Se você sonha andar de bicicletas pelas ruas de Lisboa, mas não sabe como, anime-se o programa ‘Bike Buddy’ (BB), lançado pela MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ajuda os novos ciclistas a ultrapassar receios. O serviço dirigido a potenciais utilizadores de bicicleta consiste num tutor temporário que acompanha o utilizador inexperiente durante duas semanas (duas/três vezes por semana) nos trajetos casa-trabalho-casa, com o objectivo de familiarizar o novo utilizador com a bicicleta como meio de transporte em contexto urbano.

Não se pretende ensinar ninguém a andar de bicicleta, por isso, os requisitos mínimos para solicitar este serviço são ter uma bicicleta em condições aceitáveis e saber conduzi-la com destreza.

Este conceito está muito em moda na Europa e até em São Paulo, onde o trânsito é caótico,  já se ouve falar nesta possibilidade.

Os ‘Bike Buddies’ são sócios da MUBi que acompanham os novos utilizadores nas suas primeiras experiências de bicicleta pela cidade, partilhando a sua experiência, aconselhando quanto a rotas, equipamento, segurança, legislação, atalhos e truques que permitam facilitar a deslocação.

Essencialmente trata-se de um serviço de apoio contínuo, gratuito e voluntário às deslocações urbanas em bicicleta, com vista a promover e facilitar a adopção deste meio de transporte.

Fonte: Ciência-Hoje