Sair para viajar com a família é sempre gratificante, mas se na sua família há crianças, há algumas dicas e precauções que você deve tomar antes mesmo de pensar no destino para o qual você vai viajar. Pense que viajando com as crianças você precisa ter cuidado ao escolher o roteiro, já que as crianças preferem atividades diferentes que você.

A primeira dica para você ter uma boa viagem é justamente não deixar de viajar por causa das crianças. Ou seja, nada de passar as férias trancados em casa porque você tem medo de viajar com as crianças. Segunda dica é escolher um roteiro que agrade a você e as crianças;  nada de atividades só para os pequenos ou atividades só para você. A dose correta é ter opções para vocês dois ou um local que tenham atividades que vocês possam fazer em conjunto.

Não viaje carregado de coisas, crianças e malas pesadas podem fazer sua viagem virar um desastre. Peça para as crianças escolherem só um brinquedo e não leve roupas demais; as crianças podem ficar irritadas com tanto peso e tanta coisa. Não é porque você vai viajar com as crianças que precisa levar a casa inteira.

Escolha um hotel que tenha hospital, farmácia e supermercado por perto. Não significa que os seus filhos irão ficar doentes, mas precaução com crianças nunca é demais. Ter um local para comprar algumas opções diversificadas de alimentação é sempre bom, já que as crianças podem torcer o nariz para a comida do hotel.

Aliás, o hotel é outro ponto a ser observado. Veja se ele é adequado para receber crianças e se tem opções de lazer e acomodações confortáveis para os pequenos. Não se esqueça que o hotel pode ser uma ótima opção de lazer quando as crianças se cansarem dos passeios.  E se tiver monitores para tomar conta dos seus pequenos, melhor ainda, já que assim você pode sair para passear sozinha.

Converse com as crianças sobre a viagem e deixe com que elas a ajudem a escolher o destino, hotel, passeios e etc. Isso fará com que elas participem e se sintam parte da viagem, podendo facilitar as coisas para você quando chegar ao destino.

Lembre-se de levar todos os documentos das crianças, veja inclusive a data do passaporte, já que o das crianças vence mais rápido que o seu. Viajando em família, sempre faça um seguro viagem já que as crianças podem ficar doente ou se acidentarem; principalmente se forem para um destino com clima muito diferente do que estão acostumadas.

Depois de todas essas precauções tomadas, é só arrumar as malas e partir para a viagem de férias. E lembre-se que as crianças precisam te obedecer e não você as obedecer. Seja firme e não deixe que a birra transforme a viagem em algo desagradável.

Veja no site Viaje Aqui – Guia do Viajante mais dicas sobre:

* Documentos necessários para menores viajarem pelo Brasil e viajarem para o exterior
* Documentos necessários para menores viajarem com apenas um dos pais
* Documentos necessários para menores viajarem com avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos
* Documentos necessários para menores viajarem sozinhos ou com outra pessoa sem parentesco
* Desconto em passagens aéreas para crianças
* Desconto em passagens de ônibus ou trem
* Vacinas obrigatórias antes de viajar pelo Brasil ou exterior
* Como acomodar uma criança na aeronave
* Segurança de crianças em um avião
* Cuidados com a alimentação das crianças em viagens de avião
* Como manter a criança tranquila durante a viagem de avião
* Como transportar crianças em viagens de carro
* Hospedagens indicadas para crianças e documentos obrigatórios para hospedar a criança em um hotel
* Cuidados para a criança não se perder durante uma viagem