No Carnaval você não pode descuidar da sua segurança e da sua saúde, não é porque é festa e alguns dias de viagem que você deve esquecer das regras básicas para sobreviver a estes 4 dias de folia intensa. Para aguentar toda esta maratona é preciso tomar alguns cuidados essenciais a fim de assegurar a sua saúde e bem estar. Se você  for viajar para um local de clima quente redobre os cuidados.

Veja a seguir o passo a passo para garantir dias de muita alegria e bom divertimento!

– As altas temperaturas favorecem a desidratação. Por isso, beba  muita água (no mínimo 1,5 lt de água por dia). Além de hidratar ela lubrifica o organismo, transporta os nutrientes, elimina toxinas e repõe a energia. Também auxilia na regulação da temperatura do dorpo humano e participa intensamente no processo de respiração.

– Na praia, por causa do sol e do calor, consuma alimentos leves e de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e dos sais minerais perdidos na transpiração. Leve em uma mala térmica com águas, sucos, iogurtes, chás gelados e alimentos naturais pobres em gorduras e carboidratos.

– Consuma muitas frutas que são excelentes fontes de água, vitaminas e minerais, também é importante ingerir proteínas encontradas nas carnes magras, ovos e feijão.

– Se você vai pular o Carnaval prefira roupas leves e de cor claras, esteja atento ao calçado que deve ser confortável para evitar bolhas e ferimentos.

– Antes de sair de casa não esqueça do protetor solar mesmo que o dia esteja nublado e mesmo que você não vá ficar exposto ao sol (na praiaou campo  por exemplo). Quanto maior for o FPS maior será a proteção para a sua pele.

– Em caso de esquecimento do uso do protetor solar e em queimadura da pele, tome banhos frios ou mornos, se possível tome um banho de imersão com aveia na água. Utilize cremes, gel ou loções refrescantes a base de babosa e também faça compressas frias com chá de camomila.

– Não exagere nas bebidas alcoólica. Se beber não dirija, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito, situações de violência, gravidez indesejada, casos de afogamentos, entre outros. Por isso todo o cuidado é vital.

– Faça sexo seguro, a utilização de preservativos é necessária sobretudo com a disseminação da AIDS/HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis,  além disso evita uma gravidez indesejada.

– Leve em sua mala repelentes contra insetos, em tempos de Dengue, todo cuidado é pouco.

– Só beba água mineral, evite beber água em fontes, chuveiros de praia, cachoeiras, lagos, bebedouros públicos, ou fontes desconhecidas.

– Se for ficar exposto ao sol seja na praia ou no campo utilize um chapéu, ou boné para proteger a cabeça do sol direto.

– Não utilize jóias, relógios ou objectos de valor. Tenha cuidado com seus pertences pessoais como documentos, cartões de crédito e telefones.

Fonte: Revista Ponto de Encontro – Drogaria São Paulo – Edição 38