Cavernas de Ajanta

Em Maharashtra , na Índia, existe um conjunto de cavernas, denominado Ajanta, que remontam ao século II a.C. As cavernas são literalmente verdadeiras esculturas, que foram talhadas nas rochas; algo inimaginável há mais de 2.000 anos atrás. As  cavernas ou grutas de Ajanta são atualmente um dos principais destinos turísticos da Índia, e impressionam pela grandiosidade e pela beleza das esculturas que possui internamente, um culto ao Budismo, e uma perpetuação da história e da religião local.

Grutas de Ajanta
Cavernas de Ajanta – Foto de Soman – Wikipédia

As cavernas foram redescobertas por John Smith, um oficial da Companhia das Índias Orientais em 1819, antes disso, estiveram ocultas pela densa mata que a rodeava. O local era um importante mosteiro budista composto por 30 cavernas entre viharas e chaityas (capelas de oração) e alí estão as marcas de profunda devoção aos ensinamentos do Budismo.

Cavernas Ajanta
Cavernas Ajanta – Foto de Jonathanawhite – Wikipédia

Através de toda a estrutura interna das cavernas de Ajanta, é possível aprender sobre as várias facetas da vida antiga na Índia – desde o traje do povo, o trabalho artístico dos artesãos e as crenças religiosas daquela época até à posição política e económica dos governantes. Tudo isso é demonstrado nas pinturas que cobrem as paredes internas das cavernas de Ajanta, declaradas  Património Mundial da UNESCO em 1983.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here