Castelo de Marvão - Portalegre

Portugal foi durante muito tempo uma monarquia e é de se esperar que o país tenha inúmeros castelos que abrigavam os reis e os nobres e que serviam também como instrumento de defesa do território. Em Portugal você pode encontrar alguns desses castelos e um deles fica na vila de Marvão, é o Castelo de Marvão. A vila faz fronteira com a Espanha, perto da região do Alentejo bem no alto da colina.

Na verdade a cidade de Marvão fica dentro dos muros do castelo; é como se fosse uma fortaleza protegida. A cidade onde fica o famoso castelo é um charme com suas casinhas e muros brancos, pequenas ruas que se entrelaçam por pequenos degraus e jardins floridos e coloridos por toda a parte. Aqui você tem a visão das terras portuguesas e espanholas.

Já o famoso Castelo de Marvão fica no Parque Natural da Serra de São Mamede, onde passa o rio Sever, afluente do rio Tejo. Essas terras foram disputadas arduamente e por muito tempo por portugueses e espanhóis, já que estão na fronteira dos dois países.

Castelo de Marvão - Portalegre
Castelo de Marvão - Portalegre

O primeiro nobre a ocupar o castelo foi D. Afonso Henriques, que tomou as terras dos mouros em 1166. Mais tarde, uma carta enviada por D. Sancho II determinava que Dom Afonso protegesse aquelas terras portuguesas. Mais tarde, D. Afonso III doou as terras para os cavaleiros da Ordem de Malta. Quando D. Dinis iniciou o reinado, o Castelo de Marvão se viu envolvido em uma disputa, que resultou em uma ampliação dos reforços de defesa com a construção de uma torre.

As decorrentes disputas fizeram com que o Castelo de Marvão tivesse suas defesas e muros reforçados. Tudo isso não impediu que os espanhóis a conquistassem no início do século XVIII, mas foi retomada logo em seguida. Depois de várias ocupações, inclusive dos franceses, o Castelo de Marvão passou a ser território de Portugal. O Castelo de Marvão é classificado desde 1922, como Monumento Nacional. Foram feitas uma série de reformas, restaurações e limpezas para que o Castelo de Marvão original fosse recuperado e assim preservado.

Marvão
Marvão

O Castelo de Marvão fica no alto de uma colina e tem uma cidade protegida por seus muros. Os elementos do castelo que você pode observar são a linha interna onde se encontram duas torres e a Torre de Menagem e a linha externa onde se encontra a vila e o resto da defesa do Castelo de Marvão.  Uma curiosidade que o turista precisa saber sobre Castelo de Marvão; por estar em uma região rica em espécies naturais, o castelo era conhecido como Ninho de Águias, por causa da grande quantidade de aves que ficavam em seu topo. Alias a região de Marvão é um verdadeiro ‘berçário’ de lindas aves.

Para  ver fotos e saber mais sobre a fauna da região visite: Aves de Portugal

Fotos: Wikipédia