Costumes e Tradições – Passagem de Ano – Brasil

Gostou deste Post?

O Brasil é conhecido mundialmente pela mistura de muitas culturas como a Africana, Européia e Indígena; por isso é comum  na passagem de ano, ou na noite de Ano Novo (Reveillon) vermos uma grande variedade de costumes e tradições, rituais e simbologias para a passagem do ano que nos remete a outras terras longínquas.

A tradição mais forte e que o brasileiro leva muito a sério  é se vestir de branco na noite de Reveillon para  começar o Ano Novo com o pé direito, acessórios em prata e dourado são bem vindos já que segundo a superstição estas cores e brilhos atraem prosperidade.

Quem é adepto da religião Umbanda ou Candomblé costuma f azer nas praias oferendas aos orixás, perfumes, fitas coloridas, bebidas, são enviadas ao mar dentro de um barquinho pequenino de madeira em homenagem a Iemanjá a deusa dos mares. É comum quem mora em grandes metrópoles onde não há praia, viajar para o litoral para poder pular as 7 ondas a meia-noite, fazer um pedido para cada uma delas  e assim atrair os bons fluídos que o mar traz em suas águas.

Para atrair dinheiro no ano vindouro, ponha uma nota de maior valor possível dentro do seu sapato do pé direito e deixe até a manhã do dia 1º de Janeiro, guarde-a em sua carteira e quando fizer a primeira compra com ela mentalize que esta nota está saindo da sua carteira, porém milhares destas voltarão para você com força total.

Comida não pode faltar, os brasileiros evitam na noite de ano novo comerem aves que ciscam para atrás, pois isso significa que a vida deles também  poderá ir para atrás no ano vindouro. Lentilhas, canjicas, bacalhau, tender, leitão assado e muitos doces enfeitam  a mesa do brasileiro. Champagne, cerveja e vinho são as bebidas principais.

As cores das peças íntimas têm grande importância para os brasileiros na noite de Ano Novo veja abaixo:

Peças íntimas na cor branca: Atraem paz
Peças íntimas na cor rosa: Atraem amor
Peças íntimas na cor amarela: Atraem dinheiro e riqueza
Peças íntimas na cor verde: Atraem esperança e saúde
Peças íntimas na cor vermelha: Atraem paixão
Peças íntimas na cor azul: Atraem discernimento e sabedoria

A casa deve ser muito bem limpa no último dia do ano, cozinha, banheiros, lavanderias e quintais devem ser lavados com água abundante para eliminar as energias negativas e entrar o novo ano com a casa limpa e higienizada. Os lençóis da cama e toalhas de banho devem ser trocados para garantir boas noites de sono e muitas emoções positivas. Se quiser afastar os maus espíritos limpe portas e maçanetas com água e sal grosso e em seguida borrife água benta para limpar e proteger a sua casa.

As cidades mais famosas no Brasil em razão da bélissima passagem de ano que apresentam aos turistas são:

Rio de Janeiro
Paraty
Búzios
Angra dos Reis

São Paulo
Litoral Norte – Ubatuba
Litoral Norte – São Sebastão
Litoral Norte – Ilha Bela
Litoral Sul – Guarujá

Ceará – Fortaleza



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Ana Ingrid diz:

    Esse foi o trabalho mais compto q ja fis cm tantas curiosidades e outros muito obrigado(a)pq ter me ajudado

  2. olivia maria bartels diz:

    Conteúdo rico. Que venha 2013!

  3. Dimerson diz:

    Desculpe, mas Caraguatatuba precisa fazer parte dessa lista de cidades no Litoral norte de Sao Paulo uma vez que esta no centro do litoral e por ser a cidade que mais tem gente durante o reveillon. Pessoas das outras cidades vao ate Caragua passar o ano novo.

  4. graziele diz:

    eu estou fazendo uma pesquisa e ese site me ajudou!

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO®