Viagens em África

Continente Africano

Continente Africano
5 (100%) 8 votos

O Continente Africano é conhecido pelas suas injustiças mas também por sua beleza. A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta.

O Continente Africano apresenta grande diversidade étnica, cultural e política; sendo o continente africano o mais pobre de todos. Composto por 54 países, dos quais, 21 países são os mais pobres do mundo. É também o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes. O continente Africano é dividido por regiões: Norte da África, África Ocidental, África Central, África Oriental, África Meridional.

Países que fazem parte do continente africano:

Angola, Argélia, Botsuana, Camarões, Lesoto , Madagascar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Zimbábue, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Chade, Congo, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Togo, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão, Sudão do Sul, Tunísia, Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Seychelles, Somália, Tanzânia, e Uganda.

Leão na Namíbia – Foto de yaaaay – Wikipédia

Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia, Maurícia e Seicheles. Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O Continente Africano conserva algo primitivo e intocado nos animais e nos parques, sem mencionar as belas savanas que encantam qualquer turista. Um local repleto de magia, belezas e contrastes sociais.






Os safáris são o grande atrativo da região que em  uma das línguas oficiais do Quênia, o kiswahili, quer dizer jornada. Com a proibição das armas a única coisa disparada no local são os flashes para levar uma recordação da bela fauna para casa. Para quem gosta de uma aventura ou quer ver os animais selvagens em seu habitat natural, é uma excelente escolha como destino turístico.

Os habitantes da savana, os Masai estão sempre vestidos de vermelho porque segundo a lenda essa cor espanta os leões. Para quem quer curtir essa aventura, no Quênia estão algumas das melhores Reservas e Parques do continente; entre todos eles o destaque vai para o Parque Nacional Masai Mara que está repleto de elefantes, leões, girafas, búfalos e zebras. Esse é o destino ideal para quem aprecia, gosta ou quer conhecer as melhores belezas naturais selvagens e rústicas.

Pirâmides do Egito – Foto de Ricardo Liberato – Wikipédia

Em alguns países você até esquece que está na África e perto das savanas. Muitos possuem uma infraestrutura fantástica pronta para receber qualquer turista com conforto. Em África do Sul, a cidade do Cabo é a capital legislativa do país e é comparada do Rio de Janeiro no quesito beleza. Já Johannesburg pode ser comparada à São Paulo por sua agitação, mas estas não são as únicas cidades que atraem turistas, só as citamos como um simples exemplo.

Porém há muito mais para se explorar neste lindo continente africano onde destacamos alguns pontos turísticos:

No Egito

– Pirâmides de Gizé
– Esfinge de Gizé
– Mesquita de Ibn Tulun
– Museu do Cairo
– Mesquita Madraza
– Mercado de Al-Muski
– Museu Copta
– Cidadela de Saladino

No Marrocos

– Torre Hassan
– Necrópole de Chella
– Mesquita de Agdal
– Palácio Real de Dâr-al-Mahkzen
– Fortaleza Udaia
– Castelo dos Oudaias
– Mausoléu de Mohammed V
– Museu de Arte Contemporânea

Na Tunísia

– Medina de Túnis (Patrimônio da Humanidade pela UNESCO)
– Muros de Bab el Assel
– Centro Arqueológico de Cartago
– Teatro Municipal

Em Moçambique

– Fortaleza de Maputo
– Museu Nacional da Moeda
– Museu de História Natural de Moçambique
– Palácio da Ponta Vermelha
– Catedral de Maputo
– Estação do Caminho de Ferro

Na África do Sul

– Castelo da Boa Esperança
– Jardins da Companhia
– Jardim Botânico Kirstenbosch
– Cabo da Boa Esperança
– Jardim Botânico de Pretória
– Museu de Arte
– Jardim Zoológico Nacional da África do Sul
– Reserva Natural Wonderboom
– Museu do Apartheid
– Zoológico de Johanesburgo
– Galeria de Arte de Johanesburgo
– Museu da África
– Museu de Nelson Mandela e Casa de Mandela
– Sítio Arqueológico de Sterkfontein

Em Angola

– Barra do Kwansa
– Parque Nacional da Quiçama
– Museu Nacional da Escravatura
– Fortaleza de São Miguel de Luanda

Na Argélia

– Kasbah de Argel (Patrimônio Histórico da UNESCO)
– Basílica Notre-Dame d’Afrique
– Mesquisa Kechaua

Apesar de toda a diversidade ecológica, o continente africano não atrai turistas somente para safaris. A África tem países lindíssimos e por isso tem-se tornado num dos destinos favoritos para quem quer fugir dos circuitos turísticos comuns.

Informe-se nas agências de turismo sobre locais como:

Marraquexe, Marrocos
Cidade do Cabo, África do Sul
Ukunda, Quénia
Knysna, África do Sul
Franschhoek, África do Sul
Plettenberg Bay, África do Sul
Cataratas Vitória, Zimbabué
Esauira, Marrocos
Cairo, Egito
Túnis, Tunisia

Clima

Distinguem-se na África os climas equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo.

* O clima equatorial, quente e úmido o ano todo, abrange parte da região centro-oeste do continente;
* O tropical quente com invernos secos domina quase inteiramente as terras africanas, do centro ao sul;
* O clima desértico, abrange  uma grande extensão da África, acompanhando os desertos do Saara e de Calaari;
* O clima mediterrâneo abrange  pequenos trechos do extremo norte e do extremo sul do continente, apresentando-se quente com invernos úmidos.

Quem pensa em colocar a África como próximo destino nas férias não precisa se preocupar muito com as roupas já que o clima é parecido com o do Brasil. Apesar disso costuma fazer frio de manhã e a noite. O ideal é levar roupa de verão e inverno.

Há muito para se falar sobre o continente africano, e ultimamente  a região tem se tornado um destino turístico muito procurado em todo o mundo por pessoas ávidas de manter um contacto mais íntimo com a vida selvagem. Cabo Verde, Ilhas Canárias, África do Sul, Angola e Moçambique têm atraído a atenção de quem procura umas férias para lá de exóticas.

Lembre-se que alguns países exigem que se tomem vacinas contra malária e febre amarela, por isso programe-se com antecedência, antes da viagem faça a consulta do viajante e dê preferencia  às agências de viagens especializadas neste tipo de roteiro turístico! 🙂

59 Comentários

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar