mas vc pode checar no consulado portugues no Brasil. Qto ao dinheiro, não é conveniente vc chegar em um país sem nenhum dinheiro, por varios motivos.
      1º Pq podem na imigração eprguntar se vc tem e qto vc tem.
      2º Pq se algo corre mal, como vc faz num país distante do seu sem nenhum dinheiro no bolso. Preferencialmente leve ja em euros o dinheiro (troque em alguma casa de cambio no Brasil).
      Boa viagem.

  12. Gessica diz:

    olá vou fazer minha primeira viagem internacional e vou levar meu filho ele tem muita vontade de conhecer a neve, gostaria de uma dica em relação a qual país tem neve em dezembro e tambem por ser minha primeira viagem gostaria de dicas sobre qual país seria inetressante conhecer.

  13. maria del carmen valverde diz:

    Olá!Gostaria de saber se posso levar na bagagem de mão, para uma viagem a Espanha, um nottbock, uma máquina digital e um mp4?Me falaram que ao passar pelo detector de metais mais moderno, esses aparelhos se desconfiguram, isso é verdade?Se puder me responder eu agradeço!Obrigada!

    • Daniel diz:

      Imagine esse Detector acabando com a configuração dos notebooks de empresários que viajam a trabaljo? Dos Turistas? Isso é conversa..
      Leve -os mas tome muito cuidado ..

  14. Luz Aidee diz:

    Hola! sou colombiana eu moro no brasil a 5 anos tenho nacionalidade, quero voltar mais minha pregunta e: posso levar uma tv daqui do brasil ou tenho que pagar alguma taxa extra???

    • Jack MacCoy diz:

      Claro que você pode!
      Você precisa ter em mãos a nota fiscal do produto. Ele irá como bagagem.
      Acrescento aqui que “pode” acontecer uma acidente e danificar o produto, mas também lembro que boa parte das TV´s são bem acondicionadas em embalagens bem resistentes. Não sei o modelo que pretende levar, caso seja de plasma ou LCD, beleza, são bem protegidas. Aconselho que leve um modelo de no máximo 40″!
      Além disso será um transtorno, devido o tamanho da embalagem. Cuidado para não exceder o peso , pagará por isso!

  15. Jack MacCoy diz:

    Quem pretende viajar pra fora do País ou não, deve ter bom senso, tranquilidade, bom humor e não levar tudo a ferro e fogo!
    Pode ser que passará por situações extressantes e vejatórias, mas NÃO desanime. Acredito que seu sonho de viajar seja maior que qualquer situação difícil. Procure aproveitar todos os momentos da sua viagem, que inclusive começa na sua casa, seja gentil, procure ouvir seus entes queridos ( pode ser que não os verá tão breve ), vá com calma e equilibrio. Lembre-se que mais importante que o destino é o trajeto, sendo assim apreveite bem todos os momentos!

    • Luciano Machado diz:

      Jack MacCoy, excelente comentário, muito simples, porém fundamental, parabéns, super abraço :0)

  16. Mariana diz:

    Quantos kgs posso levar em uma viagem para Buenos Aires/Bariloche?? Na volta posso trazer quantos kgs a mais??
    Obrigada!

  17. Monise Pantaroto diz:

    Olá, boa noite. Me chamo Monise e já fiz uma viajem ao exterior, mas acabo de chegar ao Brasil, poderiam me informar por gentileza, se existe uma permanencia mínima aqui, antes de poder fazer uma nova viajem ao exterior?
    Obrigada.

    • admin diz:

      Ola Monise, pelo que sei nao existe esta lei ou regra que determine um periodo de permanência minima no país antes de fazer outra viagem ao exterior.

  18. IGOR RONEY diz:

    BOA TARDE!
    ME CHAMO IGOR RONEY,FIZ UMA VIAGEM PARA INGLATERRA E A VIAGEM TEVE VÁROS CONTRATEMPOS POR FIM UMA PANE NO AVIÃO…
    COMO DEVEREMOS NOS COMPORTAR MEDIANTE ESTA CITUAÇÃO?
    FICAMOS NERVOSOS!!!
    OBRIGADO.

    • admin diz:

      Ola Igor, muita gente adora viajar de avião e os ambientes dos aeroportos, eu detesto :(
      Acho q toda viagem costuma ser estressante, o que vale é o turismo e as cidades novas q conhecemos, no mais acho q o stress é grande.
      A única forma é se manter calmo, não ha outro jeito senao a viagem inteira fica um caos generalizado.

  19. oi,
    estou indo para os EUA fazer um intercâmbio de 01 ano. Então, gostaria de saber se eu posso levar vários, shampoos, condicionadores e óleos de 250 ml cada um, para presente na minha mala de despache? ou a possibilidade deles derramarem? é proibido? ou há um limite de quantidade de produtos e ml ?
    ME AJUDEM!!

    • admin diz:

      Lopes, q eu saiba não há limites, mas penso q se for mta quantidade é capaz de vc ter de declarar. Geralmente leva-se na mala q vai as roupas, pois na mala de mão parece q nao é permitido levar liquidos, ou shampoos. Certifique-se na agencia onde vc for comprar sua passagem ou no aerorpoto mesmo vc pode telefonar e eles te informam.

  20. Heitor diz:

    Lembre-se que não pode tirar fotos na imigração, ja aconteceu isso comigo.

  21. Marcela diz:

    Oi, Estou indo para a Argentina em agosto, ficarei na casa de alguns amigos, mas a viagem farei sozinha.
    sei que não preciso de carta convite e nem passaporte, tem alguma dica a mais para me passar???

    Grata,

    Marcela

    • Daniel diz:

      Marcela nada é preciso!! Seria interessante que tivesse o Passaporte Brasileiro mas se ainda não possue leve o RG em BOm estado e não muito antigo.
      BOa Viagem

  22. CLEVERSON diz:

    OI AMIGO, OLHA EU ESTOU VIAJANDO PARA A AFRICA DO SUL DENTRO DE 1 MES E MEIO ,E MAIS NESTE CASO EU NAO PRETENDO VOUTAR QUERO PEGAR MINHA MOCHILA E IR ATE A EUROPA POR TERRA , AGORA MINHA DUVIDA E A SEQUINTE, E NECESSARIO COMPRAR PASSAGEM IDA E VOUTA OU EU POSSO COMPRAR SO IDA ,PORQUE NESTE CASO A VOUTA EU PERDERIA ELA QGUARDO RESPOSTAS MUITO OBRIGADO

    • admin diz:

      Ola Cleverson, bem q eu saiba brasileiros são obrigados a comprar passagem de ida e volta. Não sei se isso ainda é válido, mas ha alguns anos era obrigado a comprar ida e volta. Uma agencia de viagem pode te informar melhor. Boa viagem! :)

  23. Daniel diz:

    Olá !! Estou com viagem marcada para os Eua com minha namorada no dia 14/08/2010 e vou ficar hospedado na casa da minha irma pois ela esta gravida e vou visita-la.
    Ela é casa com um cidadão americano e sua situação é LEGAL no pais ,ela tem todos os documentos exigidos para que possa morar ,trabalhar e viver tranquilamente nos EUA.
    Confesso que estou com um pouco de medo de ser deportado…
    O que faço amigos? Peço para ela fazer uma carta visita ? Faço reserva em um HOtel proximo a casa dela ?

    Me ajudem por favor pois é a primeira vez que viajo aos EUA…Me ajudem POr favor e me orientem como conseguirem….

    Agradeço a todos pela atenção

    • admin diz:

      Ola Daniel, bem penso que se vc tem o visto de entrada nao terá problema nenhum. Se você comprou as passgens numa agência é possível que eles tenham boas orientações para te dar. Nunca viajei para os Estados Unidos mas penso que quando já se tem o visto de entrada no país nao ha nenhum problema, já q qdo se vai solicitar o visto eles perguntam tudo sobre o q vc pretende fazer lá.
      Mas sempre é bom ir prevenido uma carta dela a dizer que seria apenas uma visita seria interessante, bem como a dizer na carta que você nao fala bem o ingles e caso algum problema que a imigração a contacte!

  24. Daniel diz:

    Não falo muito bem o Inglês… Na imigração posso solicitar um tradutor ? Existe essa possibilidade…

    Obrigado

    • admin diz:

      Daniel qto ao tradutor nao sei se isso é possivel, acho que depende do país que vc estiver e da pré-disposição do agente da imigração em facilitar a situação caso não entenda o que vc vai dizer.

      • Malu Chan diz:

        é sempre possivel solicitar um tradutor (pelo menos na Europa dizem que é)… o único problema é que esses tradutores costumam, quando sabem, falar só o espanhol

  25. Lidiane diz:

    Vou viajar para Madrid em Outubro e será minha primeira viagem internacional , gostaria de saber se posso levar minha bolsa e uma pequena valise como bagagem de mão. o limite de peso para a bagagem normal é de 1 mala de até 32 Kg classe economica ou 2 malas de 32 kg cada uma? na minha bagagem de mão pode estar meu celular e minha camera fotografica? preciso registra-los antes?
    desde já agradeço

    • admin diz:

      Ola Lidiane, sim vc pode levar uma bagagem de mão, e pode levar sim sua camera e seu celular. Que eu saiba o limite é de 32 kilos para uma so mala, mas talvez a sua agencia de viagens ou onde vc adquiriu sua passagem possa te orientar melhor.

      • Celisse diz:

        Oi Lidiane, depende da cia área, irei para Zurich em outubro e pela Swiss a classe econômica pode levar 2 malas de 32 Kgs cada uma e 1 mala de bagagem de mão de 10 kgs fora a bolsa normal, eu colocaria a máquina, o celular e documentos na bolsa normal, pois fica de mais fácil acesso na hora que precisar.

  26. Olá, tenho 17 anos e vou fazer minha primeira viagem internacional descompanhada dos meus pais, eles ja fizeram a autorização tudo certinho, registrada em cartório.. Mas minha dúvida é sobre até que tamanho pode ser a bagagem de mão? E posso levar minha camera fotografica sem problemas ou terei de declara-la la receita? é uma semi profissional Sony Hx1, bem grandinha :x e uma outra sony w-90.
    Ah, vou pra Buenos Aires e pretendo fazer compras no free shop, qual é o limite que posso gastar?
    Se tiver mais alguma dica, me fale!

    • admin diz:

      Camila, q eu saiba nao limites p/ gastos no free shop.
      Qto a mala de não deve ter mais de 91 cm (36 pol.) na soma de comprimento + largura + altura, de modo que caibam no bagageiro superior ou embaixo do assento.
      Qto as maquinas fotograficas, creio nao ser necessario declarar, mas é melhor vc confirmar na agência de viagens ou na companhia aerea na qual vc fará o seu voo.

  27. danielle diz:

    Óla,eu sou DANIELLE tenho 18 anos e vou fazer a minha primeira viagem internacional sem meus pais ,eu vou para Austria quais sao os cuidados que tenho que tomar?E na alfandega como tenho que me comportar?
    grata…

  28. Rodrigo diz:

    Olá amigo, irei de ferias para a Espanha semana que vem, e pretendo retornar com uma Tv de lah, gostaria de saber até qual tamanho posso trazer? Muito obrigado!

    • admin diz:

      Rodrigo estas informaçoes vc conseguirá na Policia Federal, ou na receita federal do aeroporto, ja q alguns produtos são taxados; por isso é melhor verificar as taxas para nao ter prejuizo e contratempos no embarque e desembarque.

  29. Simone diz:

    O que um turista deve fazer se seus pertences e dinheiro forem furtados de dentro de sua mala, no quarto do hotel durante sua ausência? (hotel no exterior). O hotel deve ressarcir o cliente? Se o cliente foi com companhia de turismo a empresa é co- responsável?(contratei um pacote e o hotel não foi escolhido por mim). O que fazer nesses casos além da ocorrência policial e do constrangimeto de ainda duvidarem da gente?

    • admin diz:

      Ola Simone, infelizmente nestes casos q eu saiba ninguem se responsabiliza pelo furto, ou seja nem o hotel (já q geralmente eles disponibilizam um cofre pra o hospede guardar seus pertences) e nem a empresa de turismo que diz geralmente orientar seus clientes para que tenham atenção com seus pertences. Mas pessoalmente eu responsabilizaria o Hotel já que paguei estadia para me hospedar e manter minhas coisas guardadas, se assim nao fosse “eu” dormiria na rua.
      Sou muito dura relativamente a este tipo de coisa, o hotel deveria identificar as pessoas ou funcionarios q fizeram a arrumação do quarto naquele dia e pedir
      satisfações aos mesmos.

  30. juliana diz:

    oi, vou viajar para fora do país e minha primeira parada é em paris. A minha duvida é: como vou ficar mais tempo no país do que esta marcado minha passagem de volta… entao estou levando uma mala de roupas de verao e outra de inverno…. caso a imigração me “parem”, terá a chance de eu ter algum problema com isso? por mais q eu tenha todos os comroventes de hospedagem? é pq la é verao agora…
    obrigada.

  31. Everton diz:

    É pessoal, é problemático viajar, e para os marinheiros de primeira viagem, lembrar também de não levar tesouras, facas, canivetes, coisas pontiagudas na bagagem de mão, porque não pode embarcar no avião com esses objetos, uma vez não me deixaram entrar com um isqueiro que estava no meu bolso, coisas que acontecem, é bom se precaver…
    parabéns, ótimo tópico….

  32. O nosso Twitter twitter.com/encontrecaparao é responsável em divulgar o Caparaó Capixaba, sendo formado por 11 cidades, com muitas belezas naturais, dentre elas: Pico da Bandeira, Serra do Caparaó e Cachoeira da Fumaça.

    Venha conhecer umas das regiões mais lindas do Brasil!

    Aguardamos você, em nosso Twitter!

    Abs!

  33. sera que eu posso retira minha mala fora do destino dela, em voos internacional eu tou em portugal mais vou fazer escala em madri pra mim ir pro brasil eu vou te quim retira minha mala em madri e ela vai pra curitiba mais eu quero ela em sp sera que eu consigo fazer isso sem paga nada ?

  34. Olá, irei fazer uma viagem para a Hungria, e não fazia a menor ideia do que levar na minha mala e nem o que fazer antes de ir !
    Acho que blogs como o seu ajudam muito pessoas que estão fazendo a primeira viagem como que já fez algumas…Sempre da um branco !
    Agradeço muito, mas eu sou meio paranoica, então preciso de listas com quantidades… Sei que não vou encontrar, então vou levar tudo no chute levando em consideração todas as suas ideias !
    Obrigada

  35. liliane paiva diz:

    Gostei muito de todas as dicas, e acho que serão bastante úteis para uma marinheira de primeira viagem.

  36. cristiano souza diz:

    ola amigos, vou viajar pela 1º vez para fora do pais para os (E.UA)
    porém no trajeto de ida a cia aerea via fazer 02 paradas em 02 paises diferente, gostaria de saber se há alguma dica em relação as trocas de aeronaves , quem eu consulto se terei de sair do avião! caso sim, posso sair para fora do aeroporto ou tenho que ficar na sala aguardando o proximo embarque?

    Obrigado

    • admin diz:

      Cristiano depende de muitos factores.
      -Qto tempo sua aeronave ficará parada no aeroporto em questão.
      - Se só faz parada ou os passageiros terão de trocar de aeronave.
      - Se sua cia aérea permite que você desça do vôo e permaneça no país de escala, permitindo que você pegue o proximo vôo no dia seguinte.
      Há muitas variáveis, converse com a sua agente de viagens.

  37. tamara diz:

    OLá ,
    Minha mãe está voltando da Ingleterra(18/9) e está trazendo muita coisa pra cá (inclusive muita roupa ) porque minha irmã está grávida e ela fez o enxoval lá .Além do mais , ela está trazendo um computador , uma câmera fotográfica e uma filmadora . Gostaria de saber como ela faz para não ter tudo confiscado na hora do desembarque .. preciso de uma resposta urgênte .. Muito Obrigada desde já .

  38. Aline diz:

    Puxa, estou prestes a realizar minha primeira viagem internacional… em um mês estou partindo para a Europa e, para facilitar a vida por lá, estou levando um netbook (santa Internet….). Porém, estou preocupada com o padrão de tomadas. Fiz uma pesquisa na web, mas achei algumas informações desencontradas… para utilizar meu equipamento eletrônico lá, preciso de algum adaptador especial? e quanto à voltagem, já que meu equipamento é 110v?
    beijos e parabéns pela iniciativa!!!

  39. Aline diz:

    Para completar, moro no Brasil (meus equipamentos têm o padrão daqui) e vou conhecer a Itália, França, Espanha e Alemanha.
    ;)

  40. cristiano souza diz:

    boa tarde, a todos

    Vou fazer minha primeira viagem internacional, onde algumas duvidas surgiram como por exemplo: posso embarcar com (uma mala dentro da outra) quero fazer isso para não fazer volume na ida. há alguma proibição para isso?, terei algum problema no check in? e com os aparelhos de raio- x…. serei obrigado a desfar a mala

    abraço a todos

    • Celisse diz:

      Não seria mais vantajoso pra vc comprar uma mala lá ao invés de levar uma mala dentro da outra? Provavelmente as malas lá são mais baratas que aqui no Brasil….

  41. Carvalho diz:

    Numa viagem aos Estados Unidos, por exemplo, posso levar na mala os remédios que fazem parte do coquetel contra o vírus HIV?

    • admin diz:

      Sim CArvalho, pode levar em sua mala e leve junto as receitas do médico tb. Leve tb quantidade suficiente de remedio pois pode ser q lá vc nao encontre para comprar. :) Boa viagem.

  42. ELIZA G BEZERRA diz:

    Olá

    Vou aos EUA no proximo mês, como é minha primeira viagem internacional fico apreensiva. Queria saber se muitas horas de voo pode acarretar o que na minha saude. Tenho Hipo.

    Obrigada

    • admin diz:

      Eliza, se vc tem hipoglicemia deve avisar os comissarios de bordo e alimentar-se regularmente, nao fique mto tempo sem comer. Eu tb tenho e sempre aviso aos comissarios de bordo qto a isso, entao eles vem com mais frequencia ver se a gente precisa de alguma coisa.

  43. Diego diz:

    ola sou Diego sou Brasileiro estou em Portugal a 2 anos mas eu nao estou Legal aqui, mas estou indo embora d vez para o brasil mas minha passagem tem escala em Madrid , podera ter algum problema em madrid ou nao.

  44. Marília diz:

    Olá, tenho uma mega duvida: Estou indo para o Canadá daqui 2 semanas e gostaria de saber o que eu não posso trazer de lá? Eu pretendo trazer alguns produtos alimenticios, por exemplo maple syrup, geleias, chocolate e cerveja… É permitido na minha mala?
    Sei que outras coisas que eu pretendo trazer não tem problema, mas alimentos eu não…
    HELP ME!!!

    Obrigada!

  45. Bianca Melo diz:

    Olá meu nome é Bianca, tenho 13 anos e também vou fazer minha primeira viagem para o exterior, vou com a minha escola, por um intercâmbio. Sou do tipo muito preocupada para que tudo dê certo, e essas dicas me esclareceram bastante a mente do que levar, obrigada pelas ótimas dicas!

  46. Carol Nascimento diz:

    Olá, irei fazer minha primeira viagem internacional, para Portugal. gostaria de saber de uma cosa. Eu quero levar um HD portátil com minhas músicas , fotos e filmes que eu baixo na net em casa aqui no Brasil. Será que eu posso entrar no país assim ou vão achar que é pirataria ou algo do tipo? Obrigada!!!

  47. Vanessa Stingelin Fanchin diz:

    Olá, adorei o blog..
    Vou fazer minha primeira viagem ao exterior, na verdade, vou morar na China, e gostaria de saber o que não posso levar…Ah, tb queria saber se posso levar leite em pó na bagagem de mão, já que a viagem é longa..e meu filho bebe leite de manhã e à noite..Obrigada..

    • admin diz:

      Ola Vanessa, penso que se o leite é para a alimentação do seu bebe não nenhum tipo de problema. Talvez a companhia aerea que vc utilizar possa te dar maiores informações já que depende muito de cada companhia e das regras de cada país; e como a China é distante e rigorosa é bom checar antes; mas penso que o leite não nenhum problema.

  48. Thayna diz:

    Oi vou fazer minha primeira viagem ao exterior e a primeira de aviao, dia 10/11 vou para Portugal Com a minha avó Tenho 15 anos e gostaria de saber …Meu pai Fez uma Autorização no Consulado Brasileiro em Portugal e minha mae fez aki no Brasil se gostaria de saber ,se tenho q levar a autorização dele aki no cartório do brasil ? e onde eu apresento essa autorizçãono aeroporto ? … Nao pretendo levar mala de mao mais a minha bolsa é bem ampla e parece uma mala gostaria de saber tanbem se posso levar Livro,Escova de Dente e pasta ,oculos,Celular e tudo mais na minha bolsa mesmo ou presiso de uma mala de Mão ?
    Desde de Ja Agradesso

  49. Renê Klingohr diz:

    Olá, eu gostaria de saber se é possível utilizar Notebooks dentro dos aviões internacionais somente na bateria ou existe alguma fonte de energia para mantermos o Note ligado?

  50. Olá

    Como a maioria,vou fazer minha primeira viagem internacional. Vou para Paris e não sei falar Francês, e falo pouco inglês…Lá tenho uma amiga,o que não será o problema.Tenho receio disso na imigração…o que fazer?

  51. Stella Silva diz:

    Viajarei para Madrid dia 28 de outubro, já estaará frio nesta época? que tipo de roupa devo levar? e que quantidade para 10dias. Agradeço desde já a resposta.

  52. Aurelio Lourenço Guimaraes diz:

    Quero saber se comprando uma passagem com volta marcada, como faço pra adiar essa volta, e se é preciso pagar alguma multa. Exemplo: voltar de Los Angeles em deszembro, mas quero voltar em janeiro

    • admin diz:

      Olá Aurelio, geralmente o tempo máximo permitido de estadia num país é de 3 meses (pelo que sei). Nos USA penso que vc deve ter solicitado um visto de entrada, e devem ter te dado um prazo de permanencia lá, creio eu que vc deverá segui-lo rigorasamente.

      Se for Europa nao ultrapassando os 3 meses (autorizados) vc poderá autera-lo diretamente na sua companhia aérea, mediante pagamento de taxa que variam de 250 euros a 600 euros (dependendo da companhia).

      Se quiser ficar mais de 3 meses na EUROPA deverá solicitar prorrogação de visto nos orgãos competentes ( Serviço de Estrangeiros), deverá provar tb que tem meios de sobreviver, e alegar qual o motivo pelo qual quer ficar + tempo no país.

  53. Olá,
    Estarei indo para Londres no final de dezembro com retorno para o início de fevereiro e ficarei hospedada na casa de um amigo brasileiro. Pretendo fazer um curso rápido de inglês durante quatro semana e já sei que não será necessáro o visto para estudante. A minha dúvida é em relação a negociação com o curso de inglês e a imigração… Será que devo procurar uma operadora brasileira para realizar todos os tramites dessa viagem ou terei problemas em contacta-los por conta própria apesar de que o custo será bem mais atrativo?

    Grata,

    Josi

  54. denia martina diz:

    Arebaba estou indo pra India agora dia 20 de outubro, eu e minha irmã na cara e coragem famos ficar em Delhi por 32 dias se alguem tiver alguma dica grata Denia BH MG

  55. Marco diz:

    Estou viajando para Europa no final do ano, minhas dúvidas são:

    É obrigatório fazer o seguro viagem para os países como Roma, França e Inglaterra?
    Não falo inglês, posso ter algum problema com o departamento de imigração, ou eles são obrigados a fornecer uma pessoa que fala a minha lingua?
    Tenho que rgistrar aparelhos na Receita Federal como, Notebook, Câmeras Digitais, Celulares…antes de sair do país?

    Grato.

    • Eliana diz:

      Marco:
      É obrigatório seguro de viagem para os paises da Europa, e ainta tem um minimo estipulado acho que de 30 mil euros, se não me engano.
      Qto aos aparelhos eletronicos se forem produzidos no Brasil não precisam ser declarados, já se forem produzidos fora, aí sim vc terá de declarar na alfandega antes da viagem.

  56. sueli velloso diz:

    Tenho lido vários comentários sobre viagens internacionais mas minha dúvida é
    também tenho que registrar na alfandega os meus celulares que vou levando daqui
    quanto aos meus medicamentos para diabetes preciso de receita já que os uso há muito tempo não fui ao médico e já viajo no sábado
    [

  57. Luara diz:

    Boa Noite’
    Olha só eu já fiz uma viagem internacional’ so que quando fui tava com 15anos e fui com uma Autorização da minha mae que ta aqui no Brasil e de meu pai que ta em Portugal’
    eu queria saber se tem algum problema eu viajar ( sem autorização) um dia depois do meu Aniversario de 18 anos ?
    Obrigada ‘ :)

  58. Cléo diz:

    Olá,estou indo para portugal no dia 24 de novembro,é minha primeira viagem para lá.Eu gostaria de saber se 1,300 euros é suficiente para eu passar 9 dias,tenho hotel incluso na viagem.E tambem tenho amigos em Portugal.Será que terei algum problema com a imigraçao se eu ñ tiver cartao de credito internacinal?Ah,tenho seguro viagen de 30 mil euros,que é o estimulado para viajar para Europa.Se vcs puderem responder o quanto antes eu agradeço.”OBRIGADA”

  59. carmem diz:

    ola parabens pelo seu blog, vai me ajudar mt…vou para Buenos Aires, ja li alguns posts acima e vi q preciso levar receita medica p remedios, vc sabe qts quilos por mala? e posso alem da mala, levar uma de mao e qts quilos pode ter? onde levo shampoo e creme ja q vc disse q nao aceitam na bagagem de mao? alem da mala, bagagem de mao posso levar bolsa tbm? (beleza!!) mas td essas bagagens somam no peso total? to ansiosa, nao sei o q levar e onde levar. Chapinha de cabelo e maquina digital precisa declarar? Outra coisa, o peso da mala da ida, caso va bem vazia ( heheh) tem q ser o mesmo na volta? pois pretendo nao levar quase nada de roupas e comprar por la pq nao sei como estara o tempo equero comprar coisas novas, pode ser nao levar quase nada e trazer com roupas p meu uso, nada de vender? se nao ultrapassar o peso pago por excesso ou nada a ver, eles nao checam a informaçao do peso da mala na ida ( comprei passagem de ida e volta) desde ja muuuito obrigada

  60. wilza arruda de azevedo diz:

    Vou para Espanha, pois tenho uma filha que mora lá. Gostaria de saber que alimentos posso levar.E qual o limite de peso por mala?

  61. Priscila diz:

    Oiii amiga (:
    eu adorei o site, é muuito legal (:
    eu souu brasileira e to indo pra orlando , e essas dicas vao servir muuuuuito :D
    mano, eu ja ia fazendo um monte de coisa ao contrario do que tava aee ahhahah
    enfim, adorei o site, parabens :D

  62. valesca diz:

    Boa noite!
    Gostaria de saber se o tamanho da mala é realmente seguido.
    Pois minha mala na soma da altura, largura e comprimento deu cerca de 170 cm e pelo que eu li são 158cm o permitido. Como é feita e se é feita essa medição nos aeroportos? Devo trocar de mala?
    Att,
    Valesca

  63. Marcos diz:

    bom dia,

    vou viajar para o EUA no próximo dia 31, acontece q preciso levar meu remédio que tomo de uso controlado (tarja preta). Preciso de alguma autorização especial.
    obrigado
    MARCOS

    • admin diz:

      Olá Marcos à mim nunca me aconteceu deles cismarem com remédios, mas para evitar problemas eu sempre levo comigo uma receita médica.
      Na mala de bolsa levo um ou 2 comprimidos para dor de cabeça e enjoos, os demais reemédios vão na mala de roupa num saquinho junto com a receita médica.
      Tb levo na minha bolsa uma xerox das receitas para evitar confusões, é sempre bom estar prevenido.
      Lembre-se tb que no exterior é praticamente impossivel comprar remedios sem receitas médicas.

  64. Elizabeth diz:

    Na minha primeira viagem, eu pretendo viajar para New York – EUA.
    Gostaria de saber quais são os documentos essenciais para viajar para lá e quantas malas eu preciso para ficar por lá 20 dias.

    Obg. =)

    Elizabeth

  65. maria diz:

    Gostaria de saber se posso levar 1 uma única mala de mão para 2 ou 3 pessoas e ultrapassar o limite de 5kilos para vôo internacional.

  66. Mateus diz:

    Vou viajar para europa – Madrid, quais as perguntas que eles fazem no aeroporto? Gostaria de saber em ingles.

    att

  67. Jorge Carvalho diz:

    Óla,eu sou JORGE tenho 15 anos e vou fazer a minha primeira viagem internacional sem meus pais,eu vou pra França,Eu queria saber uma coisa,Minha Mãe Mora Lá Na França tem 11 Anos,é tem um bom tempo que Não vejo ela,Meu Pai Mora Aqui no Brasil na Bahia,Já tenho a declaração do meu Pai,eu to responsal por minha avó aqui no brasil pq meu pai não mora comigo é queria saber se tem que ter a declaração da minha Mãe ou da minha Avó???

  68. Carlos Augusto diz:

    Lidiane estarei indo ao Chile em março com a minha esposa, quero uma dica sua sobre os aparelhos eletricos e eletronicos como leptop, celulares, maquina fotografica, barbeador eletrico, aparelho GPS ( pretendo alugar um carro por lá ), tenho que declarar que estou portando os referidos objetos na policia federal. Sou de Lauro de Freitas -Ba e meu voo sairá do Rio de janeiro onde estarei na data do embarque.
    Se tiver que fazer uma declaração antecipada posso fazer no aeroporto de Salvador?

    Antecipadamente grato pelas informações.
    Carlos

  69. Mariana diz:

    Olá vou fazer minha primeira viagem para fora agora em julho,vou em uma excursão para Ny e Orlando,queria saber se posso trazer maquiagens,cremes,shampoo essas coisas,pois uma vez ouvi falar que não podia por causa de drogas,então fiquei pensativa e nervosa. Obrigada pelas dicas e aguardo resposta!

    • admin diz:

      Olá Mariana, sim vc pode fazer compras e trazer normalmente, claro que não deve ser em quantidade exagerada, mas pode sim.
      Geralmente é indicado colocar na bagagem de roupa que vai no depósito do avião e não na bagagem de mão.
      Sempre que comprar esteja atenta p/ ter a notinha fiscal que a loja vai lhe dar, guarde-as com vc p/ qq eventualidade.

  70. victória viegas diz:

    ah eu fiz minha primeira viagem internacional no natal, vim morar com a minha mae na italia, fiz escala em sao paulo e la como eu tenho 14 anos de idade no check-in no alitalia eu nao poderia viajar porque a taxa de menor de 16 desacompanhado nao estava paga , minha mae nao foi informada disso quando comprou a pasagem e eu estava com 13 reais na bolsa, a taxa era de uns 74 dólares, fiquei desesperada , no fim a agencia foi multada . Mas gostaria de saber, de quanto no min. em euros o meu namorado de 16 é obrigado a trazer, ele vai ficar hospedado na minha casa, gostaria de saber tbm, o que vao pedir aqui no aeroporto quando ele xegar . Obg e vai o aviso la em cima para os menores .bjo

  71. elisa diz:

    olá, estou indo para Portugal fazer intercâmbio de 6 meses. Porém consegui fazer o pedido do meu visto apenas agora, e a data de embarque de minha viagem é dia 05 de fevereiro. O consulado me informou que leva em média 35 dias pra ficar pronto o visto, ou seja, não terei o visto a tempo. Gostaria de saber se posso embarcar na data prevista mesmo sem o visto, apenas com o passaporte, ou se este é indispensável pois a minha data de retorno é dia 31 de julho?
    há a possibilidade de eu embarcar sem visto e fazer o pedido deste em Portugal?
    Obrigada

  72. Lisandra diz:

    Pode usar celular no avião, só para escutar músicas, ou ele deve estar na mala?

    Obrigada

  73. Juliana diz:

    Oi, estou indo para a Alemanha em março, porém meu voo tem escala em Paris, e de lá sigo em outro voo para Frankfurt. Minha duvida, deverei passar pela imigração na França ou em Frankfurt, ficarei um mes la, mesmo assim preciso do seguro viagem, se sim, onde posso adquiri lo?! Comprei minha passagem pela internet e ficarei hospedada na casa do meu namorado que está la como estudante, posso ter algum problema para entrar no país?!

    Obrigada,

  74. loraine diz:

    nunca viagei estou levando duas malas grandes euma de mao. esta certo ou devo levar somente uma grande e uma de mao?

  75. giovana diz:

    oi vou viajar com uma amiga pra europa em abril e gostaria de saber como está mais ou menos o clima por la .

  76. Oi, achei as dicas muito boas. Sempre viajo de avião, mas nunca fui pra fora do país. Este ano vou fazer um intercâmbio de 17 dias pra Londres e Paris. Estou acostumada com aeroportos, embarques e tudo mais, mas existem grandes diferenças como imigração, visto, passaporte, bagagem e tudo mais. Estou muito animada mas ao mesmo tempo nervosa, já que será minha primeira viajem longa, longe e sem os pais. Essas dicas de tranqüilizaram muito! Obrigada!

  77. marcia carrenho diz:

    Ola,vou pra miami em julho e gostaria de saber o que levar de roupa e calçado,não gosto de sapato de salto e tambem vai ter um jantar social o que eu posso usar.

  78. vivianne menezes diz:

    Gostaria de obter informações acerca do que vestir e o que levar de roupa e sapatos numa viagem em abril de 2011 para espanha e portugal 15 dias.
    obrigada,

  79. janaina diz:

    Hola!
    Vivo na España, mas pretendo voltar ao Brasil! gostaria de saber se posso levar uma tv LCD de 20 polegadas como bagagem de mão? ou tem que ser despachada junto com as malas?
    Obrigada!

  80. GLERISTON diz:

    oi boa noite galera..passao por aquim e gostei desse site. mas me repodam.. como e que eu faço pra ir a portugal..prisçiso trabalha.voçes podem me indica algum pais/;? muito obraigado

  81. sebastiao Batista dos Santos diz:

    Gente!!!estas dicas estas dica e bom demais era tudo que prescisava valeu amigao .

  82. Filipe Bozer dos Santos diz:

    eu queria saber o ñ pode usar dentro do avião?

  83. Amadeu diz:

    Olá pessoal! Estou indo para europa em abril e gostaria de saber se vcs podem me dar algumas dicas, principalmente sobre a parte da imigração. Vou faze-la em Madrid, e parece que tem um monte de exigencias, não é?
    Ah! se souberem de hoteis baratos com WC e chuveiro em Paris e Londres, me avisem, ok!

  84. Amanda diz:

    Eu vou viajar com minha mãe em dezembro, pra Londres, gostaria de saber mais sobre a imigração e tbm se existe um quantia estabelecida pra levar de euros.

    • admin diz:

      Olá Amanda, a imigração tem condutas diferentes em cada país, algumas são mais rigorosas que outras. Sugiro que vc se informe na agência de viagens onde irá adquirir
      sua passagem aérea. Quase sempre é preciso comprovar local de estadia, bem como valores em dinheiro que justifique e que possa te manter nos dias em que ficará no país; mas como eu te disso isso varia mto. Varia até mesmo do oficial de imigração que vc pegar, alguns nem perguntam mta coisa.

  85. Victor diz:

    Ola eu vou viajar para a disney com a escola de ingles que eu estudo e não sei se posso comprar um notbook nos estados unidos e trazer dentro da minha mala o que devo fazer ??

  86. Juliane diz:

    Estou indo embora para o Brasil agora dia 21 e estou na Italia tenho um tv slim ela cabe na minha bagagem de mao sera que posso levar?

  87. EDILAMAR RODRIGUES ALVES diz:

    Estou indo para Bariloche e gostaria de saber o total de quilos que minha mala precisa ter e também a bagagem de mão. E pretendo levar 1 filmadora, 1 máquina fotografica e 1 PSP, preciso declarar aqui no Brasil?

  88. Olá, pretendo ir pra New York e queria saber mais ou menos quanto de dinheiro (se puderem colocar em Dólares e reais,agradeço) que tenho que levar. Me ajudem =/

    • admin diz:

      Daniela, depende do nº de dias que você ficará lá, USA são bem rigorosos qto a estas informações, mas aconselho que ao solicitar o seu visto de entrada vc se informe
      relativamente a essas questoes.

  89. Camila diz:

    Olá, viajo mes que vem para o canadá,e tenho duvidas sobre o que levar de roupas,afinal lá é bem friu.E estou meu ansiosa em relação a meu visto de estudante que ainda não chegou,e quais documentos devo levar comigo devo levar tbm a minha carta de aceite da escola para caso a imigração me perguntar alguma coisa??ME AJUDEM…..Aguardo…Bjoos

  90. Kaique Lira diz:

    Olá , vou para flórida dia 28 de junho mas não consegui o visto ainda , teria como eu chegar lá e pedir um visto adiantado sendo que eu vou só pra passeio na casa da minha tia ? E sou menor e vou sozinho , no avião tem alguma preferência ?

  91. Vania diz:

    Olá, sou brasileira e viajei para Portugal dia 12 de março, pretendo voltar para lá em julho. será que terei algum problema com a imigração portuguesa por estar viajando para lá duas vezes num curto espaço de tempo??
    Existe alguma lei que determine isso??

    • admin diz:

      Olá Vânia, q eu saiba não há nenhuma lei que impeça isso, poderão é te fazer mtas perguntas pq vc está voltando p/ Portugal novamente num curto espaço de tempo, mas se vc tiver alegações plausíveis não há problemas. Boa viagem.

  92. gostaria de saber o que levar para uma viagem de 7dias para disney. para duas criança de 9anos e outro de 13anos.

  93. Daniella Andrade diz:

    ola eu gostaria de saber oque fazer quando eu for para a disney quantas coisas eu posso trazer de la! e oque tem para fazer no aviao AGUARDO A RESPOSTA OBRIGADO !

    • admin diz:

      Daniella, estas respostas vc poderá obter na agencia de viagens onde vc comprou o seu pacote turístico, as leis mudam constantemente por isso fica difícl estipularmos com
      certeza o que vc pode ou não trazer na sua bagagem.

  94. LILIAN diz:

    vou para lisboa 02/06/11.Vou levar minha camera estou preocupada com o plug do hotel não dar certo com o carregador da minha camera,posso comprar um adaptador aqui e onde tem pra vender ou posso comprar la. obrigado, amei esse blog ajudou muito pois é minha primeira viagem.

  95. danielly diz:

    adorei o Blog…foi muito util para mim… :-)

  96. LILIAN diz:

    muito bom esse blog amei!!!

  97. stephanie diz:

    olá.meu nome é stephanie,e eu vou fazer minha primeira viagem de avião,eu vou viajar em um avião onde levamos nossa bagagem conosco,gostaria de saber alguns precauçoes para essa viagem.
    alguem me ajuda?

  98. Wilson Ramião diz:

    Uma boa dica seria tirar uma cópia (xerox, mesmo) dos cartões de crédito e passaporte.

  99. Charlie Yamamoto diz:

    Estou indo ao Japão no mês que vem. Com o problema do vazamento de radioatividade decorrente do terremoto ocorrido em março, ouvi dizer que o Brasil proibiu a importação de produtos alimentícios do Japão. Isso se aplica também a turistas? Não posso trazer nem uma barrinha de chocolate do Japão na minha bagagem?

    • admin diz:

      Olá Charlie, que eu saiba não pode. Pelo que sei autoridades locais fazem averiguação da bagagem e impedem que o turista leve generos alimenticios, mas penso que o máximo que pode te acontecer é reterem a barrinha de chocolate no check-in :)

  100. Mariana diz:

    Boa tarde,
    Primeiramente gostaria de agradecer as preciosas informações contidas no site!!! Muito úteis!!
    vou morar um ano na França e gostaria de saber se no retorno ao Brasil é possível trazer notebook, ipod, ipad, câmera,etc. Ou terei que pagar muitos impostos por isso??
    Se eu trouxer esses equipamentos na bagagem de mão, é possível que sejam confiscados?
    Não consegui encontrar muitas informações sobre isso e agradeço muito se conseguir me ajudar!!!
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!!!

    • admin diz:

      Mariana, sim vc pode trazer, porém a partir de um valor vc deverá declara-los ao desembarcar. É sempre bom trazer consigo as notas fiscais referente a compra dos mesmos.
      Geralmente qdo estamos ainda em vôo os tripulantes (comissários de bordo) nos dão um formulário p/ ser preenchido e declararmos o que estamos levando, o qual deve ser entregue já em terra firme na fila da alfandêga.
      Isso aconteceu comigo várias vezes, porém como cada vez em q eu fiz uma viagem internacional aconteceu de forma diferente pode ser q com vc aconteça tb de forma diferente; sendo assim fica dificil afirmar com certeza qual é o procedimento usual. Talvez no site da Receita Federal haja alguma informação sobre isso. :)

  101. Kaisna diz:

    Ola, eu vou para italia da que a 26 dias, vou ficar hospedada na casa de meu noivo, gostaria de saber ele fez uma declaração e me mandou via fax’ eu gostaria de saber, quando em dinheiro é preciso levar, msmo eu sendo hospedada na casa dele?

    • admin diz:

      Kaisna, nem sempre perguntam qto vc elva de dinheiro, mas pode ser que vc pegue um oficial da imigração mais detalhista e te pergunte qto vc leva de dinheiro.
      Geralmente o minino p/ se levar é cerca de 500 euros e o máximo creio que 5.000 euros.

  102. Penha diz:

    Olá!
    Gostei muito do que já li até agora e gostaria de mais informações: estou indo para EUA e nunca viajei para fora do Brasil. Gostaria de saber sobre traje, e o que posso levar em minha bolsa de mão. Poderia relacionar pra mim por favor? além do que será relacionado, poderei levar maquina fotografica ou não?
    Desde já lhe agradeço pelas dicas.

  103. Ana Paula Rodrigues Caldeira diz:

    Muito Obrigada pelas dicas!!!
    Pois irei viajar em agosto para Espanha e não sabia de nada de que levar.
    Assim para duas semanas quantas mudas de roupas devo levar

  104. Liliane diz:

    Posso levar bebidas alcoolicas na bagagem depachada para EUA?

  105. Gostaria de saber maiores detalhes sobre cota, em viagens internacionais? E saber se a mesmo valor da cota de adulto serve para crianças?

  106. Fátima diz:

    Irei viajar SP/ORLANDO e ORLANDO/SP.
    Gostaria de saber se posso levar uma mala e no retorno retornar com 2 malas, ou eles controlam quantas malas levei e qtas vou trazer?

  107. Uma dica para quem embarca do Aeroporto de Guarulhos alem de economizar nas passagens aereasemvez de chegar ao Aeroporto de taxi ou estacionar no estacionamento do Aeroporto conheca o estacionamentoguarulhos.com.br que e um estacionamento de longa permanencia com traslado ao AAeroporto de Guarulhos, confira!

  108. Silvio Vietri diz:

    Olá amigos!

    Estarei indo este final de semana para Bensheim na Alemanhã.

    Alguma dica para diversão?

  109. Penha diz:

    Olá,

    Estou indo para os Estados Unidos e nunca viajei para o exterior. Gostaria de saber sobre a quantidade de dólares que tenho que levar.

    Desde já, lhes agradeço.

  110. Silvio Vietri diz:

    Olá,

    Não carregue mais de 10 mil reais. Além de perigoso, é vetado pela alfÂndega brasileira. Procure habilitar seu cartão de crédito para uso internacional. É fácil e prático.

  111. olá, será minha primeira viagem para o exterior, e estou com duvida em relação à imigração, como é? Ao sair do avião somos levados ou temos que ir direto? Nao tenho ideia de como funciona… vou estar sozinha, me ajudem..

    • admin diz:

      Isa, todos que saem do avião estrangeiros ou não, devem passar por um “guichê” onde o passaporte será apresentado ao oficial de imigração do país. GEralmente há filas p/ cidadões estrengeiros (P/ os brasileiros por exemplo) e outra fila para os cidadãos nativos do país que vc vai. Não se preocupe, antes de poder pegar a sua mala na esteira, todos os passageiros seguirão no aeroporto (ao sair do avião) um caminho que os levará automaticamente ao guichê de imigração. Após ter tido seu passaporte carimbdo, então você deverá procurar a esteira onde está sua mala, quase sempre no aeroproto existe informações em painéis, a qual vôo as esteiras se referem. Mas uma dica boa é tentar ver se encontra a espera o pessoal que foi no mesmo vôo com vc. Boa sorte. Ahhh…todo esse processo quase sempre é demorado.

  112. nossa, muito obrigada! Vou estar indo sozinha e encontrar meu marido lá, estou com bastante “medo” quase desistindo..rs.

  113. Wellington diz:

    Ola …

    Pretendo ir para Valencia espanha, e ficar um mes. Gostaria de saber qual valor sulficiente para levar comigo em euros? E dizem que e muito dificil entrar na espanha ne uma viajem sem escalas?Tem que ir por outro pais , e depois pro destino, ou seja, 2 escalas?Isso e verdade? Tenho amigos la , legalizadoos. Qual o melhor a se fazer ?

  114. Bianca diz:

    Boa noite! Vou passar 35 dias em Bilbao na Espanha na casa de uma amiga. Gostaria de saber quais os riscos de ser barrada na imigração? E quanto de dinheiro no minimo devo levar?

  115. mauro diz:

    Ola, adorei as dicas postadas aqui e tenho uma duviva.
    Estou indo pra europa ano q vem e estou providenciando minha cidadania europeia(portuguesa). Duvida pra evitar ser barrado como brasileiro tem como viajar ja com identidade portuguesa ou se nao la tem como se houver algum problema na imigraçao aprensentar a mesma?
    obrigado :)

    • admin diz:

      Mauro, não entendi muito bem a sua pergunta.
      Mesmo que você tenha identidade portuguesa, deverá ter também o passaporte de cidadão europeu.
      Se você tiver apenas a identidade portuguesa, o ideal é que você tire um passaporte de cidadão europeu.
      Digo isso para evitar confusões na imigração, se você apresentar passaporte brasileiro e identidade portuguesa a situação pode ficar confusa.
      O consulado portugues poderá te orientar em como proceder para solicitar a sua cidadania e documentos portugueses.

  116. Michele diz:

    Olá
    Vou fazer minha primeira viajem internacional este mes, vou passar 9 dias em Cacun!!! estou bem empolgada. Adorei as dicas, sempre bom compartilhar experiencias, mas ainda tenho algumas duvidas:
    1 – Quanto a objetos portateis, como notbook e maquina fotografica que eu estou levando daqui, vou ter que listar no aeroporto antes do embarque?? não preciso da nota fiscal né? No aeroporto possui placas indicando onde faço esse procedimento??
    2 – Medicamentos como paracetamol (para dor de cabeça), preciso obrigatóriamente levar na bagagem de mão?? é necessário receita medica?? e se necessário, precisa ser em inglês??

    Desde já agradeço!!!

    • admin diz:

      Michele, pelo que sei estes objectos que são de uso epssoal nao necessitam de apresentação de nota fiscal, a nao ser que vc tenha comprado no país p/ onde foi de férias. Mas se vc tiver é bom levar, se alguém pedir vc tem como provar que já era sua antes da viagem.

      Qto a remedios na bolsa de mao, pela minha experiencia vc pode levar poucos comprimidos, os demias devem ir na mala que vc despacha no check-in, se for medicamento controlado ou algo do gênero como tratamento contínuo, é bom que vc leve sua receita médica. Boa viagem.

  117. mauro diz:

    Acho q nao esclareci bem, desculpe. Eu quis dizer q seria melhor sair do Brasil com passaporte portugues ou brasileiro?
    mas acho q sera melhor perguntar antes no consulado mesmo. :)
    de qq forma agradeço muito e parabens!!

    • admin diz:

      Olá Mauro, sem sombra de dúvidas que o passaporte europeu é melhor e abre muitas portas no exterior até mesmo em termos profissionais. Boa viagem! :)

  118. Rodrigo Soares diz:

    Ola, queria saber quais são os documentos necessários para entra na Argentina/Bueno Aires?

  119. Ola pessoal,tenho uma duvida.Entao minha amiga ta vindo do BRASIL ,entao pedir para ela trazer um pouco de FARINHA DE MANDIOCA para mim,mas ela ta com medo de ser barrada.

    é possivel que aconteça?

    Att,Bery.

  120. RICARDO HENRIQUE diz:

    GOSTARIA DE SABER SE EM ROMA , PRÓXIMO A ESTAÇAO FINAL DE TERMINI, NO MÊS DE SETEMBRO ,SERIA MAIS PRUDENTE RESERVAR UM QUARTO COM ANTECEDÊNCIA POR AQUI VIA INTERNET OU PODERIA CHEGANDO LÁ PROCURAR HOTEIS COM PREÇOS E SERVÇOS MAIS VANTAJOSOS?

  121. Dizem que não se pode levar líquidos na bagagem de mão. Mas o remédio tarja preta que tomo regularmente é líquido (vidro pequeno em gotas). Como faço? Grata!

    • admin diz:

      Ci, estes tipos de remédios são elvados na mala, porém se vc terá necessidade de fazer uso do mesmo durante a viagem, aconselho pedir ao seu médico uma receita e uma declaração da necessidade de vc utilizar este remédio, pois caso contrário em sendo líquido pode ser que seja barrado qdo vc passar sua mala de mão ou bolsa no raio x.

  122. Andreia diz:

    Que post mais porreta este heim…rs
    PARABÉNS!!
    Minha primeira viagem int acontece em setembro. To super ansiosa! Vou pra Madri e dpois, Paris. Viagem de 12 dias.
    E como mtos aki, tenho algumas duvidas:
    - posso levar, alem da bagagem de despacho, uma bagagem de mão (com troca de roupa e casaco) e mais uma bolsa a tiracolo (pra documentos, remedios e camera)
    - compensa levar euro em especie ou Visa Travell Cheq
    - economizando, em media qto se gasta por dia

    Super grata desde já!
    Gde bjo

    • admin diz:

      Andréia,
      1- Pode levar uma bagagem de mão, mais sua bolsa.
      2- Leve euros e cartão de crédito internacional.
      3- Relativamente aos gastos depende, Paris é bem cara, Madrid nem tanto. Eu creio que entre almoço, lanches, taxis ou outra condução, passeios, museus, no mínimo vc vai gastar uns 60,00 euros por dia. Sem contar os souvenirs que vc irá querer comprar. Perto da torre eiffel os souvenirs são caríssimos, tente procurar em lojas mais afastadas (não tão perto dos monumentos históricos).

  123. Andreia diz:

    Muuuito obrigada pelas dicas!
    E qquer duvida, entro em contato de novo…rs

    bjãoo

  124. Lígia diz:

    Pessoal estou indo para Barcelona na Espanha mas saio do Brasil com voo até Madrid, lá em Madrid pegarem um trem rumo a Barcelona. Goataria de saber quanto tempo em média dura todo esse tramite no aeroporto quando chegamos lá(saída do avião, imigração, pegar malas na esteira). É que a previsão de chegada do voo são às 12:15 e tenho que está na estação de trem que fica a 15Km do aeroporto às 16:30. Será que dá? Me ajudem por favor.

    E quanto no mínimo a imigração recomenda levar em euros para ficar 1 mês na Espanha?

    Obrigado.

    • admin diz:

      Ligia, depende mto da quantidade de pessoas que desembarcr no mesmo momento que vc. Por vezes ao mesmo tempo chegam varios voos de diversas localidades e acumula passageiros na imigração, isso sem falar que o seu voo tb pode atrasar. Em relaçao ao dinheiro penso que vc deve levar seu cartao de credito internacional e no minino 1000 euros em dinheiro.

  125. gloria.. diz:

    eu vou viajar milão italia dia 18 de septiembre,gostaria de saber,que vão me pedir de documente fora o passaporte ?tenho escala en madri de madri a milano? porfavor se poder me ajudar eu agradeço muito!

  126. paulo rogerio diz:

    PRIMEIRAMENTE PARABENS PELAS DICAS!
    VOU PRA ALEMANHA ESSE MES PELA PRIMEIRA VEZ
    E NUNCA ANDEI DE AVIAO…A COMIDA NO AVIAO É LIBERADA NA HR Q AGENTE QUISER?
    QUNADO CHEGAR LA OQ FAREI PRA ME COMUNICAR SE NAO FALO ALEMAO?
    TEM MEDICOS NO AVIAO?
    DESDE JA AGRADEÇO!

    • admin diz:

      Paulo,
      1- A comida no avião é servida em simultâneop/ todos os passageiros na hora em que a tripulação decide isso.
      2- Se vc não fala alemão poderá comunicar-se em inglês.
      3- No avião nao há médico, a não ser q algum dos passageiros presentes seja medico.
      Boa viagem! :)

  127. paulo rogerio diz:

    o problema é q nen ingles eu falo tbm rsrsr
    vou chegar la com uma carta pra entrar
    mostro essa carta pra quem?na fiscalizaçao???
    abraços e muito obrigado!

    • admin diz:

      Olá Paulo,
      Sem falar ingles acaba por ser um pouco complicado, o ideal então é que vc leve consigo uma carta a explicar em alemão que vc não fala nem ingles e nem alemão e que caso haja algum problema algum amigo deve ser contactado (leve o telefone dele escrito na carta). Não sei na Alemanha, mas em quase todos os países qdo descemos do avião somos encaminhados para uma área onde os passageiros europeus são separados dos estrangeiros (brasileiros, indianos, japoneses, etc.). Passa-se então por um guichê onde estará uma autoridade da imigração local que irá averiguar seus documentos e poderá lhe fazer algumas perguntas. Por isso é bom que vc leve consigo uma carta explicando que vc nao fala o idioma e que está lá apenas p/ turismo. Boa sorte.

  128. OI OLHA ESTOU EM PORTUGAL A 3 ANOS ,MAS NUNCA FUI INFORMADA SOBRE ESSAS COISAS DE LEGALIZACAO ,,, BOM EM FIM, QUERO TER A AUTORIZAÇAO DE RESIDENCIA COMO FAÇO?
    ENTREI EM PORTUGAL COM O VISTO DE TURISTA,E LOGO COMECEI A TRAB, DEI ENTRADA NO SEF SO QUE SO ME CHAMARAM QUANDO EU JA NAO ESTAVA MAIS A TRAB E JA ESTAVA SEM CONTRATO,E DESDE ENTAO NUNCA MAIS CONSEGUI QUE ALGUMA ENTIDADE PATRONAL ME DESSE TRAB, OU SEJA NAO TENHO O PASSAPORTE COM OS VISTOS EM DIA E NEM TRAB E PELO JEITO UMAS BOAS COIMAS PARA PAGAR… AJUDA- ME POR FAVOR

    • admin diz:

      Solange, sugiro que vc consulte um advogado em Portugal p/ q ele possa te orientar corretamente. Se vc está em Portugal terá de comprovar q tem como sobreviver, se trabalha terá de comprovar, se está ilegal não sei se o SEF está atualmente regularizando a situação dos imigrantes ilegais, mas vc tb pode telefonar directamente ao SEF e se informar.

  129. Olá!
    Gostei das dicas de viagem e gostaria de incluir mais algumas.
    1 – Se não conhecer bem a língua local, leve um dicionário, algumas publicações de revistas de viagem ou afins vem com uma parte com frases a serem ditas, tipo pedir informação de rua, horas, onde fica metro etc.
    2 – Procure informações sobre o número de telefone e endereço do consulado e/ou embaixada. Se perder o passaporte terá que emitir um documento que irá substituir o Passaporte na viagem de volta.
    3 – Alguns aeroportos não são seguros por isso ficar sempre de olho na sua bagagem.
    4- Se levar aparelhos eletrônicos que precisem ser carregados na tomada, verificar a voltagem e tb o tipo de tomada do lugar, p/ isso a agência ou o consulado do país pode ajudar.
    5- Sempre reservar um dinheirinho para ao final da viagem gastar nos dutty-free. :)

    Abraços e parabéns pelo blog

    ÐS

  130. Marta diz:

    estou Indo para Irlanda ver meu namorado q esta morando la, irei ficar somente 8 dias, irei fazer conexao na holanda, minhas duvidas sao:

    como faço pra pegar o outro aviao na Holanda sendo que nao falo ingles? Existe comissarios que falam portugues?
    como é a imigração?
    quanto de euro deve levar?
    fiquei sabendo que preciso de uma carta convite de alguem de la para entrar, é verdade?
    dEVO LEVAR cartao, ou Euros mesmo?

    me ajudeeeeeeeeeeeeeeeeemmm

    • admin diz:

      Olá “Marta” :)
      Não falar inglês na Europa é complicadissimo, não sei qual companhia aérea vc vai se for TAP (que faz vôo p/ quase toda a Europa) os comissários obviamente falam português, as demais confesso que não sei.
      Cada país tem um sistema de imigração, ou seja as regras mudam de país para pais, por isso fica difícil dizer algo concreto.
      É conveninete sim que vc leve consigo uma carta convite, no idioma local, explicando que vc irá ficr somente uma semana.
      Se vc tem cartão de crédito internacional, leve-o, mas não se esqueça de antes de viajar comunicar o seu banco p/ liberação de gastos que serão efectuados no exterior.
      Em dinheiro vc pode levar creio que até 5.000 euros.
      Boa viagem. :)

  131. Jane Oliveira diz:

    Olá! Viajo amanhã para Paris com meu filho de 3 anos e meio….o pai dele fará esse destino conosco e retorna ao Brasil em 6/11 e eu sigo com meu filho, de trem, para Londres, onde pretendo ficar até 11/11, data na qual iremos, de avião, para Dublin. Estou levando autorização do pai para esses 3 países, registrada em cartório e com foto 3×4, para o caso de algum questionamento em nosso retorno…Por favor, preciso urgentemente, de dicas de roupas e COMIDA para ele nessas 3 cidades,, assim como se posso levar na bagagem despachada remédios por precaução para meu filho. (falo inglês, mas sei que terei dificuldades na alimentação para ele…) Além disso, aqui o levo normalmente a lanchonetes, shows e às vezes, atém em barzinhos tranquilos…se na Europa há muitas restrições com crianças à noite. Parabéns pelas dicas e são valiosissimas para a primeira viagem internacional. grata, Jane

    • admin diz:

      Jane, na Europa estamos no Outono e nestes países que vc citou já faz muito frio, leve roupas quentinhas, gorros de lã, etc.
      Mas não se preocupe que se vc não levar ou não tiver roupas quentes o suficiente aqui na Europa vc encontra muitas lojas e com bons preços, aliás melhores preços do que no Brasil.
      Qto a comida, não sei se seu filho come comidas prontas, em todos os supermercados existem uma infinidade de comidas, sobremesas e alimentos p/ crianças. Há áreas específicas para alimentação infantil.
      Não é comum na Europa vermos crianças em ambientes noturnos (barzinhos, restaurantes,etc), mas sinceramente não sei lhe responder se há lei que proíba.
      Espero que vcs façam uma boa viagem, tenho certeza de que será inesquecível. :)

  132. Jane Oliveira diz:

    poxa, muito obrigada pela prontidão. com certeza, me ajudou muito!
    Grata!!

  133. victor diz:

    Gente estou viajando para europa dia 7 para visitar familiares e me pediram para levar remedios tipo aspira e coisas do genero (remédios para quem tem dores de cabeça) . Confesso que estou com receio de levar e ter algum problema. Corro risco em tá levando remédio na bagagem?

    • admin diz:

      Victor, vc pode levar, mas não na bagagem de mão, e tb não é aconselhável que seja em grande quantidade para evitar problemas.

  134. victor diz:

    Muito obrigado pela informação e o blog esta de parabéns!

  135. Vinicius diz:

    Estou pensando viajar para o EUA,e gostaria de saber,quanto mais ou menos eu tenho que deixar para impostos municipais e pela importaçao de produtos que eu compra la?

  136. 'Joyce diz:

    Oi..eu vou viajar pra italia meu voo é de vitoria guarulhos de guarulhos roma de roma pisa..onde vai ter uma pessoa a minha espera no aeroporto que vou descer en pisa..mais tenho uma duvida..
    minha passagem foi comprada com meu documentos de solteira e meu passaporte esta com nome de casada..embora eu ja entrei em contato com a cia da passagem alitalia..eles me disserao que nao tem problema se eu estiver com a certidao original em maos en sao paulo na hora do che ckin ..mais fico reciosa..e tbm tenho outra duvida posso embarcar normal sem uma carta convite sendo que uma pessoa vai estar me esperando no meu destina final Pisa..? fiz o seguro fiz tudo certinho..sera que terei problemas quanto a isso?

    • admin diz:

      Joyce, qto a passagem penso que não há problema se vc levar todos os documentos importantes para comprovar sua real identidade. Qto a carta convite, isto depende e varia muito, quero dizer, depende não só das leis do país, mas como também da pessoa que for lhe atender na ‘imigração’. Há países que não criam mtos problemas, há outros que exigem mais coisas. Mas penso que se a pessoa que irá te esperar na Itália, te enviar uma carta via email (no idioma italiano) vc imprime
      e se houver qq dúvida vc apresenta ao comissário de imigração.
      Alguns países pedem o endereço de onde vc vai ficar hospedada inclusive, por isso é bom levar anotado consigo p/ evitar contratempos. No mais, fique calma e não demonstre nervosismo e tudo correrá bem, Boa viagem! :)

      • 'Joyce diz:

        Co seria essa carta..oque eu posso falar com essa pesoa para escrever na carta??
        Vc poderia me explicar melhor??

        • admin diz:

          Joyce, a carta deve ser endereçada, ou começar assim:
          As autoridades italiana ‘xpto’ (comissão de imgiração, ou depto de imigração), provavelmente se a pessoa for italiana saberá como iniciar a carta. Na carta deve mencionar que vc é uma amiga brasileira e que esta indo a Italia a convite dele e que ficará hospedada na casa dele, a carta deve conter os dados pessoais desta pessoa bem como endereço e telefone.

  137. 'Joyce diz:

    oque ele escreveria nessa carta??
    ele agora esta online no msn e me pergunta oque ele escreve na carta vc pode me explicar

  138. Flávia diz:

    Olá. Vou morar no Canada durante algum tempo e terei que levar alguns medicamentos comigo. Já tenho a receita porém só irei viajar daqui alguns meses. Gostaria de saber se a receita tem que ser do mês que estou viajando ou ela não tem validade???

    • admin diz:

      Flávia, que eu saiba não é necessário que a data seja atual.
      Sei que vc deve levar os medicamentos na mala de bagagem que é despachada.
      Penso que a receita tb não é válida para comprar medicamentos no exterior, mas não tenho certeza, acho que isso
      depende da lei de cada país.

  139. michele diz:

    ola, gostaria que me ajudasse tbm estarei viajando pro exterior indo pro japão daq uns 3 meses meu marido mora la, mas nunca viajei de avião gostaria de saber q roupas vestir e oq devo calçar no avião, pois e uma viagem longa e se tenho que levar roupas pra trocar, vou fazer conecxão em São paulo e em Dubai como e feita essa conecxão se tem perigo de me perder, eu não falo
    ingles so algumas coisas comprimentos essas coisas me ajude tenho medo de me atrapalhar obrigada aguardo resposta

    • admin diz:

      Olá Michele,
      A temperatura dentro do avião as vezes é fria, por isso leve um casaco para se sentir aquecida. No avião geralmente eles fornecem uma almofadinha pequena e uma manta para nos aquecermos, mas nem sempre é suficiente, por isso leve um agasalho.
      Em caso de conexão em outros países, há várias situações, há aquelas em que vc tem de estar no aeroporto a espera do próximo vôo, durante horas.
      Há aquelas em que logo que vc sai do primeiro avião, já é encaminhada pelos funcionários do aeroporto a outro portão de embarque para pegar o próximo vôo de conexão.
      Há alguns que nem precisa trocar de avião, vc espera dentro do avião que sejam feitos todos os procedimentos com o avião, e a seguir o avião decola e continua a viagem.
      Tente verificar na agencia onde vc comprou a passagem ou na companhia aerea, saiba se vc sai do avião, se tem de ficar mto tempo a espera, etc.
      Leve com vc um livro que tenhas frases principais em inglês, qq boa livraria tem este tipo de livro, é próprio para viajantes.
      Mas só o livro não ajuda mto se vc não entender pelo menos um pouco do que eles falam.
      Boa viagem e fique calma q tudo dará certo. :)

  140. Paulo Andreoni diz:

    Bom dia, gostei muito do blog, já viajei para a Irlanda e vários países da Europa, fiquei lá por 7 meses, fui para a Tailândia a trabalho e agora estou indo para a China nesta sexta feira.
    Tive muitas experiências diferentes em aeroportos e cada um tem uma regra diferente.
    Exemplo quando eu fui do Brasil para a Irlanda eu perdi tudo que era liquido e tinha mais de 100 ml na minha mala já aqui no Brasil, 100 ml é o limite, não levem de jeito nenhum mais que isso se não vão perder com certeza.
    Uma coisa que aconteceu somente no aeroporto de Londres, eu viajei da Irlanda para Londres com um perfume de 100 ml que eu tinha comprado lá e quando eu voltei para a Irlanda, eu dormi no aeroporto e gastei meus últimos centavos em um sanduiche, na hora de embarcar eles exigiam que os perfumes fossem embalados em uma sacolinha plástica que eles vendiam a 1 Pound, eu não tinha o dinheiro e quase tive que jogar fora, ainda bem que consegui convencer a mulher a me dar uma.
    Na minha volta para o Brasil eu estava trazendo muita coisa, o limite são 2 malas de 32 kg e 1 de mão de 18 kg (mas cuidado que ela também tem limite de tamanho) o ideal é que seja uma mochila e bem leve, e se sua passagem aérea for de estudante o limite é menor, acho que de 23 kg por mala, mas tem que confirmar com a sua companhia aérea, normalmente já vem no bilhete do avião. Alguns vôos eles nem aceitam que você pague o excesso de bagagem, cuidado para não passar!
    Muito cuidado com o que você despacha, eles podem querer abrir sua mala e não vão abrir com carinho, pode ter certeza que eles vão quebrar se for preciso e algumas companhias deixam um bilhete de desculpas e te reembolsam, na minha ida para a Tailândia eles quebraram e só vi minha mala jogada e aberta no meio do aeroporto, e quase ninguém falava inglês, o melhor é embalar as malas nos plásticos que tem em alguns aeroportos.
    Nunca declarei nada, apesar deu transportar meu notebook e levar o celular, infelizmente sempre que eu viajo a receita federal do Rio de Janeiro esta em greve (SEMPRE!!!) o que eu faço é tirar foto no aeroporto com o meu notebook e tenho o registro de uso dele no sistema de uns 2 anos já, mas nos temos o direito de comprar pelo menos 1 produto de cada para o nosso uso, cuidado caso você venha com 2 ou 3 notebooks, neste caso é melhor tentar despachar, mas liguem o aparelho antes e usem os mesmo, pois não terá como justificar que é seu se nunca foi usado.
    No cartão do avião, nunca preencha que esta trazendo comida ou qualquer outra coisa que eles perguntam, mesmo se estiver trazendo, eles quase nunca te param, mas se você preencher, ai já era.
    Você tem direito de gastar até $ 500,00 por duty free que você passar, exemplo se você vier para o Brasil da China, você tem escala em Paris, você pode comprar $500,00 no duty free da China, $500,00 no duty free da Franca e $500,00 no duty free do Brasil, mas nunca tirem o lacre dos produtos e cuidado com o peso. :)

  141. GERALDINHO diz:

    Olá para tds, gostaria de saber, para ir para Disney (Obs: Eu, Esposa, 2 Filhos Menores…) se ficaria mais encontra comprar tds os tickets aq, sendo q minha vontade é de ficar por lá, uns 25dias, e conhecer outros lugares tbm, como Miami, Nova york e mais oq eu puder aproveitar, pois penso em alugar um carro e ir conhecendo os lugares por lá, só q eu queria gastar o minimo possível oq vcs podem me ajudar??? Eu Agradeço desde já e q DEUS Abençoe tds vcs…

  142. aline diz:

    olá, boa noite, em julho irei para a Turquia para visitar meu namorado, iremos nos casar lá, gostaria de receber dicas para a viagem,

    obrigada:)

  143. valeska diz:

    olá, amei as dicas mais to com umas duvidas ainda
    Eu e uma amiga faremos nossa 1º viajem pra fora do pais vamos pra italia em julho
    eu tenho 17 anos e ela tem 15 anos ja fomos atraz do passaporte e da carta convite ja q vamos ficar na casa de conhecidos ea passagen q nos vimos vai fazer uma conexão em milao vamos ficar esperando um bon tenpo no europorto e depois pecaremos outro aviao para veneza só q nois só sabemos falar o basico do basico do italiano queria saber
    1º como q faz na imigração ja q nao falamos o italiano fluente ,e como pegar o outro avião se tem quem pode nos ajudar ou teremos q nos virar sozinha
    2º qual o limite de malas q podemos levar e o limite de cada uma (de mão tb)
    3º e oq evitar de levar na mala de mão
    4ºoq evitar de trazer para o brasil
    por enquanto é só
    desde ja agradeço

    • admin diz:

      Olá Valeska,
      1º como q faz na imigração ja q nao falamos o italiano fluente ,e como pegar o outro avião se tem quem pode nos ajudar ou teremos q nos virar sozinha:

      Bem infelizmente na Europa, eles não se esforçam nem um pouquinho p/ entender quem não fala o idioma deles, as vezes quem sabe o inglês se sai bem, fora isso, ou vc fala a língua deles ou tenta se comunicar de alguma forma.
      Vejo aqui na Europa mtos turistas com os famosos livros de bolso que contém frases básicas de alguns idiomas, mas o problema será entender a resposta. Por isso sinceramente não sei responder sua questão.

      2º qual o limite de malas q podemos levar e o limite de cada uma (de mão tb).
      Pelo que sei cada pessoa pode levar 2 malas de bagagem com (acho) que 32 kilos cada. E uma mala de mão com +/- 5 kilos.

      3º e oq evitar de levar na mala de mão
      Pelo que sei e vivenciei nas minahs viagens aéreas, na mala de mão não pode levar quantidade significativa de remédios, líquidos, produtos químicos, desodorantes, água, etc

      4ºoq evitar de trazer para o brasil
      Qto a isso vc pode ser informada na agencia onde comprou a passagem aérea, eles tem as normas do que s epode ou não comprar. Penso que se for aparelhos eletrônicos deverá qdo chegar no Brasil declarar na alfândega, há um limite de valor, informe-se na agência de viagens.

      Espero ter ajudado :) Boa viagem.

  144. valeska diz:

    admin
    ajudou muito
    abrigada ´pelas informaçoes

  145. marta diz:

    tenho algumas duvidas,vou fazer a minha primeira viagem internacional com a minha filha que tem 15 anos,vamos para rochester em nova iorque nos estados unidos o nosso voo é com escala.minha duvida,na agencia de viagem eles me disseram que eu terei de descer do avião pegar a bagagem fazer o chekim novamente e despachar a bagagem no outro avião que voo peger,como vou saber fazer tudo isso sem falar ingles,quando a viagem e com escala vem alquem da compainha avisar qual é o avião que devo pegar sinceramente estou com receio de ficar perdida no aeroporto em um país que não conheço e muito menos falo a língua,me ajude por favor.obrigado

    • admin diz:

      Olá Marta,
      Bem é assim, eu pessoalmente vivi dois tipos de situações.
      Uma vez eu ia fazer escala numa cidade e pegar outro vôo (conexão) para outra, assim que desci do 1º vôo fui encaminhada para outra porta que me deu acesso ao próximno vôo. Nem tive que fazer novo check-in.
      Outra vez, em viagem para o mesmo lugar, tive de descer do 1º vôo, e tive que recolher as malas e fazer novo check-in. Um stress, dado que o tempo para pegar o 2º avião era curto.
      Se você não fala inglês realmente a situação não é fácil, pq alguns aeroportos como o de Madrid (por exemplo) são simplesmente gigantescos, e conseguir informações sem falar o idioma, acho complicado. A sua agência não teria condições de providenciar uma pessoa no local que pudesse te orientar?
      ou pelo menos despachar primeiro suas malas antes da viagem, isso já faciltia se vc não tiver que fazer o 2º check-in. :)

  146. Adorei o post. Isso pode ajudar muito pessoas como essas que estão tanto lhe perguntando de alguns lugares. Como elas e tantas outras têm duvidas de como passar nas viagens ao exterior. Muitas vezes passa frio ou mesmo calor por falta de informação na internet quanto às temperaturas de cada país. Nas existem também lojas especializadas em roupas e artigos para o inverno e podem ajudar nas viagens ao exterior e que em boa parte são lugares frios e baixa umidade. …………………………………….

  147. Isabelle diz:

    Olá, eu vou pra o Chile em Julho, minha irmã ainda não vai ter completado 18 anos e só vai eue e ela e somos menor de idade. Como faremos para conseguir viajar sozinhas?
    Beijooos

  148. Priscila Boiajian diz:

    queria saber o seguinte, na volta da minha viagem de Miami, faço escala no Rio de Janeiro antes de chegar em SP, eu tenho acesso ao duty free somente no Rio ou em SP eu consigo mostrando minha passagem?

  149. elisangela diz:

    gostaria de saber e posso despachar em minha mala granulado,farinha,queijo ralado, bacalhau ,vinho,carne seca e en que quantidades para costa rica ,viajo agora en junho mim ajudem ja foi 2 vezes mais não levei nada e agora vou ficar mais tempo tem problema?

  150. elisangela diz:

    tenho uma duvida vou fazer una conecção en panamá meu voo chega do brasil 6:30e o proximo 18:30pm do panamá para costa rica ,como fica as bagagens ? tem que fazer outro chequim é pela mesma empresa.e se eu decedir sair e ir ao hotel descansar pago imposto? se estarei em transito?

    • admin diz:

      Elisangela, como eu respondi em um comentário há alguns dias, isso depende mto da companhia aérea.
      As vezes vc terá de recolher a mala e fazer novo check-in.
      Mas isso não é regra pq ja passei pelas duas situações, uma foi necessario recolher a mala e fazer novo check-in e outra a propria cia aérea se incumbiu de faze-lo.
      Consulte sua agência de viagem pode ser q eles saibam informar melhor.

  151. Juliana diz:

    Oii,

    vou fazer intercambio e tenho uma dúvida, na verdade verias dúvidas!!

    quero lacrar minha mala antes do embarque mas li em algum post que eles abrem a mala para revista, ou seja, eu estaria pagando atoa o lacre??

    Parabéns pelas dicas!!!

    • admin diz:

      Juliana, eles não abrem todas as malas. Pelo que sei há um sistema de escolha das malas a serem abertas, porém o critério que utilizam não sei dizer qual é.
      Só sei que eu já viajei mais de 10 vezes (internacional) e só abriram minha mala uma vez, mas me chamaram e pediram que eu própria abrisse a mala para verificação do que tinha dentro.

  152. simone moreira de oliveira diz:

    Queria saber se posso levar uma frasqueiras como bagagem de mão, mais minha bolsa normal de uso diaria? Para uma viajem a Argentina.
    Obrigada

  153. cleide santana diz:

    Olá, li atentamente a cada post do blog e me esclareci em muitas duvidas, mas como marinheira de primeira viagem, tbm tenho muitas dúvidas…viajo pela primeira vez de avião e ja sendo uma viagem internacional, vou dia 12 de julho pra itália, meu voo internacional parte de Fortaleza com destino a Roma, já tirei muitas dúvidas como o que levar ou não nas bagagens, peso e etc. vou visitar meu namorado que é italiano e ele irá está a minha espera no aeroporto de Roma,minhas passagens de ida e volta foram compradas por ele pela cia italiana dele lá, detalhes: ele me enviará uma carta convite na qual especificará que será responsável integralmente pelas minhas despesas, não estou levando nada em euros, pouquissimo em real, ( a situação tá braba..kkk) então, eis que surge uma dúvida:
    _ ele estando no aeroporto a minha espera, ainda corro algum risco de ser deportada mediante a uma pergunta, tipo: ” porta algum dinheiro ou cartão, quantos…?” bem, eu nao estou levando nada, estou pensando em fazer o seguro viagem pra judar, penso que meu namorado poderá fazer isto pra mim lá da Itália mesmo…por favor, a quem puder me ajudar, digam-me, quais as minhas vantagens em está fazendo um voo direto e estando com a carta convite em mãos, cujo o próprio autor da carta estará a minha espera no aeropoorto do país de origem e, quais as minhas desvantagens por está viajando lizinha da silva…parebéns pelo blog, todas as infformações são bem vindas..ah, no decorrer do tempo, até eu viajar, volto qui mediante mais dúvidas…grata! Cleide

    • cleide santana diz:

      bem, retificando um errinho, eu quis dizer o autor da carta convite estando no país de destino (meu no caso) e aproveitando a oportunidade, esqueci de dizer que vou passar 1 mes e 24 dias lá na itália e falo pouquissimo italiano…grata! Cleide

    • admin diz:

      Olá Cleide,

      Bem acho que a suas dúvidas englobam mtas questões, as quais tentarei brevemente responder abaixo, minha resposta se baseia unicamente em garantir sua segurança e integridade física:

      1- Vc conhece seu namorado pessoalmente? Não precisa me responder, essa pergunta é só p/ te ajudar a refletir.
      Digo isso pq mtas brasileiras tem viajado p/ o exterior sem conhecer o rapaz e mtas delas tiveram problemas, principalmente qdo vão sem
      qualquer tipo de dinheiro ou cartão. Eu conheço uma moça que foi p/ Itália, já namorava e conhecia o italiano pessoalmente pq ele tinha vindo ao Brasil conhecer a família dela, porém qdo ela chegou na Itália a história de amor mudou um pouco e ela teve que ‘obrigada’ por ele, ficar lá por 6 meses, até a data da passagem de volta dela. Sei que nestes 6 meses ela penou um bocado lá.
      2- O seguro saúde apenas lhe será útil caso vc venha a ter algum acidente ou problema de saúde.
      3- Vc estando dependente do seu namorado, o que vc fará caso algo dê errado? Como por exemplo algum desentendimento sério entre vcs. A quem vc poderá pedir ajuda?
      4- Qto ao aeroporto, vai depender mto do agente da imigração que vc pegar, alguns são extremamente rigorosos, outros nem tanto. Pode ser que eles perguntem qto vc tem dinheiro, mas pode ser que nao.
      5- Seu namorado pode ser responsável por vc, mas se eles quiserem te deportar poderão faze-lo (mesmo que seu namorado esteja a sua espera).

      Uma solução seria o seu namorado te enviar algum dinheiro mais ou menos uns 1.500,00 euros, para caso te pedissem, vc pudesse apresentar.
      Vc poderia devolver o dinheiro para ele qdo chegasse na Itália, mas sinceramente acho mto preocupante ir para um país sem dinheiro no bolso, só a contar com o namorado.
      Boa viagem e boa sorte ! :)

  154. Roberto César diz:

    Vou também deixar minha contribuição com o que eu aprendi viajando para a Europa no inverno…
    Primeiro, não adianta levar várias roupas de calor, como camisas polo. Você praticamente não vai usar e vai causar um peso totalmente desnecessário.
    Segundo: balancear entre comprar as roupas de frio pesado aqui e lá, para diminuir o peso da mochila na ida. Lembrando que é preciso usar algumas roupas que não estamos acostumados a ver no Brasil, como segunda pele (ou underwear, destas: ………………………………………………….).
    Terceiro: leve uma muda de roupa na bagagem de mão. Se ela for eztraviada, você pelo menos tem o que usar até a companhia achá-la!

    Abraçosss

  155. Gostaria de contribuir com minha experiencia de vida…… ao Viajar para o exterior, muitas pessoas ficam de olho no que voce tem, tipo se voce utiliza joias, relogio caro,pulseiras etc. È bom ser discreto.

  156. natalia diz:

    Olá gente…estou indo para londres em setembro, li alguns comentarios e vi que temos que levar dinheiro…além do cartão internacional claro….mais é necessario que seja tanto assim??
    em torne de 1500,00 euros???….pq ainda tem o cartão né….quanto devemos levar de fato para a imigração naum freiar???? ou implicar conosco….
    lembrando que passarei somente 10 dias…e realmente vou como turista….

    obrigado

    • admin diz:

      Natalia, cada país tem uma exigência diferenciada, e dependerá tb da pessoa que te receberá na imigração. Alguns países são bem rígidos e exigem um valor mínimo diário para a estadia do turista no país. A história é quase parecida com o tão falado seguro que se tem de fazer antes de viajar, eu própria já cheguei a pagar 600,00 euros por um seguro e qdo cheguei no país não me perguntaram nada, sendo que haviam me dito que era obrigatório e que até poderiam barrar minha entrada no país caso eu não tivesse o tal seguro. Enfim, nunca se sabe o que a pessoa que te recepcionará irá te dizer e o que irá te pedir. Sugiro que vc tente descobrir no site do consulado, pode ser que haja algum telefone de cotnacto apra o qual vc possa telefonar e perguntar, ou até mesmo a agência onde vc comprou a sua passagem poderá te orientar. Boa viagem.

  157. leandro dosSantos diz:

    ola,
    adorei o blog realmente tem muita informacao boa e util por aqui.. estou me preparando para uma viagem longa na proxima semana, estarei saiu do japao com escala em doha no catar e por fim Brasil… queria saber se por ventura eu encontrar no aeroporto de doha um Narguille e compra lo, se terei algum problema para transporta-lo… outra duvida, sou fumante, gostaria de saber se ha algum problema em transportar um isqueiro da marca ZIPPO durante a minha viagem… abracos

    • admin diz:

      Leandro, que eu saiba não deverá haver problema em levar um isqueiro, mas sugiro que antes, vc confirme com a sua companhia aérea.
      Qto ao Narguille creio que deverá estar bem embalado e dentro de uma mala de mão (claro que ele caiba dentro).
      Mas para evitar surpresas o melhor procedimento é sempre consultar por telefone a companhia pela qual faremos a viagem.

      Sabe essas coisas são relativas, em minha última viagm internacional, havia uma moça ao meu lado que tinha na sua bolsa de mão, esmaltes, acetona, alicates de unha e outras coisas proibidas. Eu perguntei, permitiram que vc passasse no Raio X com tudo isso? Ninguém quis ver e questionar que liquido (a acetona) era esse que vc leva. E ela me respondeu: Não, correu tudo bem. Ninguém quis ver e nem me perguntou nada.
      Claro fique pasma né? Vai entender….Enfim….
      Boa sorte :)

  158. Camila diz:

    Eu Posso levar Ceelulares ?

    • admin diz:

      Pode, porem o seu celular brasileiro terá que estar habilitado apra receber ligações no Japão, consulte sua operadora e verifique os preços.

  159. Ricardo diz:

    Vou pra Itália na próxima semana.

    Pelo que ouvi dizerem, é obrigatória a compra da passagem de volta antes de adentrar a Itália.

    Na imigração na Itália usam pedir a passagem ?

    A dúvida é porque não tenho a passagem impressa e sim apenas o nº do E-tickt.

    • admin diz:

      Ricardo, pelo que sei sim. A imigraçao pede apresentação da passagem de volta.
      Vc pode imprimir a passagem e levar consigo, verifique com sua companhia aérea.
      Boa viagem.

  160. Giovanna diz:

    Nossa, estou fazendo uma pesquisa a algum tempo sobre isso, vou no começo de janeiro com a minha mãe pra o Japão vamos ficar um tempo la com meu irmão (que mora la a uns 12 anos e esta LEGALIZADO no país) queria saber as coisa basicas, de check-in, viagem, o que posso e não posso fazer, como me comportar no avião.. essas coisas. e quero saber tmb no tamanho das malas, e quantas malas são. posso levar minha câmera, meu celular essas coisas na mala de mão, mas posso levar uma escova de dente, pasta de dente? mas e quanto a bagagem que sera despachada, posso levar shampoo, coisas de higiene pessoal em geral ? e lembrando i’m brasilian no speak english :( sólo hablan un poco de español.. isso vai atrapalhar? nos aeroportos tem pessoas que falam português?

    Obrigada desde ja amigão !

  161. Beth Gimenez diz:

    Olá, na verdade não seria um comentário, até porque li todas as respostas para ver se tinha pra a minha pergunta.Adorei o site, muito bom, da muitas dicas maravilhosas. Mas, gostaria de saber o seguinte, viajo em outubro com 2 filhos, um tem 7 anos e sua alimentação é leite com farinhas ( sustagem, mucilom aveia/arroz e farinha lactea ) ele não come nada. Gostaria de saber se posso levar como bagagem de mão leite de caixa com um pote de plastico contendo essas farinhas em pouquíssimas quantidades? Seria no caso a alimentação dele durante o voo que sai do Brasil vai a Recife depois a Miami e dai a Orlando, pela companhia American Airlines. Uma colega viajou com a filha de 3 anos e levou como bagagem de mão exatamente oq coloquei ( 2 leites ninhos – caixa, e um pote de plastico com as farinhas q a filha toma, e não teve nenhum problema, mas tenho o receio. Gostaria de saber se posso?? Aguardo sua resposta. Grata

    • admin diz:

      Beth, infelizmente não sei o q te responder. Eu já vi uma senhora no mesmo vôo internacional que eu estava, conseguir passar no “Raio X” com uma bolsinha contendo acetona, esmaltes, e até alicate de cutícula. Fiquei indignada.Eu creio que não haja problemas, até pq já vi em vôos as aeromoças esquentando as mamadeiras no micro ondas do avião, mas sugiro que vc contacte a sua cia aerea e peças instruções de como proceder. Pode ser que eles até te forneçam por escrito algum elemento que te garanta o embarque com o que vc necessita para o seu filho.

  162. Gabriela diz:

    Olá, tenho 14 anos, vou fazer uma viajem com uma agencia de 15 anos, gostaria de saber se há alguma restrição de trazer eletrônicos de lá? Vale a pena levar só uma mala e comprar outra lá? Se tiver mais dicas pode falar, ahh e eu estou indo para Orlando.

  163. Bianca diz:

    Olá galera…estou saindo para fazer um intercâmbio de um ano nos EUA, e estou levando doces como leite condensado…chocolates…e etc. Gostaria de saber se eu devo declarar todos no formulário azul que eles entregam.

  164. gabriel diz:

    oi! vou pra orlando no carnaval e gostaria de saber se posso levar em minha mala um aparelho de barbear.

    • admin diz:

      Olá Gabriel, pode levar. Porém pesquise antes se lá é 110 ou 220, ahhh e tb pesquise se a tomada precisará de algum adaptador. Em Portugal sei que as fichas
      são diferentes das do Brasil, nos E.U.A não sei.

  165. teresa diz:

    Meu filho faz uso de Seretide. Quantos vidros ele pode levar para usar em 1 ano de estudo na Espanha?

    • admin diz:

      Teresa, creio que o máximo 3, mas a cia aérea pode te informar melhor, é bom lembrar que vc deve ter a receita para comprovar na hora em que por ventura te solicitarem.

  166. Geonice Coelho diz:

    Ola a todos,olha so eu moro na Italia ha 2 anos e to voltando para o Brasil em setembro e gostaria de levar comigo minha tv de 40 polegadas,mas queria saber se fica muito caro e se eu tenho que abrir mao de uma das 2 malas que posso levar. eu ja viajei outras vezes mas nunca perguntei sobre isso em nenhuma companhia aerea. da outra vez que viajei tive que despachar meu computador pela DHL paguei 300euros e depois ficou preso em na alfandega em guarulhos e tive que ir buscar pessoalmente pq a empresa nao fez nada por mim, e tive um gasto de mais de 1,000 reais entre viagem e darf. Entao gostaria de saber se alguem ja levou uma tv de 40 para o Brasil e quanto pagou por isso!! Desde ja agradeco!!

  167. Denise diz:

    Vou viajar para o exterior pela primeira vez e uma dica importante que recebi foi “scanear” passaporte e vistos, passagem aérea, cartão de crédito e outros docs. que ache ser necessário e mandar para o seu próprio e-mail. Em caso de perda ou roubo, procurar o consulado e acessar o e-mail para ter estas informações. Um abraço. Denise

  168. Dedijane Costa diz:

    Vou viajar para os EUA em Orlando no mês de novembro com um gupo de pessoas para recebimento de uma premiação no qual meu marido vai receber também, terá passeios ficaremos por três dias, gostaria de saber se é preciso aprender inglês para este evento no qual estaremos em grupo, também para os passeios, e sobre o tempo lá, já que nunca fui ao exterior será minha primeira viagem, desde já obrigada.

  169. adriana diz:

    ola vou ir para agertina tenho que toma vacina e nao sei fala a lingua de la e preciso fala a lingua de la ?

  170. Flávia diz:

    Muito interessante o blog e de utilidade pública!
    Minha situação não é muito diferente das muitas acima citadas.
    Com 41 anos de idade resolvi agora fazer minah primeira viagem internacional;destino?Irã!
    Bem,meu questionamento é: 1- o voo parte de SP com escala em Dubai, onde fico 2h aguardando o próximo voo com destino a teerã. Nesta escala devo procurar a imigração?Fico apenas aguardando o próximo vôo? Minha mala seguirá automaticamente de um voo ao outro?Como saberei qual é o portão que deverei ir para o próximo voo?
    2- E a pergunta fatidica: EU NÃO FALO PERSA,NÃO FALO ÁRABE,POUCO INGLÊS…quando descer em Teerã haverá uma pessoa me esperando que fala perfeitamente Persa e pouco português.Essa pessoa poderá ir comigo até a imigração?
    Tensa a coisa né?rs*…

    • Flávia,cada viagem é de uma forma e depende de uma série de fatores.
      Há vôos onde há escala porém o passageiro nem sai do avião.
      Há outros vôos onde o passageiro sai do avião que está e já é imediatamente encaminhado pelos funcionários do aeroporto para o avião que o levará ao destino final. Há outros vôos onde o passageiro sai do avião e fica horas a espera do próximo vôo.
      Neste último caso, o passageiro pode ser encaminhado para uma sala de espera pelos funcionários do aeroporto.
      Não conte que no aeroporto terá alguem que fale português.
      A não ser que vc tenha comprado o seu pacote de viagem numa agência e pré-estabelecido que no local terá alguém
      a sua espera, mas ainda assim tenho quase que certeza de que esta pessoa só poderá te esperar do lado de fora do portão de desembarque e não poderá te acompanhar na imigração.
      Qto a sua mala, isso tb depende. Fiz alguns voos de São Paulo para Lisboa com escala em Madrid, e cada um foi de
      um jeito. Num deles nem saí do avião, em outro tive de sair do avião, recolher as malas e fazer novo check in em Madrid; e em outro saí de um avião e já fui logo encaminhada para o vôo que me levaria a Lisboa e nem tive que pegar as malas.Espero ter ajudado. Boa viagem!

      • Flávia diz:

        Olá Kátia!

        Muito obrigada pela resposta.
        Na escala que farei em Dubai trocarei de aeronave,isso porque quando da compra das passagens já está identificado o número de cada voo e aeronave.Por isso perguntei sobre essa questão da escala e da espera de 2h no aeroporto em Dubai,uma vez que posso não saber localizar onde será o próximo embarque e o portão a que deverei me dirigir.
        Como você disse acima que os funcionários estarão indicando,creio que seguir o apontamento deles não será de todo tão dificil…duro vai ser se não conseguir me comunicar.rs*
        De tudo que li, acho que o mais importante é manter a calma mesmo e paciência,sem deixar de ser esperto.
        Ocorreu-me a dúvida da imigração porque se estarei com o passaporte já com o visto da embaixada aqui no Brasil,porque deveria passar por eles novamente na chegada ao país?

        • Olá Flávia, imagine, eu é que agradeço a sua visita ao nosso blog.
          Talvez eu tenha entendido mal, entendi na sua primeira pergunta que vc estava perguntando
          sobre se em Teerã haveria alguém do aeroporto que pudesse te acompanhar a imigração.
          Ok, vc tendo o visto para entrar no Irã, certamente não terá de se apresentar a imigração no Dubai.
          Assim fica mais fácil, né?
          Agora não posso deixar de dizer que você é muito corajosa de ir para um país como o Irã sem falar bem o inglês, e sozinha. Parabéns. Não sei se eu teria essa coragem….rss
          Desejo que vc faça uma ótima viagem e depois volte aqui para nos contar como foi, com certeza será uma experiência inesquecível. :)

          • Flávia diz:

            heheheh…Né coragem não Kátia!!!Necessidade!!!Mas haverá uma pessoa me aguardando em Teerã o que pra mim já é um grande conforto.Óbvio que estou me preparando e até maio o básico no inglês para viagem estará anotado e estudado.
            Desejo eu,imensamente que em Dubai eu consiga chegar até o embarque para Teerã.Não faço a menor idéia de como será…o que sentirei…como me arranjarei pra encontrar o portão do voo para Teerã.
            Claro que voltarei aqui pra contar essa mega power aventura!!!rsrsrs* Será um prazer!

          • Flávia, como eu te entendo….ehehehe (Jesus, mas tinha de ser p/ o Irã? ) rssss
            Eu creio que será fácil no Dubai, acredito que até por serem um povo mais rígido devem tomar providências
            que de certa forma facilitem a vida dos passageiros que fazem conexão(escala) lá. Creio que eles devem encaminhar os passageiros para uma sala de espera. Desejo-lhe mto boa sorte, que Deus te ilumine e volte aqui qdo quiser. :)
            Bjinho

  171. elza diz:

    Boa noite!
    Irei viajar pela 1º vez aos Estados Unidos, por gentileza mim oriente..
    Não falo inglês;

    Qual valor e obrigatorio levar;
    Quantas malas posso e o peso;
    O quanto posso comprar sem ter que declará;
    Que produtos são isentos;
    obrigada!

  172. Marcelo diz:

    Olá, primeiramente parabens pelo site pois ele esclarece muitas duvidas. Essa é a primeira vez que eu vou viajar para o exterior, assim como todos acabo ficando com aquele calafrio kkkk
    (Trabalho com eventos) Em Julho eu vou para Italia (esta não é necessario o visto), porém a duvida apareceu quando surgiu outro evento/trabalho para mim em Tijuana (Mexico),eu estou pensando em ir para o Mexico primeiro.
    1° (Destino Mexico) É mais pratico eu tirar o visto para os EUA pois o Mexico aceita o visto dos EUA, ou é mais seguro tirar o visto para o Mexico ?
    2° Se eu viajar para o Mexico antes de ir para Italia, mesmo a Italia não necessitar de visto eu vou ter que me apresentar novamente na Policia Federal quando eu ir para Italia ?
    3° Conforme a sua exepriencia, vôos com conexão (aqueles aviões que param em algum lugar para depois seguir para o destino) são mais caros ou mais barato ?
    4° Estou preocupado com a tal das vacinas (pois se o meu vôo parar em algum lugar é possivel que este lugar requer comprovantes da vacina), são muitas vacinas para serem tomada ?
    Novamente parabéns pelo site e
    Grato pela resposta !

    • Marcelo, infelizmente relativamente aos vistos de entrada não me sinto a vontade para responder pq não sei como funciona exatamente.
      * Uma vez que vc tenha seu passaporte e decida viajar para a Itália, não tem pq ir a PF já que a Itália não
      exige visto de entrada.
      * Qto aos vôos, quase sempre os que fazem mtas escalas são sempre mais baratos e como deve imaginar bem mais demorados e cansativos.
      * Qto a vacina, veja bem, que eu saiba a Itália, e o México não pedem vacina, a não ser que haja algo novo neste sentido que eu não esteja sabendo.
      * Qdo seu vôo faz escala em alguns países antes do seu país de destino final, por vezes vc nem sai do avião, por isso podem não te pedir nenhum comprovativo.

      - Vôos com escalas nem sempre são iguais, pq há várias situações como por exemplo:

      * Vôos que fazem escala em algum país e vc nem desce do avião.
      * Vôo que faz escala em outro país, vc desce do avião e logo a seguir é encaminhado por funcionários do aeroporto para o outro avião sem sequer passar por dentro do aeroporto.
      * Vôo que faz escala, vc desce do avião e fica num salão a espera do próximo vôo que poderá ser depois de 4 ou 5 horas, etc.
      Quem poderá te dar todas estas informações é a sua agência de viagem, que irá te orientar em como proceder na hora do check in, qdo fizer escala, qto tempo demora, se troca ou não de avião, etc. Tudo isso a agência ou cia aérea te informa na hora que vc comprar a passagem aérea.
      Boa viagem! ;)

  173. maria auxiliadora porto da silva diz:

    Ganhei de presente uma viagem de 10 dias para a terra santa com tudo pago em junho/2013, mas a minha dúvida é a seguinte: sou diabética e hipertensa e faço uso de insulina e remédios para a pressão alta. Tenho que levar a insulina, pois não sei se é colocada na geladeira. É a primeira vez que estou viajando de vião e fora do brasil. O peso da mala tem que ser de 20quilos e o que posso levar na mala? como é a minha primeira viagem, preciso de muitas orientações. Posso levar lanches na minha viagem? o que posso levar
    na mala? Esta viagem foi um sorteio da canção nova e a minha irmã foi sorteada, com direito de levar um acompanhante e ela me convidou a acompanhá-la e eu fiquei muito feliz e grata. Oriente-me por favor.

    • Maria,
      A companhia aérea pela qual você fará o vôo, tem geralmente um telefone de atendimento ao cliente e que pode te passar toda a informação necessária relativamente a como proceder sobre o transporte da insulina já que a mesma necessita ficar guardada num local refrigerado.
      Na mala de roupas, aquele que é despachada pelo check in, você pode levar roupas, sapatos, livros, remédios, produtos de beleza, shampoos, etc.
      No avião é servido refeições, por isso não há necessidade de você levar lanche.
      Convém que você leve com você uma receita médica, indicando os remédios que você faz uso diariamente como a insulina, o remédio para a pressão, etc.

  174. juliana machado diz:

    Olá,
    Viajo daqui 15 dias para Austrália e China e queria saber se posso levar barrinhas de cereal na bagagem de mão ou na mala? não achei nada quanto a levar comida em voos internacionais. Alguém sabe se pode?

    Obrigada

  175. sara fortunato diz:

    Olá
    Meu marido viaja este mês para a China.Será sua primeira viagem internacional….minha duvida é sobre seguro-saúde.como faço?

    Obrigada

    Ah!!! e as dicas foram ótimas……..praticamente solucionaram todas as minhas dúvidas

    • Olá Sara,
      O seguro é um pouco caro (na minha opinião) porém creio que seja útil em alguns casos, em especial numa viagem como essa, para a China. Nas vezes que viajei para o exterior, em algumas vezes fiz o seguro saúde, porque ouvia que era exigido quando fossemos passar pela “Imigração” ou por onde são recepcionados os estrangeiros nos aeroportos. Em outras vezes não fiz porque achava caro. Em nenhuma das viagens que fiz me pediram comprovativo de que eu havia feito o tal seguro. As cias. normalmente dizem que temos de fazer seguro viagem, pelo tempo de permanência no país. Na vez que fiz, fiz pelo tempo mínimo e não foi barato.
      Mas acho que faz com a gente se sinta mais seguro!
      Os seguros podem ser adquiridos na agência de viagem onde vc for comprar a passagem.

  176. Magda Silva diz:

    Olá, Boa tarde.
    Achei este site muito útil, creio que também me poderão ajudar em algumas questões.
    Sou portuguesa, estou em Portugal, e Em Outubro viajo para o Brasil. O meu voo tem 2 escalas, que será Portugal-Espanha Espanha-Estados Unidos e Estados Unidos- Brasil.
    Eu nunca viajei, estou com bastantes duvidas…

    Já entendi que terei que chegar no aeroporto bem cedo, e fazer o check-in e lá despacham me as malas.
    Mas e depois?
    Eles mesmo me encaminham para o avião ou eu é que vou ter que procurar?
    Outra questão é das 2 escalas, vi que serão 3 aviões diferentes, a primeira parada será de 2horas e pouco e a segunda de 3horas e pouco, eles lá também me encaminham para outro avião? e as minhas malas?

    Me ajudem, estou muito confusa e preocupada.
    Obrigada

    • Olá Magda, como dizemos no Brasil, “Poxa Vida” que volta vc vai dar para chegar até o Brasil hein?!
      Bem é assim, após o check in que é feito no balcão da cia. aérea pela qual iremos voar, eles te indicam o caminho do “corredor” de entrada, onde somente pessoas que vão embarcar podem entrar.
      Após entrar, em seu bilhete aéreo que lhe é dado na hora do check in, estará indicado o portão(gate) de embarque. Vc deverá se dirigir até ele, e deverá aguardar a chamada para o seu vôo. Tem sempre um monte de poltronas onde vc poderá ficar sentada a espera de embarcar. No portão (gate) indicado deverá haver um painel eletronico que irá informar hora de vôo, fique atenta porque podem mudar o portão de embarque na última hora.
      De qq forma haverá pessoa da cia. aérea neste mini balcão próximo ao seu portão de embarque que lhe dará informações caso necessite.
      Em relação as escalas e mudanças de avião, vc deve se informar na cia. de viagens onde comprou seus bilhetes, porque cada viagem é de um jeito. Vc tanto pode esperar dentro de um avião por uma escala de uma hora, como poderá descer do avião, ter de recolher suas malas e fazer novo check in; ou ainda não ser necessário recolher suas malas e ser logo encaminhada por funcionários do aeroporto para onde se dirigir e pegar o próximo vôo. Existem muitas variáveis. Sugiro que vc se informe em sua agência de viagens para evitar contratempos de última hora. Espero ter ajudado. Boa viagem. :)

  177. carolina diz:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se também é necessário prescrição médica para analgésicos, relaxante muscular e outros desse tipo em viagens para os USA.

    Obrigada!

  178. Sofiaa diz:

    Vou viajar em dezembro para cidade do mexico e comprei pacote de passagem ida e volta e hotel
    a imigração é muito exigente no mexico? pretendo ficar apenas uma semana . vou levar alguns poucos 400 dolares e cartão de credito recarregavel para que eu possa fazer minhas compras por lá , porque me sinto mais segura com cartão .

    • Sofiaa, pelo que sei o turismo é uma das fontes de renda do México e por isso facilitam muito, ainda mais se vc tem passagem de ida e volta comprada, reservas em hotel, etc. Nao vejo problema. Qto ao valor que vai levar em dinheiro, isso não sei lhe responder, já que cada país determina qual o mínimo em dinheiro que a pessoa tem que levar; supondo na pior das hipóteses que o cartão possa falhar.

  179. Robson diz:

    Vou viajar para Orlando e pretendo levar dinheiro em espécie (US$ 10.000,00). Sei que o limite autorizado pela RF é de R$ 10.000,00. Somos dois adultos e uma criança de 6 anos. No limite por viajante posso contar com a criança??

    • Olá Robson, vamos ver se algum dos nossos leitores aqui sabe te responder, pelo que ouvi dizer a resposta é não. Mas ouvi dizer, vc pode sim levar este valor citado, mas terá que declarar na RF.

    • Rita Martinatto Gay diz:

      Robson, aconselho a não levar muito dinheiro. O mais indicado é ir no BB e pedir um cartão de crédito para viagem. Neme vc deposita o qto deseja e só paga qdo retorna ao Brasil. Leva então com vc, a quantia para pequenos gastos.

  180. jessica diz:

    Ola Katia, moro na italia estou indo para o brasil , gostaria de saber se quantos litros de olio de oliva posso levar na bagagem despachada ? estava querendo partir com 7 litros de olio e 2 litros de aceto balsamico

    • Jessica, existem alguns itens que podem ser trazido porém não em grande quantidade, porque pelo que ouvi falar, e digo isso pq não tenho realmente certeza, pode caracterizar como produto que será revendido no Brasil. Não sei se vc declarar a mercadoria ainda assim será permitido, encontrei um site que diz:
      …”o Fisco também colocou um limite de quantidade de produtos, que antes ficava a critério do fiscal da alfândega. Alguns itens têm limite próprio: 12 litros de bebidas alcoolicas, 10 maços de cigarros, etc.”….
      Link: http://www.copastur.com.br/o-que-voce-pode-trazer-na-mala-do-exterior/
      Talvez a Receita Federal do Brasil possa informar melhor, ou talvez no aeroporto da sua cidade.

  181. laila diz:

    Ola katia, to indo viajar pra alemanha em dezembro e to cheia de duvidas e medo com a imigraçao la..
    Queria saber exatamente o que preciso ter em mao pra quando passar pela imigração, outra coisa é.. quando vc n sabe falar a lingua local no caso o alemao e nem o ingles como faz pra se entender com o cara la que vai falar com vc e fazzer aquele monte de perguntas q eu n vou saber responder?
    Obrigada desde ja ;D

    • Ola Laila, bem se vc não fala inglês é um pouco difícil. A Imigração de cada país pode ter exigências diferenciadas, depende da pessoa que irá te atender, mas normalmente perguntam:
      1- Pedem por vezes comprovativo de reserva de hotel. Se vc for ficar hospedada na casa de alguém o ideal é que vc leve consigo uma carta convite, explicando que vc não fala português e que ficará hospedado na casa desta pessoa, na carta deve conter o nome completo da pessoa, endereço e telefone.
      2- Se vc levar travellers cheque, pode apresentar também.
      3- Geralmente perguntam quanto vc leva em Euros, há países que exigem um mínimo diário, por exemplo 30 euros por dia (para cada dia de permanecencia no país).
      4- Seguro viagem, às vezes pedem, às vezes não pedem, esse seguro cobre algum acidente ou necessidade de atendimento médico caso vc necessite.
      5- Pedem por vezes para vc mostrar sua passagem de volta ao Brasil.

      Que eu me lembre isso é o básico que solicitam, mas como disse cada país difere nas exigências, e nem sempre
      te perguntam um monte de coisas, por vezes nem te perguntam nada.
      Boa viagem. :)

  182. Rafael diz:

    Prezados,

    irei viajar para o caribe esse mês e estou com uma dúvida. Me disseram que fora do Brasil não há parcelamento no cartão de crédito sem juros.
    Perguntei ao hotel em que iremos ficar e disseram que não cobram juros e fazem parcelamento no cartão, só estaremos sujeitos ás tarifas bancarias mesmo. Gostaria da opinião de vocês para saber se realmente teria como pagar a hospedagem no cartão de crédito e dividir em 2 ou 3 vezes sem juros.

    Att,

    • Olá Rafael, bem que eu saiba de fato na Europa pelo menos não existe parcelamento no cartão de crédito.
      Aqui na Europa (Portugal) parece que em algumas lojas de eletrodomesticos se vc tiver o cartão especial da loja, aí vc poderia parcelar a compra de uma tv ou outro produto. Qto aos hotéis nunca ouvi falar que fosse permitido; mas creio que a agencia onde vc comprou suas passagens aéreas ou seu pacote de turismo poderá lhe orientar com maior segurança. Esteja atento tb pq parece que as taxas de IOF para levantamento de dinheiro no exterior estão gigantescas, mais um dos absurdos do nosso querido Brasil varonil.

  183. Vinicius diz:

    Muito legal as Dicas! Com certeza vai me ajudar!
    Agora, descobri uma coisa bem legal, e deixo como dica também! Tem um app pra celular com Android ótimo (chama “Inglês de Bolso”) para aprender as frases mais utilizadas em inglês:
    play.google.com/store/apps/details?id=com.mobidiving.guideusa
    tem a versão free..com algumas categorias a menos: play.google.com/store/apps/details?id=com.mobidiving.guideusafree
    ..pra viajar pro exterior e se o inglês for tão ruim quanto o meu..essa solução é genial.

  184. thiago diz:

    ola ,boa tarde ,ou viajar ate madrid mas nao sei me com4ortar no aero4orto ex,,fazer o chek in ,,,fazer o check in e na com4ania q vc adiquiriu a seu bilhete?e quais os documentos devo ter em maos diante a imigracao?

    • Olá Thiago, qdo vc chegar na área de embarque do aeroporto verá as placas de sinalização das cias aereas. Vc deverá se dirigir ao balcão da sua cia aerea e apresentar seus documentos pessoais, passaporte, RG, passagem aérea. Creio ser permitido 2 malas por pessoa, mais uma mala de mão nao muito grande. Suas malas serão despachadas no balcão da cia aerea e vc receberá um ticket com o nº do vôo e dados sobre qual portão deverá se dirigir para o embarque. A seguir vc entrará na aerea reservada a passageiros, devera procurar o seu portão de embarque.É tudo numerado e muito facil de localizar, além do mais os funcionários do aeroporto estão sempre prontos a orientar. Na imgiração depende do país e das exigências do mesmo. Quase sempre pedem passaporte, comprovativo de reserva em hotel, ou carta de algum amigo que te convidou a ficar hospedado, endereço de onde ficará, as vezes pedem comprovativo do seguro saúde (mas nem sempre pedem), as vezes perguntam qtos dias vc vai ficar e qto tem de dinheiro. Porém isso dependerá mto do país que vc for e das leis do local, ok?
      Boa viagem.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO®