Convento de Cristo em Tomar

Um ponto interessante para se conhecer um pouco mais da historia dos Templários  e o qual não posso deixar de falar, é o Convento de Cristo, que fica localizado na cidade de Tomar. Ele foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. O Convento de Cristo pertenceu à ordem dos Templários e foi fundado em 1162, pelo Grão-Mestre dos Templários, Dom Gualdim Pais.

O Convento de Cristo ainda conserva toda a história e recordações dos monges e cavaleiros Templários, já que o monumento era sede da Ordem de Cristo. O convento é rodeado por altas muralhas que circundam o Castelo de Tomar e tem uma cidade se estendendo a seus pés.

Convento de Cristo em Tomar
Convento de Cristo em Tomar

Nos dias atuais, o Convento de Cristo é um espaço cultural, turístico e que enche os olhos de todos que o visitam. A arquitectura revela vários traços de várias épocas diferentes. Entre os estilos que mais se destacam são o estilo romântico, gótico, manuelino e barroco. Além, é claro, de toda a herança e símbolos dos Templários. A arquitectura do Convento de Cristo pode ser dividida entre os claustros góticos, a nave manuelina que unifica o prédio e tem como cobertura uma abóbada rebaixada. As janelas e os frisos são todos em estilo manuelino.

Claustro do Convento de Cristo
Claustro do Convento de Cristo

O núcleo do Convento de Cristo é chamado de Charola, conhecido também como Oratório dos Templários. Toda a decoração e design reflectem a riqueza da ordem dos Templários. Tudo mostrado nos mínimos detalhes. O Convento de Cristo certamente é o local que mais preservou todas as características dos Templários para que todos pudessem ter a vaga noção de como era a vida na época deles.

De toda bela estrutura do Convento de Cristo e das edificações que ficam ao seu redor e na cidade de Torres, você deve contemplar o conjunto de quatro grandes claustros, que são articulados por dois eixos e assim formam uma cruz latina. Também não deixe de contemplar o aqueduto que tem mais de seis quilômetros de extensão e foi edificado por Filipe II.

Charola da Igreja
Charola da Igreja

O Convento de Cristo ainda tem uma área de floresta e cultivo de plantas conhecida por Mata dos Sete Montes. O local ganhou este nome, pois ele está confinado em um espaço que fica rodeado por sete colinas. Tudo isso faz do lugar um belo local de visitação.

Site Oficial: Convento de Cristo | Tomar

Foto:Wikipédia

Estando em Tomar não deixe de visitar também  a Sinagoga de Tomar, fundada em meados do Século XV, um verdadeiro templo judaico, lindo e de uma energia vibracional incomparavel!