Conhecer o Museu do Ipiranga – São Paulo

Gostou deste Post?

O prédio do famoso Museu do Ipiranga está localizado justamente as margens do famoso riacho Ipiranga, na capital de São Paulo, onde Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em 1822. O museu fica ao fundo do Parque da Independência. Toda a visão dele, e o conjunto fazem com que ele se pareça um palácio europeu.

O Museu do Ipiranga é o museu mais antigo da cidade de São Paulo e foi inaugurado em 1895. Nele estão expostas todas as peças que contam a história da sociedade brasileira entre os séculos XIX e XX. O visitante pode ver um grande acervo de esculturas, móveis, quadros, louças, jóias, armas, peças religiosas e documentos. Tudo mais o que você imaginar que pode te dar uma ampla visão da vida no Brasil naquela época.

Na frente da construção ficam os jardins. Eles são uma réplica dos jardins do Palácio de Versailles, claro que em tamanho reduzido. Você também pode ver a Casa do Grito, o Monumento da Independência e a capela Imperial Leopoldina que fica nas proximidades do museu.  À noite a visão do local é mais espetacular ainda já que a iluminação revela todos os detalhes arquitetônicos do prédio.

O acervo do museu contém mais de 200 mil objetos que se revezam na exposição ao público; exemplificando: se houver uma exposição sobre roupas da época, são selecionados os itens que tem a ver com o assunto. O museu ainda é dividido em três partes: o subsolo, térreo e primeiro andar. Em cada um deles existem salas temáticas com um pedaço diferente da história da cidade e do país. No lado de fora do museu, além do belo jardim há uma parte asfaltada que faz a alegria de quem gosta do skate e dos patins; há ainda uma área de playground para os pequenos.

No subsolo você encontra um grande corredor com objetos do século XVIII e XIX, e um espaço reservado somente para a história dos tropeiros. A Sala secreta guarda uma coleção de ferros de passar roupa; no mínimo curioso.

Já no térreo, o destaque fica para o saguão de entrada. Do lado esquerdo da escadaria que leva ao primeiro andar há um corredor que expõe os serviços públicos como um carro de bombeiro movido à tração animal. Na ala oposta estão quadros que ilustram o inicio da história brasileira, como a Primeira Missa e Desembarque de Cabral em 1500.

E por fim, no primeiro andar fica o Salão Nobre. O destaque vai para a tela Independência ou Morte, que ocupa quase a parede inteira da sala. Ainda neste andar você pode ver uma maquete do desenho original do museu, feita toda em gesso. O museu abrange  muitos aspectos da côrte portuguesa no Brasil, como  roupas, mobiliário, medalhas, liteiras, fotos, registros históricos, objetos pessoais e muitas outras peças de grande valor histórico para Brasil e Portugal.

Museu do Ipiranga - São Paulo

Museu do Ipiranga – São Paulo

A dica para quem visita o museu é andar por todos os corredores e laterais. Observe tudo bem, tanto fora quanto dentro para não perder nada. Os visitantes também poderão aprender muito sobre a vinda da corte portuguesa para o Brasil e como eles viviam naquela época; é uma visita no mínimo interessante!



Gostou deste Post?

Comentários

  1. yman saeb diz:

    eu odoro o museu do ipiranga e muito legal*-*

  2. Sarah berlinky diz:

    Muito bom esse site! Gostei muito das curiosidades do Museu do Ipiranga.

  3. Evelyn diz:

    Meu nome e evelyn tenho 13anos pelo o que eu estava lendo a historia do museu do ipranga eu acho que o don pedro1 feis um coisa muito boa por que se ele não tivese gitado ou independencia ou morte se ele não tivese gritado ainda tinha muitas gerra se ele tivese vivo eu ia agradeser

  4. Jéssica diz:

    Adorei o passeio pelo museu, realmente é encantador. Sou de Curitiba e viajei ano passado a trabalho quando tive a oportunidade de conhecer o local. Já que este blog tem ótimas dicas, gostaria de contar minha experiência de hospedagem que foi horrível. Fiquei no Normandie Hotel (na Santa Efigênia) e tive problemas com o quarto em péssimo estado de conservação, além do forte cheiro de mofo. Não indico.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO®