Cidade do Porto – Portugal

Gostou deste Post?

O Porto é um município português de 41,66 km² de área, é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É também conhecida mundialmente pelo seu vinho, e pelo  seu centro histórico, catalogado como Património Mundial pela UNESCO. O Porto situa-se numa área de clima temperado, portanto é mais fresco e chuvoso.

Cidade do Porto - Foto de diebmx ©

No Inverno, as temperaturas rondam entre os 5 e os 14 graus, podendo ocasionalmente descer até aos zero graus durante as noites mais rigorosas. No Verão, as temperaturas rondam entre os 16 e os 27 graus, podendo chegar até aos 40 graus durante as mais intensas ondas de calor, normalmente em Agosto.

A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Arte Contemporânea, um dos museus mais visitados do país, onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas. A Casa do Infante, datada do século XIII e onde terá nascido o Infante D. Henrique, é actualmente museu medieval da cidade e arquivo distrital. Outras casas museu incluem a Casa-Museu Fernando de Castro, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e a Casa-Oficina António Carneiro.

Região de culinária muito rica e tradicional, vários pratos da famosa culinária portuguesa tiveram origem na cidade do Porto. O prato típico por excelência da cidade são as Tripas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses. A francesinha é, da culinária recente, o prato mais famoso, e consiste numa sanduíche recheada com várias carnes (normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha fresca e mortadela) e coberta com queijo e um molho especial (molho de francesinha). O célebre caldo verde, é também um prato portuense.Deixo-vos abaixo um texto do Sr. Edison Piazza, que conhece o Porto e descreve como sempre com grande maestria mais esta cidade:

……” Cidade do Porto, conhecida tradicionalmente pelos seus vinhos e sua excelente gastronomia, não esquecendo as suas deliciosas bacalhoadas, conta hoje com aproximadamente 300 mil habitantes. É a segunda mais importante cidade de Portugal com uma região metropolitana que tem  2 milhões de habitantes. Sua atividade comercial é intensa com grande produção do famoso Vinho do Porto. Mas sua região metropolitana é altamente industrializada. A cidade do Porto é banhada pelo Rio Douro, que corta a cidade e tem sua foz no oceano atlântico, justamente aqui.

Uma cidade dotada de excelentes escolas, com sua famosa Universidade do Porto, bons hospitais, servida por troncos ferroviários, excelente aeroporto internacional e um sistema de transporte público eficiente, que inclui modernos metrôs, bondes, trens e ônibus. Seu lado moderno, composto de prédios e conjuntos comerciais arrojados vive em plena harmonia com sua parte histórica milenar. O turismo está em destaque aqui, pois a cidade do Porto recebe 1 milhão de turistas por ano ou quase 3 mil ao dia. Sua rede hoteleira e de restaurantes é notável. Um ótimo programa é o passeio pelas águas do Rio Douro, no encontro com o oceano atlântico. Não se deve, também, deixar de visitar suas vinícolas e provar o delicioso Vinho do Porto. A hospitalidade dos seus habitantes chama atenção dos turistas, especialmente dos brasileiros, por quem o povo português tem especial carinho. Uma hospitalidade e simpatia confortantes, que nos faz sentir-se em casa.”………

Pontos Turisticos:

Monumentos comemorativos
Monumento a D. Pedro IV
Monumento Almeida Garrett
Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular

Casas e Palácios
Casa do Infante
Paços do Concelho
Palácio da Bolsa
Palácio de São João Novo
Palácio do Freixo
Palácio da Bandeirinha

Principais igrejas
Igreja da Lapa
Sé Catedral do Porto
Igreja de Santo Ildefonso
Igreja Matriz do Bonfim
Igreja de São Francisco
Igreja de São Nicolau
Igreja de São Bento da Vitória
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Igreja de Campanhã
Igreja do Carmo
Igreja dos Carmelitas
Igreja e Torre dos Clérigos



Gostou deste Post?

Comentários

  1. O vídeo poderia ser legendado durante a exibição. Ajudaria muito o turista a escolher os pontos mais interessantes da cidade.

  2. Rnato diz:

    Eu concordo com o Raul.o video poderia ser legendado durante a exibiçao .Ajudaria muito o turista.Eu conheço alguns deesses pontos turisticos!

  3. Valmir diz:

    Sou de São Paulo – Brasil

    Parabens pela beleza da Cidade do Porto

    Um grande abraço a todos irmãos portugueses.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO®