Bandeira da Catalunha

Dentre os pontos turísticos de toda a Espanha, a localidade de Catalunha certamente é o destaque de todo o país. Isso porque na Catalunha fica a cidade de Barcelona e outros pontos que atraem diversos turistas e facilita o turismo nas localidades próximas. Na Catalunha há lugares maravilhosos para se ver, principalmente em Barcelona. O primeiro local recomendado para se ver é a Basílica da Sagrada Família, depois pode-se seguir para o Parque Güell ou as Ramblas, que é uma das principais ruas da cidade de Barcelona.

E Barcelona na Catalunha também se respira futebol, já que é a cidade sede de uma das mais importantes equipes de futebol de todo mundo, o clube F.C. Barcelona, que tem como estádio o Camp Nou, certamente uma das melhores visitas que se pode fazer para quem é amante de futebol. Saindo um pouco de Barcelona, há outros locais na Catalunha que merecem destaque e também devem ser visitados. Um deles são as praias da Costa Dourada e também as da Costa Brava. Nessas localidades o turista vai encontrar o belo Cabo de Creus, na província de Gerona.

Bandeira da Catalunha

Caso o turista procure algo mais familiar, a dica de quando estiver na Catalunha é reunir a família para passear pelo Porto Venturo, que tem ótimas atrações e parques que estão adaptados tanto para receber os maiores, quanto as crianças.

Saindo de lá, recomenda-se passar pelas Astúrias. A primeira visão que se terá quando chegar nessa localidade da Catalunha é a cor verde. Essa é a comunidade da Catalunha mais rica em vegetação. Aqui também fica o parque natural mais famoso do país, o Parque Nacional Picos de Europa, que se encontra situado entre as Astúrias, Cantabria e a província de Léon.

Parlamento da Catalunha – Foto de Xavier Vásquez (Wikipédia)

Apesar de muitos visitantes ainda preferirem permanecer nas estâncias turísticas famosas da Catalunha, como as de Costa Brava, ainda há vários outros lugares belos e interessantes para se ver na região, como as vilas de pescadores no litoral, principalmente a vila de Cadaqués.

Se o turista quiser se aventurar pelo interior da Catalunha, pode visitar os picos dos Pirinéus, além das aldeias remotas que ficam encravadas no meio dos vales naturais, como os vales de Vall d’Aran e do Parc Nacional d’Aigüestortes.
A Catalunha também é muito famosa por sua gastronomia, ou seja, o turista pode aproveitar e se deliciar com muitos pratos regionais e típicos da Catalunha. Os pratos, por suas vezes, refletem muito a variedade e a originalidade muito presentes na região, principalmente em Barcelona.

Casa Batlló – Barcelona – Foto de Rapomon (Wikipédia)

Os melhores pratos que o turista pode provar na Catalunha são os feitos à base de combinações com peixe, carnes, aves, outros animais de caça, frutos e legumes típicos da região da Catalunha. Os molhos sempre acompanham os pratos, fazendo com que eles ganhem um toque clássico e único.

O Clima regional é mediterrânico com altas temperaturas no verão e invernos úmidos. As zonas montanhosas próximas ao Pirineus apresentam inverno com temperaturas abaixo de zero e neve abundante e verões menos quentes que no resto da região.

Para não se perder, é bom que o turista saiba os limites da Catalunha,  ela faz fronteira ao norte com a França e também com Andorra; a leste com o mar mediterrâneo, onde os turistas aproveitam para desfrutar as praias e fazer compras já que em Andorra é tudo muito mais barato.

Ao sul, com Valência e finalmente a oeste com Aragão. Catalunha também pode ser dividida em 4 províncias,  o certo de visitar a Catalunha é não deixar de lado nenhuma dessas províncias, já que elas formam a unidade da Catalunha e conseguem reunir para o turista tudo o que há de melhor na região.

Catalunha está dividida administrativamente em quatro províncias:

– Província de Barcelona, cuja capital é Barcelona
– Província de Girona, cuja capital é Girona (Gerona em espanhol, Girona em catalão)
– Província de Lérida, cuja capital é Lérida (Lleida em catalão)
– Província de Tarragona, cuja capital é Tarragona

O idioma:

O catalão é uma língua românica falada por mais de nove milhões e meio de pessoas em todo o mundo, como língua materna ou segunda língua. Tem predominância na Catalunha, ilhas baleares, Valência, Andorra.De acordo com o Estatuto de Autonomia, o catalão é a língua própria da Catalunha, e segundo a Lei de Política Linguística, singulariza-a como povo. O castelhano também é língua oficial deste território, assim como oficial em toda a Espanha.

O povo Catalão é um dos povos mais encantadores do planeta, povo forte, orgulhoso de sua linda Catalunha e hospitaleiro!