Pelourinho Vila Real

A cidade portuguesa de Vila Real fica em um planalto cercado por muitas montanhas e de onde você pode ver a serra do Marão e do Alvão. Certamente é um dos pontos turísticos localizado a norte de Portugal que você não pode deixar de fora do roteiro quando for visitar o país.

Vila Real é uma das regiões mais prósperas de Portugal e vem sendo modernizada a cada dia. A prova disso é a diversidade de cultura que foi levada até a cidade, como o Teatro de Vila Real e o Conservatório de Música, além da transferência da Biblioteca Municipal e do Arquivo Municipal para a cidade de Vila Real.

Os antigos bairros da cidade também foram revitalizados como o antigo Bairro dos Ferreiros e a área que compreende o Rio Corgo. A cidade de Vila Real é uma das mais prósperas de Portugal e um ótimo destino para quem quer conhecer o que o país tem de melhor.

A região de Vila Real possui indícios de ter sido habitada desde o paleolítico. Vestígios de povoamentos posteriores, como o Santuário Rupestre de Panóias, revelam a presença romana. A cidade tem três museus muito interessantes para você conhecer, como o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real onde você encontra as moedas romanas, gregas e visigóticas; o Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com um dos mais ricos acervos de toda Portugal e o Museu Etnográfico de Vila Real que conta um pouco da história da cidade.

Pelourinho Vila Real
Pelourinho Vila Real

Para você conhecer o que há de melhor em Vila Real tem que percorrer suas ruas e explorar o local; assim você visita tudo com calma e não perde nada. Um dos locais interessantes é a Vila Velha, a parte mais antiga da cidade e onde você pode ver as escarpas escavadas pelos rios; outro bom local é a Avenida Carvalho Araújo e a Rua Direita. E não deixe de percorrer o caminho feito pelo Rio Corgo.

Para quem gosta de artesanato, vai encontrar ótimas opções em Vila Real. A dica é ver o barro preto de Bisalhães, um dos principais produtos da região. O destaque é a chamada “Bilha dos Segredos”; mas você também pode encontrar o linho de Agarez e a tecelagem.

E para quem gosta de explorar a gastronomia não pode perder os deliciosos doces conventuais. Os destaques são ”Toucinho do Céu”, os “Pitos de Santa Luzia”, as “Ganchas de S. Brás”. As “Ganchas de S. Brás” são tradicionalmente feitas no dia 13 de dezembro pelas mulheres que oferecem os doces aos homens e os homens retribuem a gentileza no dia 3 de fevereiro. Saindo da área dos doces, as bolas de carne e os covilhetes também são bem tradicionais em Vila Real.

Site Relevante: Câmara de Vila Real

Fotos:Wikipédia

Com um bocado de sorte no inverno você consegue pegar dias onde a neve aparece, deixando Vila Real como um verdadeiro postal natalino. Para além do que citamos aqui, Vila Real tem muito mais pontos turísticos do que se pode imaginar, onde destacam-se não só igrejas, mas também museus e edifícios históricos.

Veja abaixo os pontos turísticos de Vila Real:

* Capela de São Brás e o túmulo de Teixeira de Macedo
* Capela do Espírito Santo ou Capela do Bom Jesus do Hospital
* Casa de Diogo Cão, construída na segunda metade do século XV e onde, supostamente, nasceu o navegador, Diogo Cão, que descobriu a foz do rio Zaire
* Casa de Carvalho Araújo, (onde este viveu durante a sua infância).
* Igreja de São Domingos/Sé de Vila Real
* Igreja de São Pedro
* Igreja de Bom Jesus do Calvário
* Solar de Mateus, este já na freguesia com o mesmo nome, cujo o autor é Nicolau Nasoni
* Torre de Quintela, localizada na freguesia de Vila Marim
* Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, que possui uma grande colecção de moedas romanas, gregas, visigóticas…
* Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
* Museu Etnográfico de Vila Real
* Museu do Som e Imagem
* Museu da Vila Velha

Gastronomia:

Umas das localidades mais ricas de Portugal no quesito gastronomia é Vila Real, onde se podem provar doces conventuais, como os “Toucinho do Céu”, os “Pitos de Santa Luzia”, as “Ganchas de S. Brás”. As comidas como tripas aos molhos, cabrito assado com arroz de forno, vitela assada (Maronesa), joelho da porca e diversos pratos de bacalhau, fazem a alegria
dos apreciadors da boa mesa portuguesa.