Catedral Notre Dame de Paris,é uma das mais antigas catedrais francesas. Um dos marcos turísticos mais famosos de Paris, teve sua construção iniciada em 1163, e demorou cerca de 200 anos para ficar pronta. Construida em estilo gótico, a Catedral de Notre Dame encanta turistas do mundo inteiro, independente da religião que se possa ter.

Para se ter uma visão extraordinária da arquitectura desta obra com cerca de 800 anos de existencia, o ideal é posicionar-se ao longe, preferencialmente do outro lado da praça onde se encontra a Catedral. As margens do Rio Sena, o local é mágico e repleto de história.

Catedral de Notre Dame em Paris
Catedral de Notre Dame em Paris – Foto de Sanchezn © – Wikipédia

A nave da Catedral de Notre Dame tem 130 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura. A Catedral não foi meramente construida; todo o seu exterior e interior tem um significado. Toda a Catedral possui portais, fachadas e torres construidas com significados. Os quais poderão ser narrados por um bom guia de turismo!

Internamente a planta da Catedral de Notre Dame, é demarcada pela formação em cruz romana orientada a ocidente, de eixo longitudinal acentuado, não sendo perceptível do exterior do edifício visto os braços do transepto não excederem a largura da fachada. A Catedralde Notre Dame possui em seu interior cerca de 200 vitrais, sendo que alguns são os maiores vitrais construidos na Europa.

Em 1965, em decorrência de escavações realizadas para a construção de um parque subterrâneo na praça da catedral, descobriram catacumbas, ruínas romanas,e indicios de habitações medievais em seu sub-solo. O turista se desejar poderá subir uma escada de 387 degraus, por cima da rosácea central da Catedral de Notre Dame, onde poderá usufruir de uma bélissima vista de Paris.

A Catedral abre diariamente e fecha em alguns feriados.Por isso é bom informar-se sobre datas e horários antes de se dirigir até o local.

Visite o site Oficial: Catedral Notre Dame Paris