Interior do Coliseu de roma - Itália

A cidade de Roma é mundialmente famosa pelos seus incríveis monumentos históricos que guardam parte da história mundial e o Coliseu é um deles. Uma construção que tem quase 50 metros de altura, quatro andares e com capacidade para 90 mil espectadores, começou a ser construido por volta de 70 a 90 d.C. por Flavio Vespasiano e ainda conserva toda a imponência e comporta pequenos espetáculos. Entrar no Coliseu é sentir toda a energia e vibração da época em que ele era visto como principal ponto de diversão de toda a Roma.

O Coliseu foi todo construído todo em mármore, ladrilhos e pedra calcária. A fachada tem arcadas decoradas com colunas dóricas jônicas e coríntias, de acordo com o pavimento, criando assim uma diversidade do espaço.

Os assentos são em mármore e a escadaria se divide e três partes de acordo com a classe social: O podium era para as classes altas, as maeniana para a classe média e os portici, ou pórticos eram destinados para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no podium e os assentos eram reservados aos senadores e magistrados.

Interior do Coliseu de roma - Itália
Interior do Coliseu de roma - Itália

O Coliseu chegou a sofrer com um terremoto, mas foi reconstruído por Valentinianus III. Na verdade o Coliseu permaneceu como principal arena de espetáculos até o século V.

A grande arena do Coliseu foi o cenário de vários espetáculos cruéis, como lutas de gladiadores, ou de animais selvagens; tudo em nome da diversão do povo romano. Na parte debaixo do Coliseu ficavam as jaulas dos animais e as celas e galerias que serviam como prisão dos gladiadores e abrigavam todos os equipamentos necessários para o bom funcionamento dos espetáculos; era a área de preparação.

Roma - Coliseu
Roma - Coliseu

Atualmente apenas é permitida a entrada de 700 pessoas em cada espetáculo que ainda é realizado no Coliseu. Apesar de sofrer a ação do tempo e ser um dos monumentos mais antigos de todo mundo, você ainda pode ter uma ideia clara e fascinante de como era o local. A fachada que ainda permanece reflete apenas cerca de dois quintos do monumento; na verdade ele é sustentado por duas muralhas construídas em 1800.

Coliseu de Roma
Coliseu de Roma

Chegando ao Coliseu basta você usar a imaginação para conseguir visualizar a arena, arquibancadas e o subterrâneo cheio de corredores e porões; uma vasta rede de canais da qual era feita essa arena de batalhas. Um local cheio de história para quem aprecia história é imperdível.

Com certeza uma justa designação como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo! 🙂

O vídeo abaixo mostra por poucos minutos a parte interna do Coliseu, foi o único que conseguiu ilustrar mais ou menos este Monumento e que foi possível colocar aqui.