Paraty ou Parati, é um município brasileiro no Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião da Baía da Ilha Grande. A cidade foi povoada entre 1533 e 1560, em 1667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis.

Tal e qual outras cidades do Brasil, Paraty tem a arquitectura peculiar e parecida por exemplo com outra cidade que já falamos aqui no Big Viagem, a famosa Ouro Preta (localizada no estado de Minas Gerais). Paraty é linda, suas ruas de pedra são encantadoras.

Conta a historia que a cidade toda foi cosntruida com bases nos estudos maçonicos, desde a formação das ruas até a escala de construção das casas, bem como as larguras das janelas, tudo foi feito segundo normas maçonicas. Dizem também que nas portas de entrada das casas muito antigas, existem marcações (simbologias) que na altura podiam identificar o grau maçon de cada residencia.

A cidade conta com praias tropicais belissimas, hoteis , pousadas de alto luxo, lojas de artesanato e roupas, e excelentes resturantes. Normalmente frequentada pelas classes sociais mais abastadas, é possível ver gente muito bonita e também muitos turistas europeus. Vou deixar-vos abaixo alguns links muito interessantes onde é possível ler mais sbore esta fascinante cidade:

Historia de Paraty

Cronologia Historica

Maçonaria em Paraty

Caminho do Ouro | Paraty

Paraty Turismo e Ecologia