Ultimamente temos falado aqui no Bigviagem.com sobre algumas dicas de etiqueta para viajantes, como por exemplo como se comportar nos aviões e aeroportos; hoje vamos falar sobre algumas dicas de etiqueta para Anfitrião e Hóspede. Isso mesmo, para receber pessoas em sua casa é preciso  saber algumas regrinhas de boas maneiras básicas, e o mesmo digo para quem pretende se hospedar na casa de alguém.

Abaixo veremos algumas dicas de etiqueta para anfitrião e hóspede que devem ser observadas se vocês não quiserem fazer feio na hora de hospedar alguém em casa, ou na hora de hospedar-se na casa de alguém.

Dicas de Etiqueta para Hóspede:

Ponto inicial e o mais importante de todos: Jamais se convide para ficar na casa de alguém. Se a pessoa não convidou para que você passe uma noite ou para que você fique alguns dias na casa dela é porque não quer que isso aconteça! 😉 Demais pontos:

1- Sempre que você for convidado para hospedar-se na casa de alguém, seja simpático e leve alguma prenda. Pode ser um vinho, ou uma caixa de bombons, ou algo que sabe que vai agradar o dono ou a dona da casa.

2- Não leve seus animais de estimação consigo, e tão pouco pergunte se pode levar. O dono da casa poderá não gostar, ou ser alérgico a bichinhos de estimação, e se sentirá desconfortável em aceitar que você leve consigo o seu animalzinho.

3- Ao ser convidado para se hospedar na casa de alguém, não leve consigo primo, prima, tio, tia, mãe, pai, irmãos, sobrinhos, vizinhos. O convite foi para você, ou se você tiver dúvidas certifique-se para quem o convite é especificamente dirigido. Afinal o anfitrião pode não estar preparado para receber em casa  mais pessoas do que previa.

4- Quando estiver hospedado na casa de alguém, mantenha o seu espaço limpo e arrumado. Não faça desordem na sala, não mexa na cozinha, não abra o frigorífico, e tão pouco pegue algo para comer sem que lhe seja oferecido.

5- Esta regra serve para homens e mulheres, NUNCA use os perfumes ou as roupas pessoais da dona (ou dono) da casa. NÃO mexa no armário de roupas do anfitrião, não mexa no que não é seu.

6- Se você for utilizar o mesmo banheiro que o dono da casa, por favor seja discreto e mantenha-o limpo. Não fique mexendo nos armários do banheiro, isso é detestável. Não deixe suas roupas sujas espalhadas, guarde-as numa sacola e leve-as para lavar em sua casa.

7- Procure levar seus pertences pessoais como roupas suficiente de acordo com a temperatura local, peças íntimas, secador de cabelos,  escova de dentes, pasta de dentes, shampoos, sabonetes, e toalhas de banho. É muito chato ter que ficar pedindo estas coisas aos donos da casa.

8- Esteja atento a altura em que você pretende se hospedar na casa do anfitrião, e se o anfitrião for casado, certifique-se de que sua estadia na casa não irá causar um transtorno entre o casal.

9- Se você tiver filhos, a preocupação deve ser redobrada. Não deixe que os seus filhos destruam a casa do anfitrião, mesmo que este anfitrião seja a sua mãe, o seu irmão, ou um parente chegado.

10- Não faça na casa do seu anfitrião, o que você não gostaria que fizessem na sua casa. Não se exceda no banho, não utilize o telefone do anfitrião, não peça para utilizar o carro do anfitrião, nada de utilizar a Jacuzzi (banheira de hidromassagem) e não quebre nada. Se quebrar assuma e prontifique-se a pagar o estrago.

11- Seja comedido, não fique hospedado na casa de uma pessoa por dias a fio, ninguém gosta disso, por mais que tente ser simpático e lhe digam  “Ora, já se vão? Fiquem mais uns dias”. Isso é apenas uma forma de ser educado, quase ninguém gosta de ter pessoas hospedadas por tempo indeterminado em casa.

12- Durante a estadia seja simpático e se proponha a partilhar gastos, converse com o anfitrião e em comum acordo com ele, faça uma compra de supermercado. Hoje em dia é bom dividir despesas. Mesmo que seja  deixar o seu filho na casa de um parente, ainda assim contribua com alguma coisa. É falta de educação deixar os filhos na casa de outras pessoas e sequer se preocupar se haverá ou não condições (comida, local adequado, etc) para hospedar a criança. Proponha-se  a ajudar na limpeza da casa.

13- Quando for embora para sua casa, lembre-se de enviar um cartão com flores, ou uma prenda em agradecimento a hospedagem.

14-Assim que possível você terá que retribuir a hospedagem, é de bom tom retribuir o convite e hospedar o seu anfitrião da mesma forma como foi hospedado, ou seja com todo zelo possível.






Dicas de Etiqueta para Anfitrião:

1- A primeira regra e a mais importante é: Não convide ninguém para se hospedar em sua casa, se você não aprecia visitas em casa. Seja íntegro consigo sempre, se alguém “se” oferecer para ficar em sua casa, e você não estiver disposto a recepciona-lo, diga delicadamente que no momento isso é inviável para você. Alegue situações profissionais, horários complicados, ou até mesmo um problema pessoal que precisa de sua total atenção no momento. Nunca alegue falta de espaço, pois a pessoa pode lhe responder:”Não tem problema, eu me ajeito em qualquer canto”.

2- Antes de convidar alguém para se hospedar em sua casa, veja se você tem cama, cobertores, lençóis, comida, e espaço suficiente para hospedar alguém. Não dá para convidar alguém para ficar em sua casa e achar que a pessoa vai adorar dormir no chão, não é mesmo?

3- Verifique se no banheiro todos os aparelhos estão funcionando, como secador de cabelos, luzes, água quente, aquecedores, etc.

4- Mesmo que seu hóspede traga seus pertences pessoais, é de bom tom deixar no banheiro disponível shampoo, gel de banho, condicionadores, toalhas limpas, sabonetes (novos por favor) para que o hóspede possa usar.

5- Quando o hóspede chegar em sua casa, seja gentil ofereça um sumo, uma água fresca, e leve-o até o quarto para que ele possa acomodar os seus pertences pessoais.

6- Deixe-o a vontade para que ele possa descansar um tempo, ou até mesmo tomar um banho.

7- Se você receber flores do seu convidado, coloque-as imediatamente num vaso;  se receber doces, sobremesas, chocolate ou outro prato qualquer, partilhe com todos. É falta de educação guardar e não oferecer à todos.

8- Se você tiver que sair para algum compromisso pessoal, avise o seu hóspede e diga à ele que pretende voltar em breve, deixando-o a vontade.

9- A noite, pergunte ao seus hóspedes se ele deseja tomar um chá, um leite com chocolate, ou fazer um lanche. Pode ser  que o seu hóspede esteja acostumado a fazer uma refeição antes de dormir.

10- Para facilitar, a noite deixe uma garrafa com água mineral e copos limpos no quarto do hóspede.

11- Tenha em mente um programa de diversão para fazerem durante os dias em que o hóspede estiver em sua casa, veja antecipadamente os pontos turísticos que você poderá leva-lo, e caso você não possa acompanha-lo tente ajuda-lo a encontrar uma forma de facilitar a chegada do mesmo até o local pretendido. Sugira os meios de transportes disponíveis na região e oriente-o como fazer.

12- Evite se irritar, sabemos que não é nada fácil termos pessoas hospedadas em nossa casa, afinal perdemos totalmente a nossa privacidade; porém tente ser gentil e não demonstrar o seu descontentamento.

13- Não espere que lhe retribuam a gentileza que você está a fazer; ou seja, não espere que um dia você poderá ser hospedada na casa do seu hóspede, você poderá decepcionar-se.

14- Ao fim da estadia do seu hóspede, ofereça alguma recordação como prenda, para que ele possa lembrar desta viagem e do tempo que se hospedou em sua casa.

Espero que tenham gostado e que as dicas dadas aqui lhe sejam úteis! 😉